Buscar

AD2 ESESFH 2021 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
Estágio em Espaços Sociais de Formação Humana Pedagogia Licenciatura EAD – UERJ
ORIENTAÇÕES DA AD2
 
O abrigo Aldeia da Infância Feliz fica localizado na Rua Leopoldino Alcântara Valente, 40 - Parque dos Meninos, São Pedro da Aldeia – RJ, com capacidade para o atendimento de até quinze crianças ou adolescentes em cada um, totalizando trinta vagas. Configura-se como um abrigo de curta permanência para crianças e adolescentes preferencialmente na faixa etária entre 6 e 18 anos incompletos, de ambos os sexos, com os laços familiares fragilizados e/ou rompidos, em situação de risco social ou pessoal, encaminhados pela Vara Especializada da Infância e Juventude ou pelos conselhos tutelares do município de São Pedro da Aldeia - RJ.
Durante o período de abrigamento, são desenvolvidas atividades educativas, culturais, esportivas e de lazer no próprio espaço físico da casa, além de passeios externos. Cuidados com a alimentação, a higiene e a saúde também fazem parte da rotina de atendimento.
Além das atividades comuns, o abrigo promove a inserção dos beneficiários no mundo do trabalho, na idade apropriada.
A partir da entrevista com a pedagoga do abrigo, destaquei algumas questões pertinentes a sua formação e atuação nessa Instituição, lembrando as palavras de Freire (2006, p. 17): “Falar do dito não é apenas re-dizer o dito mas reviver o vivido que gerou o dizer que agora, no tempo do redizer, de novo se diz [...].
A função do Pedagogo no Abrigo da Infância Feliz é realizar atividades religiosas como a pregação e o ensino do Evangelho, promovendo a solidariedade e a união entre os membros, coirmãos e cultos de adoração a Deus, projetos e ações que visem o resgate de criança e adolescente da rua e pessoas carentes, proporcionando a integração social, etc., acontecem através desta instituição e como outra instituição não escolar do município com apoio (espiritual).
Acompanhando o desenvolvimento da criança no seu dia a dia dentro da instituição. Tendo a preocupação se a mesma precisa de alguma ajuda, como por exemplo, psicológica, social e outros. E sempre envolvida nas atividades diferenciadas para que a estimule cada vez mais a participação das crianças na instituição e que valorize a autoestima.

Continue navegando

Outros materiais