Logo Passei Direto
Buscar

AVALIÇAÕ FINAL DEFICIENCIA AUDITIVA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O gosto pela leitura em sinais se dá por meio da aquisição da língua e do uso de textos em Libras. O trabalho com literatura e o emprego das estratégias visuais pertinentes auxiliam o desenvolvimento mais pleno e inclusivo dos alunos surdos. Este primeiro contato com tais textos literários na língua de sinais pode ser a atividade tradutória de aproximação cultural do sujeito surdo e pode levar ao gosto pela leitura em Libras, e porque não, seu interesse pela obra original.
Sobre o mito de que a língua de sinais é universal, em que pode ser usada por todas as pessoas surdas, analise as sentenças a seguir:
I- Não existe regionalismos na Libras. Portanto, as línguas de sinais são entendidas de formas iguais pelo mundo afora.
II- Tanto os idiomas falados quanto a Libras são línguas vivas. Por isso, o significado das palavras vai mudando de acordo com o tempo.
III- Os significados e os sentidos das palavras não são estáticos. Passam a ser formações dinâmicas que se transformam à medida que as pessoas se desenvolvem e se modificam.
IV- A língua de sinais britânica difere da língua de sinais brasileira, que difere da japonesa etc. Afinal, são línguas em uso (vivas), e vão se alterando por motivos regionais e culturais.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

A deficiência auditiva em crianças e jovens ainda é um importante problema de saúde pública no Brasil, não só em sua prevalência como também nas consequências devastadoras do seu diagnóstico e tratamento tardios.
Sobre o diagnóstico da surdez, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O diagnóstico da surdez pode conturbar os sentimentos do próprio surdo e de sua família, além de poder abalar o funcionamento intersubjetivo dos integrantes do seio familiar.
( ) O diagnóstico de surdez precisa ocorrer antes dos dez anos de idade, pois, depois desta faixa etária, não há nada que possa ser feito para melhorar o aproveitamento do potencial auditivo da criança.
( ) Quanto antes for descoberta a surdez na criança melhores resultados ela terá no tratamento do desempenho da fala e, consequentemente, melhor vínculo com a sociedade com a qual interage.
( ) Ao entregar o diagnóstico de surdez para a família, o profissional da saúde precisa considerar as condições sociais, culturais e emocionais da família.
a) F - V - F - F.
b) F - F - F - V.
c) V - F - V - V.
d) V - V - V - F.

Famílias nobres e influentes que tinham um filho surdo contratavam os serviços de professores/preceptores para que ele não ficasse privado da fala e consequentemente dos direitos legais, que eram subtraídos daqueles que não falavam.
Levando em conta os motivos que inviabilizaram os direitos dessas pessoas na história, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A falta de compromisso do Estado em prestar o assistencialismo adequado, a cultura do descaso e do preconceito, também colocaram essas pessoas à margem da sociedade. Até hoje o surdo precisa desenvolver suas habilidades para factualmente se inserir na sociedade letrada e, para isso, ele precisa se esforçar muito.
( ) O principal motivo que fez com que os deficientes auditivos não possuíssem seus direitos foi, por não se comunicarem oralmente e, consequentemente, não estarem incluídos na cultura da sociedade ouvinte.
( ) Pessoas com deficiência auditiva sempre foram totalmente excluídas do meio social, tanto que nem mesmo as instituições religiosas ou de caridade fizeram algo por elas. Não há registros históricos de que alguma instituição religiosa tenha oferecido algum auxílio assistencial aos surdos.
a) V - V - F.
b) V - F - F.
c) F - F - V.
d) F - V - V.

Após realizarem uma pesquisa, sobre educação especial, Nunes e Tavares (2015, p. 1107) concluíram que "a diversidade presente na educação inclusiva não é um favor aos grupos historicamente excluídos, mas uma luta pela humanização de todos nós."
Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A maioria dos preconceitos consistem em atitudes culturais negativas dirigidas aos membros de um grupo.
b) Nosso comportamento é afetado por nossos valores, preconceitos e princípios.
c) Antigamente, pessoas surdas enfrentavam preconceito em seu cotidiano. Hoje isso não acontece mais.
d) Preconceitos trazem uma forma padronizada de conceber a realidade e de relacionar-se com ela.

Segundo Reily (2007), é importante que saibamos acerca da história da educação de surdos. Para tanto, ela cita alguns fatores que colaboraram para o acesso de relevantes registros históricos que possibilitaram a compreensão de partes dessa história.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O interesse da linguística tanto sobre a aquisição da linguagem, quanto da não aquisição da linguagem, propiciou informações significativas sobre a história de educação de surdos.
( ) O silêncio se tornou um hábito para os judeus que viveram em esconderijos durante a Segunda Guerra Mundial. Por isso, eles desenvolveram a linguagem gestual. Esse hábito foi representativo para a posterior aplicação da da língua de sinais no contexto educativo.
( ) A mobilização da própria comunidade surda na procura pelas raízes históricas das formas de educação dos estudantes surdos foi imprescindível para se ter maior compreensão histórica dos fenômenos que envolvem a educação de surdos.
a) V - V - F.
b) F - F - V.
c) F - V - F.
d) V - F - V.

Mallmann et al. (2014, p. 144) realizaram uma pesquisa sobre a inclusão de estudantes surdos no Ensino Médio/Profissionalizante, sob o ponto de vista dos educadores.
Sobre a inclusão de surdos no Ensino Médio, analise as afirmativas a seguir:
I- No Ensino Médio, raramente emergem dificuldades na sala de aula envolvendo alunos surdos e aprendizagem. Isso acontece porque os professores desse período costumam ter conhecimento sobre a surdez e o desenvolvimento do surdo em termos educacionais. Além disso, o aluno surdo já sabe como fazer para estudar e aprender.
II- Os professores nem sempre sabem como proceder diante de processo de alfabetização e letramento de alunos surdos. Além do mais, podem ocorrer opiniões divergentes sobre as práticas educativas, por parte de professores, de pedagogos e de intérpretes de Libras.
III- Verifica-se certa diferença no rendimento do aprendizado da pessoa surda em comparação ao aluno ouvinte. Pode-se constatar essa diferença nos testes realizados no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), nos quais os ouvintes tiveram maior pontuação em relação ao deficiente auditivo.
IV- Observa-se que o mesmo rendimento do aprendizado vem sendo demonstrado por parte de estudantes surdos e ouvintes, integrantes do Ensino Médio. Pode-se averiguar essa diferença, principalmente, nos testes realizados no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), nos quais surdos e ouvintes apresentam resultados muito parecidos.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

De acordo com Moreira, Bolsanello e Seger (2011, p. 140), "as ações e encaminhamentos destinados à garantia da permanência desses estudantes na Instituição (de ensino superior) precisam ser constantemente revistos."
Sobre o acesso de surdos no ensino superior, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma minoria de surdos ingressa no ensino superior e nem todos os ingressantes conseguem finalizar o curso, afinal, muito ainda precisa ser feito para que de fato o ensino superior seja um local de aprendizado efetivo para estudante surdo.
( ) Quaisquer que forem as tecnologias de informação e comunicação adotadas pelas instituições de ensino superior, sabe-se que atenderão às especificidades dos acadêmicos surdos, já que todos eles têm condições de ler normalmente.
( ) A educação superior de alunos surdos pode ser enriquecida mediante o desenvolvimento de metodologias próprias para elaboração de materiais bilíngues - em diversificados gêneros textuais.
( ) A expansão dos referenciais de atuação do tradutor-intérprete no processo de inclusão, o campo de estudos sobre letramentos acadêmicos bilíngues de estudantes surdos podem colaborar para a qualidade do ensino superior de alunos surdos.
a) F - V - V - F.
b) V - V - F - F.
c) F - F - F - V.
d) V - F - V - V.

o indicador de risco com maior ocorrência foi a permanência na unidade de terapia intensiva neonatal por mais de cinco dias e, no último ano, o nascimento pré-termo.
Quanto às causas da perda auditiva congênita, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O muito baixo peso apresentado pelo bebê ao nascer (abaixo de 1500 gramas) e a ocorrência da hiperbilirrubinemia são alguns dos motivos de perda auditiva congênita. ( ) As infecções congênitas, como rubéola, toxoplasmose, citomegalovírus, sífilis; e o uso de drogas ototóxicas no período neonatal podem ocasionar perda auditiva congênita. ( ) Podem acontecer tanto no período pré-natal quanto nos primeiros dias após o parto. Exemplos: causas de malformação congênita de cabeça e pescoço ou síndromes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - F.
b) F - V - F.
c) V - V - V.
d) F - F - V.

Sobre o oralismo, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O Congresso de Milão, de 1880, foi um evento decisivo para a determinação do oralismo como método e da condenação do uso da Língua de Sinais para a educação de crianças surdas.
II- Desde a década de 1960 e 1970, o período do império oralista começa a ruir, principalmente porque recebeu diversas críticas pelas restrições que estabelecia. A partir de então, as escolas especiais iniciaram lentamente o uso de sinais.
III- Quando o oralismo tomou o lugar na educação dos surdos, evidenciou a vitória do oralismo sobre a língua de sinais. Desse modo, deu indícios de não aceitação do diferente, ou seja, havia um ideal de normalidade que deveria ser perseguido.
IV- Nos dias atuais, a concepção oralista está totalmente rejeitada. Em nenhuma escola há resquícios dessa perspectiva, que surgiu nos anos 1920 no I Congresso de Educação de Surdos, sediado em Leipzig - Escócia.
a) As afirmativas II e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e IV estão corretas.
d) As afirmativas III e IV estão corretas.

(ENADE, 2017) Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem humorado, brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (Libras), mas apresenta dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa. Tem potencial cognitivo elevado, embora necessite de constante interferência e auxílio da professora para realizar suas atividades. Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno:
a) Ensino da língua brasileira de sinais (Libras) após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.
b) Escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de sinais como primeira língua.
c) Atendimento educacional especializado, priorizando-se o ensino da língua portuguesa, de modo a garantir a educação bilíngue.
d) Processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada a importância da manutenção do registro da aprendizagem.

Considerando o contexto descrito, analise as sentenças a seguir:
(ENADE, 2018) Mesmo após a publicação da lei que instituiu cotas para a contratação de pessoas com deficiência, a inclusão delas no trabalho ainda é um desafio para a sociedade brasileira. Para entender os principais fatores que impedem esse processo, foi realizada uma pesquisa qualitativa em um município brasileiro. No estudo, foram entrevistados atores importantes no processo de inclusão e realizados grupos focais com pessoas com deficiência e seus familiares. Os principais fatores impeditivos encontrados foram: o preconceito e a discriminação; a relação familiar; o Benefício da Prestação Continuada; a baixa qualificação das pessoas com deficiência; a falta de acessibilidade; e o despreparo das empresas. Concluiu-se no estudo que a elaboração de leis não é suficiente para a inclusão desse público no mundo do trabalho e que os governos devem implementar políticas públicas que auxiliem esse processo.
I- Para promover a inclusão no contexto organizacional, o psicólogo deverá desenvolver ações educacionais com vistas à inserção da pessoa com deficiência.
II- Os processos seletivos nas organizações que destinam vagas para a inclusão de pessoas com deficiência são exemplos de estratégias que fomentam a diversidade no contexto organizacional.
III- Após a inserção de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, o foco da atuação do psicólogo deve ser a redução das barreiras arquitetônicas dentro e fora da organização.
IV- Uma organização que almeja que inclusão e diversidade façam parte de seus valores deve promover ações que coíbam práticas discriminatórias, como a promoção de treinamentos e seminários sobre o tema.
V- Na avaliação de desempenho de uma pessoa com deficiência, devem ser utilizados indicadores distintos dos adotados para os demais trabalhadores no mesmo cargo.
a) III, IV e V.
b) I, II e IV.
c) I, III e V.
d) I, II e III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O gosto pela leitura em sinais se dá por meio da aquisição da língua e do uso de textos em Libras. O trabalho com literatura e o emprego das estratégias visuais pertinentes auxiliam o desenvolvimento mais pleno e inclusivo dos alunos surdos. Este primeiro contato com tais textos literários na língua de sinais pode ser a atividade tradutória de aproximação cultural do sujeito surdo e pode levar ao gosto pela leitura em Libras, e porque não, seu interesse pela obra original.
Sobre o mito de que a língua de sinais é universal, em que pode ser usada por todas as pessoas surdas, analise as sentenças a seguir:
I- Não existe regionalismos na Libras. Portanto, as línguas de sinais são entendidas de formas iguais pelo mundo afora.
II- Tanto os idiomas falados quanto a Libras são línguas vivas. Por isso, o significado das palavras vai mudando de acordo com o tempo.
III- Os significados e os sentidos das palavras não são estáticos. Passam a ser formações dinâmicas que se transformam à medida que as pessoas se desenvolvem e se modificam.
IV- A língua de sinais britânica difere da língua de sinais brasileira, que difere da japonesa etc. Afinal, são línguas em uso (vivas), e vão se alterando por motivos regionais e culturais.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

A deficiência auditiva em crianças e jovens ainda é um importante problema de saúde pública no Brasil, não só em sua prevalência como também nas consequências devastadoras do seu diagnóstico e tratamento tardios.
Sobre o diagnóstico da surdez, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O diagnóstico da surdez pode conturbar os sentimentos do próprio surdo e de sua família, além de poder abalar o funcionamento intersubjetivo dos integrantes do seio familiar.
( ) O diagnóstico de surdez precisa ocorrer antes dos dez anos de idade, pois, depois desta faixa etária, não há nada que possa ser feito para melhorar o aproveitamento do potencial auditivo da criança.
( ) Quanto antes for descoberta a surdez na criança melhores resultados ela terá no tratamento do desempenho da fala e, consequentemente, melhor vínculo com a sociedade com a qual interage.
( ) Ao entregar o diagnóstico de surdez para a família, o profissional da saúde precisa considerar as condições sociais, culturais e emocionais da família.
a) F - V - F - F.
b) F - F - F - V.
c) V - F - V - V.
d) V - V - V - F.

Famílias nobres e influentes que tinham um filho surdo contratavam os serviços de professores/preceptores para que ele não ficasse privado da fala e consequentemente dos direitos legais, que eram subtraídos daqueles que não falavam.
Levando em conta os motivos que inviabilizaram os direitos dessas pessoas na história, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A falta de compromisso do Estado em prestar o assistencialismo adequado, a cultura do descaso e do preconceito, também colocaram essas pessoas à margem da sociedade. Até hoje o surdo precisa desenvolver suas habilidades para factualmente se inserir na sociedade letrada e, para isso, ele precisa se esforçar muito.
( ) O principal motivo que fez com que os deficientes auditivos não possuíssem seus direitos foi, por não se comunicarem oralmente e, consequentemente, não estarem incluídos na cultura da sociedade ouvinte.
( ) Pessoas com deficiência auditiva sempre foram totalmente excluídas do meio social, tanto que nem mesmo as instituições religiosas ou de caridade fizeram algo por elas. Não há registros históricos de que alguma instituição religiosa tenha oferecido algum auxílio assistencial aos surdos.
a) V - V - F.
b) V - F - F.
c) F - F - V.
d) F - V - V.

Após realizarem uma pesquisa, sobre educação especial, Nunes e Tavares (2015, p. 1107) concluíram que "a diversidade presente na educação inclusiva não é um favor aos grupos historicamente excluídos, mas uma luta pela humanização de todos nós."
Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A maioria dos preconceitos consistem em atitudes culturais negativas dirigidas aos membros de um grupo.
b) Nosso comportamento é afetado por nossos valores, preconceitos e princípios.
c) Antigamente, pessoas surdas enfrentavam preconceito em seu cotidiano. Hoje isso não acontece mais.
d) Preconceitos trazem uma forma padronizada de conceber a realidade e de relacionar-se com ela.

Segundo Reily (2007), é importante que saibamos acerca da história da educação de surdos. Para tanto, ela cita alguns fatores que colaboraram para o acesso de relevantes registros históricos que possibilitaram a compreensão de partes dessa história.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O interesse da linguística tanto sobre a aquisição da linguagem, quanto da não aquisição da linguagem, propiciou informações significativas sobre a história de educação de surdos.
( ) O silêncio se tornou um hábito para os judeus que viveram em esconderijos durante a Segunda Guerra Mundial. Por isso, eles desenvolveram a linguagem gestual. Esse hábito foi representativo para a posterior aplicação da da língua de sinais no contexto educativo.
( ) A mobilização da própria comunidade surda na procura pelas raízes históricas das formas de educação dos estudantes surdos foi imprescindível para se ter maior compreensão histórica dos fenômenos que envolvem a educação de surdos.
a) V - V - F.
b) F - F - V.
c) F - V - F.
d) V - F - V.

Mallmann et al. (2014, p. 144) realizaram uma pesquisa sobre a inclusão de estudantes surdos no Ensino Médio/Profissionalizante, sob o ponto de vista dos educadores.
Sobre a inclusão de surdos no Ensino Médio, analise as afirmativas a seguir:
I- No Ensino Médio, raramente emergem dificuldades na sala de aula envolvendo alunos surdos e aprendizagem. Isso acontece porque os professores desse período costumam ter conhecimento sobre a surdez e o desenvolvimento do surdo em termos educacionais. Além disso, o aluno surdo já sabe como fazer para estudar e aprender.
II- Os professores nem sempre sabem como proceder diante de processo de alfabetização e letramento de alunos surdos. Além do mais, podem ocorrer opiniões divergentes sobre as práticas educativas, por parte de professores, de pedagogos e de intérpretes de Libras.
III- Verifica-se certa diferença no rendimento do aprendizado da pessoa surda em comparação ao aluno ouvinte. Pode-se constatar essa diferença nos testes realizados no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), nos quais os ouvintes tiveram maior pontuação em relação ao deficiente auditivo.
IV- Observa-se que o mesmo rendimento do aprendizado vem sendo demonstrado por parte de estudantes surdos e ouvintes, integrantes do Ensino Médio. Pode-se averiguar essa diferença, principalmente, nos testes realizados no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), nos quais surdos e ouvintes apresentam resultados muito parecidos.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

De acordo com Moreira, Bolsanello e Seger (2011, p. 140), "as ações e encaminhamentos destinados à garantia da permanência desses estudantes na Instituição (de ensino superior) precisam ser constantemente revistos."
Sobre o acesso de surdos no ensino superior, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma minoria de surdos ingressa no ensino superior e nem todos os ingressantes conseguem finalizar o curso, afinal, muito ainda precisa ser feito para que de fato o ensino superior seja um local de aprendizado efetivo para estudante surdo.
( ) Quaisquer que forem as tecnologias de informação e comunicação adotadas pelas instituições de ensino superior, sabe-se que atenderão às especificidades dos acadêmicos surdos, já que todos eles têm condições de ler normalmente.
( ) A educação superior de alunos surdos pode ser enriquecida mediante o desenvolvimento de metodologias próprias para elaboração de materiais bilíngues - em diversificados gêneros textuais.
( ) A expansão dos referenciais de atuação do tradutor-intérprete no processo de inclusão, o campo de estudos sobre letramentos acadêmicos bilíngues de estudantes surdos podem colaborar para a qualidade do ensino superior de alunos surdos.
a) F - V - V - F.
b) V - V - F - F.
c) F - F - F - V.
d) V - F - V - V.

o indicador de risco com maior ocorrência foi a permanência na unidade de terapia intensiva neonatal por mais de cinco dias e, no último ano, o nascimento pré-termo.
Quanto às causas da perda auditiva congênita, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O muito baixo peso apresentado pelo bebê ao nascer (abaixo de 1500 gramas) e a ocorrência da hiperbilirrubinemia são alguns dos motivos de perda auditiva congênita. ( ) As infecções congênitas, como rubéola, toxoplasmose, citomegalovírus, sífilis; e o uso de drogas ototóxicas no período neonatal podem ocasionar perda auditiva congênita. ( ) Podem acontecer tanto no período pré-natal quanto nos primeiros dias após o parto. Exemplos: causas de malformação congênita de cabeça e pescoço ou síndromes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - F.
b) F - V - F.
c) V - V - V.
d) F - F - V.

Sobre o oralismo, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O Congresso de Milão, de 1880, foi um evento decisivo para a determinação do oralismo como método e da condenação do uso da Língua de Sinais para a educação de crianças surdas.
II- Desde a década de 1960 e 1970, o período do império oralista começa a ruir, principalmente porque recebeu diversas críticas pelas restrições que estabelecia. A partir de então, as escolas especiais iniciaram lentamente o uso de sinais.
III- Quando o oralismo tomou o lugar na educação dos surdos, evidenciou a vitória do oralismo sobre a língua de sinais. Desse modo, deu indícios de não aceitação do diferente, ou seja, havia um ideal de normalidade que deveria ser perseguido.
IV- Nos dias atuais, a concepção oralista está totalmente rejeitada. Em nenhuma escola há resquícios dessa perspectiva, que surgiu nos anos 1920 no I Congresso de Educação de Surdos, sediado em Leipzig - Escócia.
a) As afirmativas II e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e IV estão corretas.
d) As afirmativas III e IV estão corretas.

(ENADE, 2017) Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem humorado, brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (Libras), mas apresenta dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa. Tem potencial cognitivo elevado, embora necessite de constante interferência e auxílio da professora para realizar suas atividades. Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno:
a) Ensino da língua brasileira de sinais (Libras) após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.
b) Escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de sinais como primeira língua.
c) Atendimento educacional especializado, priorizando-se o ensino da língua portuguesa, de modo a garantir a educação bilíngue.
d) Processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada a importância da manutenção do registro da aprendizagem.

Considerando o contexto descrito, analise as sentenças a seguir:
(ENADE, 2018) Mesmo após a publicação da lei que instituiu cotas para a contratação de pessoas com deficiência, a inclusão delas no trabalho ainda é um desafio para a sociedade brasileira. Para entender os principais fatores que impedem esse processo, foi realizada uma pesquisa qualitativa em um município brasileiro. No estudo, foram entrevistados atores importantes no processo de inclusão e realizados grupos focais com pessoas com deficiência e seus familiares. Os principais fatores impeditivos encontrados foram: o preconceito e a discriminação; a relação familiar; o Benefício da Prestação Continuada; a baixa qualificação das pessoas com deficiência; a falta de acessibilidade; e o despreparo das empresas. Concluiu-se no estudo que a elaboração de leis não é suficiente para a inclusão desse público no mundo do trabalho e que os governos devem implementar políticas públicas que auxiliem esse processo.
I- Para promover a inclusão no contexto organizacional, o psicólogo deverá desenvolver ações educacionais com vistas à inserção da pessoa com deficiência.
II- Os processos seletivos nas organizações que destinam vagas para a inclusão de pessoas com deficiência são exemplos de estratégias que fomentam a diversidade no contexto organizacional.
III- Após a inserção de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, o foco da atuação do psicólogo deve ser a redução das barreiras arquitetônicas dentro e fora da organização.
IV- Uma organização que almeja que inclusão e diversidade façam parte de seus valores deve promover ações que coíbam práticas discriminatórias, como a promoção de treinamentos e seminários sobre o tema.
V- Na avaliação de desempenho de uma pessoa com deficiência, devem ser utilizados indicadores distintos dos adotados para os demais trabalhadores no mesmo cargo.
a) III, IV e V.
b) I, II e IV.
c) I, III e V.
d) I, II e III.

Prévia do material em texto

18/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 1/7
O gosto pela leitura em sinais se dá por meio da aquisição da língua e do uso de textos em Libras.
O trabalho com literatura e o emprego das estratégias visuais pertinentes auxiliam o
desenvolvimento mais pleno e inclusivo dos alunos surdos. Este primeiro contato com tais textos
literários na língua de sinais pode ser a atividade tradutória de aproximação cultural do sujeito
surdo e pode levar ao gosto pela leitura em Libras, e porque não, seu interesse pela obra original.
Sobre o mito de que a língua de sinais é universal, em que pode ser usada por todas as pessoas
surdas, analise as sentenças a seguir:
I- Não existe regionalismos na Libras. Portanto, as línguas de sinais são entendidas de formas
iguais pelo mundo afora. 
II- Tanto os idiomas falados quanto a Libras são línguas vivas. Por isso, o significado das palavras
vai mudando de acordo com o tempo. 
III- Os significados e os sentidos das palavras não são estáticos. Passam a ser formações
dinâmicas que se transformam à medida que as pessoas se desenvolvem e se modificam.
IV- A língua de sinais britânica difere da língua de sinais brasileira, que difere da japonesa etc.
Afinal, são línguas em uso (vivas), e vão se alterando por motivos regionais e culturais.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 d) Somente a sentença II está correta.
2. "A deficiência auditiva em crianças e jovens ainda é um importante problema de saúde pública
no Brasil, não só em sua prevalência como também nas consequências devastadoras do seu
diagnóstico e tratamento tardios" (CECATTO, 2003, p. 239). Sobre o diagnóstico da surdez,
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O diagnóstico da surdez pode conturbar os sentimentos do próprio surdo e de sua família,
além de poder abalar o funcionamento intersubjetivo dos integrantes do seio familiar.
( ) O diagnóstico de surdez precisa ocorrer antes dos dez anos de idade, pois, depois desta
faixa etária, não há nada que possa ser feito para melhorar o aproveitamento do potencial
auditivo da criança.
( ) Quanto antes for descoberta a surdez na criança melhores resultados ela terá no
tratamento do desempenho da fala e, consequentemente, melhor vínculo com a sociedade com
a qual interage.
( ) Ao entregar o diagnóstico de surdez para a família, o profissional da saúde precisa
considerar as condições sociais, culturais e emocionais da família.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CECATTO, S. B. et al. Análise das principais etiologias de deficiência auditiva em
Escola Especial "Anne Sullivan". Rev. Bras. Otorrinolaringol., São Paulo, v. 69, n. 2, p. 235-240,
mar. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-
72992003000200014&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 out. 2018.
 a) F - V - F - F.
 b) F - F - F - V.
 c) V - F - V - V.
 d) V - V - V - F.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MDI2MUVBUA==&action2=TEVFMDk=&action3=NjcxMTMy&action4=MjAyMS8x&prova=MzExNzI0Mzg=#questao_2%20aria-label=
18/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 2/7
3. Famílias nobres e influentes que tinham um filho surdo contratavam os serviços de
professores/preceptores para que ele não ficasse privado da fala e consequentemente dos
direitos legais, que eram subtraídos daqueles que não falavam. O espanhol Pedro Ponce de
Leon é, em geral, reconhecido nos trabalhos de caráter histórico como o primeiro professor de
surdos (LACERDA, 1998). As pessoas com deficiência auditiva, ao longo da história, além de
não terem visibilidade, foram privadas de realizar atividades comuns no meio social. Levando
em conta os motivos que inviabilizaram os direitos dessas pessoas na história, classifique V
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A falta de compromisso do Estado em prestar o assistencialismo adequado, a cultura do
descaso e do preconceito, também colocaram essas pessoas à margem da sociedade. Até hoje
o surdo precisa desenvolver suas habilidades para factualmente se inserir na sociedade letrada
e, para isso, ele precisa se esforçar muito.
( ) O principal motivo que fez com que os deficientes auditivos não possuíssem seus direitos
foi, por não se comunicarem oralmente e, consequentemente, não estarem incluídos na cultura
da sociedade ouvinte.
( ) Pessoas com deficiência auditiva sempre foram totalmente excluídas do meio social, tanto
que nem mesmo as instituições religiosas ou de caridade fizeram algo por elas. Não há
registros históricos de que alguma instituição religiosa tenha oferecido algum auxílio
assistencial aos surdos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LACERDA, Cristina B.F. de. Um pouco da história das diferentes abordagens na
educação dos surdos. Cad. CEDES, Campinas, v. 19, n. 46, p. 68-80, set. 1998. Disponível
em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-
32621998000300007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 13 ago. 2018.
 a) V - V - F.
 b) V - F - F.
 c) F - V - V.
 d) F - F - V.
4. Após realizarem uma pesquisa, sobre educação especial, Nunes e Tavares (2015, p. 1107)
concluíram que "a diversidade presente na educação inclusiva não é um favor aos grupos
historicamente excluídos, mas uma luta pela humanização de todos nós. Luta essa que
necessariamente passa pela assunção e superação de preconceitos e estereótipos de todos os
envolvidos, uma vez que o convívio com a diferença é um esforço coletivo". Sobre o exposto,
assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: NUNES, Sylvia da Silveira; SAIA, Ana Lucia; TAVARES, Rosana Elizete. Educação
Inclusiva: entre a história, os preconceitos, a escola e a família. Psicol. cienc. prof., Brasília, v.
35, n. 4, p. 1106-1119, dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401106&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 out. 2018.
 a) A maioria dos preconceitos consistem em atitudes culturais negativas dirigidas aos membros
de um grupo.
 b) Nosso comportamento é afetado por nossos valores, preconceitos e princípios.
 c) Antigamente, pessoas surdas enfrentavam preconceito em seu cotidiano. Hoje isso não
acontece mais.
 d) Preconceitos trazem uma forma padronizada de conceber a realidade e de relacionar-se
com ela.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MDI2MUVBUA==&action2=TEVFMDk=&action3=NjcxMTMy&action4=MjAyMS8x&prova=MzExNzI0Mzg=#questao_3%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MDI2MUVBUA==&action2=TEVFMDk=&action3=NjcxMTMy&action4=MjAyMS8x&prova=MzExNzI0Mzg=#questao_4%20aria-label=
18/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 3/7
5. Servilha e Delatti (2014, p. 143) fizeram uma pesquisa sobre o ruído e os efeitos do ruído em
estudantes da educação superior. As pesquisadoras concluíram que "os alunos classificam a
universidade como ruidosa e eles próprios se consideram a maior fonte deste ruído, que é
valorado como de média intensidade e desagradável e considerado fator comprometedor do
processo ensino-aprendizagem. Percebem seu papel nesse contexto e mostram-se proativos
na criação de um ambiente favorável ao aprendizado".Com relação à concepção do filósofo
Aristóteles sobre o sentido da audição, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SERVILHA, Emilse Aparecida Merlin; DELATTI, Marina de Almeida. Percepção de
ruído emsala de aula por estudantes universitários e suas consequências sobre a qualidade do
aprendizado. Audiol., Commun. Res., São Paulo, v. 19, n. 2, p. 138-144, jun. 2014. Disponível
em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-
64312014000200138&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 13 ago. 2018.
 a) Para atingir a consciência humana era preciso que tudo penetrasse em um dos órgãos do
sentido, a audição. Para ele, esse órgão era superior aos demais órgãos sensoriais do
homem, pois a audição era considerada o principal meio para o aprendizado. Nesse sentido,
para Aristóteles, alguém que nascia surdo ou mudo naquela época era incapaz de
compreender as coisas e aprender.
 b) Para Aristóteles, a aprendizagem significativa só se processa na ausência de ruídos. É
necessário um nível de silêncio que só pode ser vivenciado pelos indivíduos surdos. Assim,
os surdos são privilegiados, pois com a mente silenciosa, têm melhores condições de refletir,
pensar, imaginar, ponderar - processos cognitivos essenciais à aprendizagem.
 c) Aristóteles foi o primeiro filósofo a defender a premissa de que só se aprende fazendo, ou
seja, colocando a mão na massa. Assim, tanto a audição quanto a visão são sentidos que
pouco contribuem à aprendizagem. É o tato o grande sentido, pois a aprendizagem é
resultado da experiência prática do sujeito com o meio ambiente. A atividade é
imprescindível ao processo de aprender.
 d) A audição é um sentido absolutamente desnecessário à aprendizagem, já que na época de
Aristóteles, as pessoas aprendiam exclusivamente por meio da leitura dos manuscritos
deixados pelos grandes pensadores que os antecederam. Sendo a leitura o principal
instrumento de aprendizagem, a visão era o sentido mais importante, conforme Aristóteles.
6. Segundo Reily (2007), é importante que saibamos acerca da história da educação de surdos.
Para tanto, ela cita alguns fatores que colaboraram para o acesso de relevantes registros
históricos que possibilitaram a compreensão de partes dessa história. Com base no exposto,
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O interesse da linguística tanto sobre a aquisição da linguagem, quanto da não aquisição
da linguagem, propiciou informações significativas sobre a história de educação de surdos. 
( ) O silêncio se tornou um hábito para os judeus que viveram em esconderijos durante a
Segunda Guerra Mundial. Por isso, eles desenvolveram a linguagem gestual. Esse hábito foi
representativo para a posterior aplicação da da língua de sinais no contexto educativo. 
( ) A mobilização da própria comunidade surda na procura pelas raízes históricas das formas
de educação dos estudantes surdos foi imprescindível para se ter maior compreensão histórica
dos fenômenos que envolvem a educação de surdos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: REILY, L. O papel da Igreja nos primórdios da educação dos surdos. Rev. Bras. Educ.,
Rio de Janeiro, v. 12, n. 35, p. 308-326, 2007.
 a) V - V - F.
 b) F - F - V.
 c) F - V - F.
 d) V - F - V.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MDI2MUVBUA==&action2=TEVFMDk=&action3=NjcxMTMy&action4=MjAyMS8x&prova=MzExNzI0Mzg=#questao_5%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MDI2MUVBUA==&action2=TEVFMDk=&action3=NjcxMTMy&action4=MjAyMS8x&prova=MzExNzI0Mzg=#questao_6%20aria-label=
18/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 4/7
7. Mallmann et al. (2014, p. 144) realizaram uma pesquisa sobre a inclusão de estudantes surdos
no Ensino Médio/Profissionalizante, sob o ponto de vista dos educadores. Estas foram algumas
das constatações obtidas com essa pesquisa: "Embora os dados tenham sido coletados com
professores de Ensino Médio e Ensino Médio Profissionalizante [...] muitos dos aspectos
positivos, negativos, dificuldades e dúvidas versem sobre aspectos iniciais de escolarização,
tais como inclusão social e dificuldades de alfabetização. Com isso, pode-se entender que
problemas iniciais de escolarização ainda não foram superados e, por isso, os professores
apresentam problemas escolares típicos da infância". Sobre a inclusão de surdos no Ensino
Médio, analise as afirmativas a seguir:
I- No Ensino Médio, raramente emergem dificuldades na sala de aula envolvendo alunos
surdos e aprendizagem. Isso acontece porque os professores desse período costumam ter
conhecimento sobre a surdez e o desenvolvimento do surdo em termos educacionais. Além
disso, o aluno surdo já sabe como fazer para estudar e aprender. 
II- Os professores nem sempre sabem como proceder diante de processo de alfabetização e
letramento de alunos surdos. Além do mais, podem ocorrer opiniões divergentes sobre as
práticas educativas, por parte de professores, de pedagogos e de intérpretes de Libras. 
III- Verifica-se certa diferença no rendimento do aprendizado da pessoa surda em comparação
ao aluno ouvinte. Pode-se constatar essa diferença nos testes realizados no ENEM (Exame
Nacional do Ensino Médio), nos quais os ouvintes tiveram maior pontuação em relação ao
deficiente auditivo.
IV- Observa-se que o mesmo rendimento do aprendizado vem sendo demonstrado por parte de
estudantes surdos e ouvintes, integrantes do Ensino Médio. Pode-se averiguar essa diferença,
principalmente, nos testes realizados no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), nos quais
surdos e ouvintes apresentam resultados muito parecidos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MALLMANN, Fagner Michel et al. A inclusão do aluno surdo no ensino médio e ensino
profissionalizante: um olhar para os discursos dos educadores. Rev. bras. educ. espec., Marília,
v. 20, n. 1, p. 131-146, mar. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000100010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 out.
2018.
 a) Somente a afirmativa I está correta.
 b) As afirmativas II e III estão corretas.
 c) Somente a afirmativa III está correta.
 d) As afirmativas II e IV estão corretas.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MDI2MUVBUA==&action2=TEVFMDk=&action3=NjcxMTMy&action4=MjAyMS8x&prova=MzExNzI0Mzg=#questao_7%20aria-label=
18/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 5/7
8. De acordo com Moreira, Bolsanello e Seger (2011, p. 140), "as ações e encaminhamentos
destinados à garantia da permanência desses estudantes na Instituição (de ensino superior)
precisam ser constantemente revistos. Para tanto, a participação e o engajamento dos mesmos
é crucial para assegurar seus direitos e o atendimento às suas necessidades. Sobre o acesso
de surdos no ensino superior, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma minoria de surdos ingressa no ensino superior e nem todos os ingressantes
conseguem finalizar o curso, afinal, muito ainda precisa ser feito para que de fato o ensino
superior seja um local de aprendizado efetivo para estudante surdo.
( ) Quaisquer que forem as tecnologias de informação e comunicação adotadas pelas
instituições de ensino superior, sabe-se que atenderão às especificidades dos acadêmicos
surdos, já que todos eles têm condições de ler normalmente.
( ) A educação superior de alunos surdos pode ser enriquecida mediante o desenvolvimento
de metodologias próprias para elaboração de materiais bilíngues - em diversificados gêneros
textuais.
( ) A expansão dos referenciais de atuação do tradutor-intérprete no processo de inclusão, o
campo de estudos sobre letramentos acadêmicos bilíngues de estudantes surdos podem
colaborar para a qualidade do ensino superior de alunos surdos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MOREIRA, Laura Ceretta;BOLSANELLO, Maria Augusta; SEGER, Rosangela
Gehrke. Ingresso e permanência na Universidade: alunos com deficiências em foco. Educ. rev.,
Curitiba, n. 41, p. 125-143, set. 2011. Disponível em; http://www.scielo.br/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S0104-40602011000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 out. 2018.
 a) F - V - V - F.
 b) V - V - F - F.
 c) F - F - F - V.
 d) V - F - V - V.
9. Silva, Bento e Silva (2018, p. 1) investigaram a ocorrência dos indicadores de risco para a
deficiência auditiva num centro de saúde do Sul do Brasil. Elas constataram que: "nos quatro
primeiros anos analisados, o indicador de risco com maior ocorrência foi a permanência na
unidade de terapia intensiva neonatal por mais de cinco dias e, no último ano, o nascimento
pré-termo". Quanto às causas da perda auditiva congênita, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falsas:
( ) O muito baixo peso apresentado pelo bebê ao nascer (abaixo de 1500 gramas) e a
ocorrência da hiperbilirrubinemia são alguns dos motivos de perda auditiva congênita. 
( ) As infecções congênitas, como rubéola, toxoplasmose, citomegalovírus, sífilis; e o uso de
drogas ototóxicas no período neonatal podem ocasionar perda auditiva congênita. 
( ) Podem acontecer tanto no período pré-natal quanto nos primeiros dias após o parto.
Exemplos: causas de malformação congênita de cabeça e pescoço ou síndromes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SILVA, Alessandra Aparecida da; BENTO, Daniela Veronese; SILVA, Laysa Nathália
Favacho Barbosa. Ocorrência dos indicadores de risco para a deficiência auditiva em um centro
de saúde do Rio Grande do Sul. Audiol., Commun. Res., São Paulo, v. 23, e1919, 2018.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-
64312018000100308&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 2 nov. 2018.
 a) V - F - F.
 b) F - V - F.
 c) V - V - V.
 d) F - F - V.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MDI2MUVBUA==&action2=TEVFMDk=&action3=NjcxMTMy&action4=MjAyMS8x&prova=MzExNzI0Mzg=#questao_8%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MDI2MUVBUA==&action2=TEVFMDk=&action3=NjcxMTMy&action4=MjAyMS8x&prova=MzExNzI0Mzg=#questao_9%20aria-label=
18/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 6/7
10."Por seu turno, os alunos também se aproveitaram das condições institucionais para reivindicar
a entrada da língua de sinais no ensino. Faziam apresentações de peças teatrais
constrangendo os professores oralistas, demonstrando, por meio de caricaturas, a sua
incomunicabilidade com os discentes" (LOPES; FREITAS, 2016, p. 381). Sobre o oralismo,
analise as afirmativas a seguir: 
I- O Congresso de Milão, de 1880, foi um evento decisivo para a determinação do oralismo
como método e da condenação do uso da Língua de Sinais para a educação de crianças
surdas.
II- Desde a década de 1960 e 1970, o período do império oralista começa a ruir, principalmente
porque recebeu diversas críticas pelas restrições que estabelecia. A partir de então, as escolas
especiais iniciaram lentamente o uso de sinais.
III- Quando o oralismo tomou o lugar na educação dos surdos, evidenciou a vitória do oralismo
sobre a língua de sinais. Desse modo, deu indícios de não aceitação do diferente, ou seja,
havia um ideal de normalidade que deveria ser perseguido.
IV- Nos dias atuais, a concepção oralista está totalmente rejeitada. Em nenhuma escola há
resquícios dessa perspectiva, que surgiu nos anos 1920 no I Congresso de Educação de
Surdos, sediado em Leipzig - Escócia. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LOPES, Sonia de Castro; FREITAS, Geise de Moura. A construção do projeto bilíngue
para surdos no Instituto Nacional de Educação de Surdos na década de 1990. Rev. Bras.
Estud. Pedagog., Brasília, v. 97, n. 246, p. 372-386, ago. 2016. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-
66812016000200372&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 out. 2018.
 a) As afirmativas III e IV estão corretas.
 b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
 c) As afirmativas I e IV estão corretas.
 d) As afirmativas II e IV estão corretas.
11.(ENADE, 2017) Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado
no 5º ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem humorado,
brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (Libras), mas apresenta
dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa. Tem potencial cognitivo elevado, embora
necessite de constante interferência e auxílio da professora para realizar suas atividades.
Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional da Educação
Especial na perspectiva da Educação inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno:
FONTE: http://www.cepae.faced.ufu.br. Acesso em: 7 jul. 2017.
 a) Ensino da língua brasileira de sinais (Libras) após a aquisição da língua portuguesa na
modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.
 b) Processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada a
importância da manutenção do registro da aprendizagem.
 c) Escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de
sinais como primeira língua.
 d) Atendimento educacional especializado, priorizando-se o ensino da língua portuguesa, de
modo a garantir a educação bilíngue.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MDI2MUVBUA==&action2=TEVFMDk=&action3=NjcxMTMy&action4=MjAyMS8x&prova=MzExNzI0Mzg=#questao_10%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MDI2MUVBUA==&action2=TEVFMDk=&action3=NjcxMTMy&action4=MjAyMS8x&prova=MzExNzI0Mzg=#questao_11%20aria-label=
18/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 7/7
12.(ENADE, 2018) Mesmo após a publicação da lei que instituiu cotas para a contratação de
pessoas com deficiência, a inclusão delas no trabalho ainda é um desafio para a sociedade
brasileira. Para entender os principais fatores que impedem esse processo, foi realizada uma
pesquisa qualitativa em um município brasileiro. No estudo, foram entrevistados atores
importantes no processo de inclusão e realizados grupos focais com pessoas com deficiência e
seus familiares. Os principais fatores impeditivos encontrados foram: o preconceito e a
discriminação; a relação familiar; o Benefício da Prestação Continuada; a baixa qualificação
das pessoas com deficiência; a falta de acessibilidade; e o despreparo das empresas.
Concluiu-se no estudo que a elaboração de leis não é suficiente para a inclusão desse público
no mundo do trabalho e que os governos devem implementar políticas públicas que auxiliem
esse processo. Considerando o contexto descrito, analise as sentenças a seguir:
I- Para promover a inclusão no contexto organizacional, o psicólogo deverá desenvolver ações
educacionais com vistas à inserção da pessoa com deficiência. 
II- Os processos seletivos nas organizações que destinam vagas para a inclusão de pessoas
com deficiência são exemplos de estratégias que fomentam a diversidade no contexto
organizacional. 
III- Após a inserção de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, o foco da atuação do
psicólogo deve ser a redução das barreiras arquitetônicas dentro e fora da organização. 
IV- Uma organização que almeja que inclusão e diversidade façam parte de seus valores deve
promover ações que coíbam práticas discriminatórias, como a promoção de treinamentos e
seminários sobre o tema. 
V- Na avaliação de desempenho de uma pessoa com deficiência, devem ser utilizados
indicadores distintos dos adotados paraos demais trabalhadores no mesmo cargo. 
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: NEVES-SILVA, P.; PRAIS, F. G.; SILVEIRA, A. M. Inclusão da pessoa com deficiência
no mercado de trabalho em Belo Horizonte, Brasil: cenário e perspectiva. Ciência e saúde
coletiva, v. 20, n. 8, p. 2549-2558, 2015.
 a) III, IV e V.
 b) I, II e IV.
 c) I, III e V.
 d) I, II e III.
Prova finalizada com 10 acertos e 2 questões erradas.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MDI2MUVBUA==&action2=TEVFMDk=&action3=NjcxMTMy&action4=MjAyMS8x&prova=MzExNzI0Mzg=#questao_12%20aria-label=

Mais conteúdos dessa disciplina