Buscar

Unidade 1 Quais setores sociais se mobilizaram em torno da ideia de derrubada do Império de Dom Pedro II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

responda: Quais setores sociais se mobilizaram em torno da ideia de derrubada do Império de Dom Pedro II? Por que? E os apoiadores da monarquia, por que se omitiram nesse processo?
A derrubada do Império venho a acontecer devido a união dos setores dos cafeicultores e militares que não estavam satisfeitos com a falta de apoio de Dom Pedro II em suas questões, como por exemplo o fim da escravidão que não foi bem aceita pelos senhores dos cafés e a falta de reconhecimento aos militares que haviam lutado e vencido a Guerra do Paraguai. 
Com a abolição da escravidão a relação do Império com os senhores dos cafés foi enfraquecida, pois os proprietários já não aceitavam as leis estabelecidas em 1871, Lei do ventre livro que considerava livres todos os filhos de escravas nascidos a partir da data da lei. Poderiam ficar aos cuidados dos senhores até os 21 anos de idade ou entregues ao governo. E a lei de 1885, Lei dos Sexagenários, pela qual todos os escravos com mais de 65 anos ficavam livres. A abolição foi decretada em 1888 e, pois, fim ao relacionamento dos “Barões do Café” com o Imperador Dom Pedro II, devido a falta de suporte financeiro que o império não deu aos cafeicultores, esses achavam que libertando os negros o imperador iriar arcar com o prejuízo de tanto investimento na escravidão. 
Os militares não sentiram retribuição da parte do governo pelos esforços que haviam prestado à nação após a guerra do Paraguai, pois acreditavam que com a vitória a monarquia iria lhes conceder mais cargos públicos, investir mais nas forças e aumentar os salários, mas isso não aconteceu. 
Para complicar a situação de Dom Pedro II, ele não teve apoio da Igreja e seus fies por causa de sua crença, pois fazia parte da maçonaria e causou grade revolta entre o católicos após prender bispos brasileiros que se recusaram a retirar punições impostas a fies que não encerravam o vínculo maçon.

Mais conteúdos dessa disciplina