Buscar

Politica social I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 A teoria de Karl Marx demonstra como a riqueza das sociedades é resultado de uma coleção de mercadorias. Sua produção leva às contradições que são objeto de análise das teorias marxistas. Para explicar como se constituem e se reproduzem essas contradições sociais, Marx fez uso do conceito de classe social. Procurou demonstrar como a relação de conflito entre a burguesia e o proletariado se estabelece na medida em que os capitalistas visam maximizar os lucros no processo produtivo e, para tanto, exploram a mão de obra dos trabalhadores. Considerando esse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Para Marx, a alternativa para superar as contradições sociais estava na livre concorrência, em que os agentes encontrariam o equilíbrio através de uma "mão invisível".
II- O trabalho abstrato desconsidera as particularidades de processos específicos e, por essa razão, produz valor de uso.
III- O valor de troca se refere à quantidade de valores de uso de uma mercadoria em relação a outra mercadoria.
IV- O valor de uso corresponde a uma relação de trabalho que muda constantemente no tempo e no espaço.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença III está correta.
	
	b) Somente a sentença II está correta.
	
	c) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	 
	 
	2.
	O Sistema Capitalista surgiu com a decadência do mercantilismo e caracteriza-se pela produção com fins lucrativos e pela propriedade privada dos meios de produção. Foi amplamente criticado por Karl Marx, o qual, ao analisar a gênese do lucro capitalista, especificou o termo da mais-valia. Sendo assim, sobre o significado da mais-valia, segundo o pensamento marxista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Karl Marx chamou a atenção para o fato de que os capitalistas, uma vez pago o salário de mercado pelo uso da força de trabalho, podem lançar mão de duas estratégias para ampliar sua taxa de lucro e exploração do trabalhador: estender a duração da jornada de trabalho, mantendo o salário constante - o que ele chama de mais-valia absoluta; ou ampliar a produtividade física do trabalho pela via da mecanização - o que ele chama de mais-valia relativa.
(    ) A mais-valia, segundo Marx, é lucro que os donos dos meios de produção obtêm, ou seja, é a diferença de valor produzido pela força de trabalho e o custo de sua manutenção.
(    ) No sistema capitalista, existe a mais-valia, que Marx designou como o trabalho exercido pela maioria dos trabalhadores, que pela sua validade deveria ser valorizado com salário condizente conforme cada profissão. Cabe ao trabalhador e ao patrão entrarem em um consenso entre o salário pago e o salário possível.
(    ) No capitalismo, existe um processo de relação entre patrão e funcionário, um possui os meios de produção e o outro a força de trabalho, ambos produzem riqueza para a sociedade, cada um na sua especificidade e equidade dentro do sistema capitalista, segundo Marx.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) V - V - F - V.
	
	d) F - F - V - F.
	3.
	Na teoria de Karl Marx, a riqueza das sociedades é resultado de uma coleção de mercadorias. As mercadorias são definidas como objetos produzidos para atender determinadas necessidades através do marketing. No sistema capitalista, cada mercadoria possui valor de uso e valor de troca. Sobre esses valores, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Todo trabalho é dispêndio de força de trabalho do homem no sentido fisiológico e gera o valor de uso na mercadoria.
	
	b) O valor de troca se refere à quantidade de valores de uso de uma mercadoria em relação a outra mercadoria.
	
	c) O valor de troca realiza-se somente no uso ou no consumo e constitui o conteúdo material da riqueza.
	
	d) O valor de uso corresponde a uma relação de trabalho que muda constantemente no tempo e no espaço.
	4.
	Thomas Malthus ficou conhecido por elaborar argumentos em defesa dos ricos, tanto que sua teoria da população foi utilizada para defender essa classe. Em suas obras, defendeu os proprietários de terra na luta com os capitalistas. Para compreender sua teoria é fundamental atentar-se para o contexto histórico e social marcado pelas transformações decorrentes da Revolução Industrial. Considerando esse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Neste momento, em que os pobres estavam nas piores condições possíveis, a classe média e rica estava com capital excedente, o qual utilizava para investir.
(    ) A classe social que sempre arcou com os custos sociais necessários à industrialização foi a classe dos proprietários de terra.
(    ) No novo sistema fabril, em que a única relação era de troca entre trabalho e salário, os trabalhadores foram perdendo o acesso aos meios de produção.
(    ) Os capitalistas e proprietários de terra foram reduzidos a meros vendedores da força de trabalho nas fábricas e no comércio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F - V.
	
	b) V - V - F - V.
	
	c) V - F - V - F.
	
	d) F - F - V - F.
	5.
	Na antiguidade, filósofos renomados conceituaram alguns termos de relevância para a economia, como, por exemplo, valor de uso e valor de troca, o papel da moeda e a categoria trabalho. Com relação a estes conceitos, analise as sentenças a seguir:
I- O lucro obtido através de negociações financeiras não era bem visto, pois o dinheiro deveria apenas facilitar as trocas.
II- Independente da função exercida, todas tinham a mesma valorização perante o homem.
III- Não havia diferença entre valor de uso e valor de troca, ambos se referiam à utilidade do bem.
IV- A comercialização estava a pleno vapor, pois os lucros eram altos e facilmente alcançados.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	d) Somente a sentença I está correta.
	6.
	Os fisiocratas fazem parte de uma corrente do pensamento econômico elaborada na França do século XVIII. Para esses economistas, a terra era a única fonte de riqueza e o universo era regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais. Tendo em vista esse pressuposto, acreditavam que os problemas da economia francesa eram responsabilidade dos seus dirigentes, uma vez que eles não compreendiam a lei natural que ordenava as relações econômicas. Um dos principais expoentes dessa corrente é François Quesnay, que foi o primeiro a dividir a economia em setores e mostrar a sua inter-relação. Sobre a teoria econômica de Quesnay, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As teorias elaboradas por Quesnay e pelos fisiocratas seguiram os pressupostos defendidos pelos mercantilistas.
	
	b) A sociedade deveria ser estruturada, com a finalidade de refletir o que chamavam de lei natural através do modelo elaborado por Quesnay.
	
	c) O pressuposto central defendido por Quesnay era que se deixasse atuar a livre concorrência que os agentes encontrariam o equilíbrio através de uma "mão invisível".
	
	d) Quesnay sustentava que o valor de uma determinada mercadoria dependia do trabalho nela incorporado e preços proporcionais ao trabalho.
	7.
	Na era do capitalismo industrial, o trabalho braçal do homem é substituído por máquinas. Esse modelo econômico ficou conhecido como liberal, cria táticas para expandir a produção e vencer a competição. Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O desenvolvimento do capitalismo depende também da produção em grande escala.
(    ) As mercadorias são produzidas e vendidas em grande quantidade, por um valor menor.
(    ) Produtos diferenciados são produzidos e possuem uma ótima aceitação no mercado de consumo.
(    ) A produção artesã realizada no capitalismo industrial possui maior rentabilidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - V.b) V - V - V - F.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - F - F - V.
	8.
	A Economia é o estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos, ou melhor, é uma ciência social que estuda a administração, as aplicações e as alternativas dos recursos escassos e sua distribuição na sociedade. Sobre o significado de escassez, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Escassez, nesses termos, em Economia, significa que a sociedade tem recursos limitados e não pode produzir todos os bens e serviços que as pessoas desejam, denominando certa ausência, carência, falta de recursos.
	
	b) Na origem etimológica, escassez diz respeito à falta de algo, deriva do termo (escass), que significa tudo que está em falta, em declínio, em relevo, em queda.
	
	c) O termo escassez em Economia é compreendido como o principal objeto de estudo, resume o impacto entre compra e venda, oferta e demanda, lucro e prejuízo, normativo e positivo na teoria econômica.
	
	d) Provimento, excesso, riqueza, fartura são termos sinônimos de escassez, assim como abundância.
	9.
	A crise da Economia Política decorreu das transformações sociais ocorridas entre 1830 e 1850, que levaram ao questionamento das ideias econômicas dominantes. Entre os momentos históricos que se destacam nesse contexto estão: a crise do capitalismo de 1825 e as revoluções democrático-populares de 1848. Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade não foram plenamente alcançados levando à constituição de um cenário de conflitos sociais. Sobre as consequências da crise da Economia Clássica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Adequada à ordem burguesa, a economia vai desenvolver-se a partir daí com modelos matemáticos úteis à burguesia.
(    ) Formam-se as bases para o conjunto da vida social e política, as análises são amplas e com caráter de análise para a emancipação da classe trabalhadora.
(    ) O estudo da distribuição dos bens produzidos entre os agentes econômicos, para a questão da produção e a teoria do valor-trabalho, ganham destaque nas correntes burguesas.
(    ) Observa-se a formação de dois grupos: pesquisadores vinculados à ordem burguesa e pesquisadores ligados ao proletariado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - V.
	
	b) F - F - V - F.
	
	c) V - F - V - V.
	
	d) F - V - F - F.
	10.
	François Quesnay é um dos principais expoentes dos fisiocratas. Para esses economistas, a terra era a única fonte de riqueza e o universo era regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais. Dessa forma, acreditavam que os dirigentes franceses eram responsáveis pelos problemas econômicos do país, pois não compreendiam a lei natural que ordenava as relações econômicas. Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- O valor das mercadorias era elaborado a partir da quantidade de valores de uso e troca de uma mercadoria em relação a outra mercadoria.
II- A circulação da renda entre essas três classes: os agricultores e proprietários compram produtos e serviços dos demais grupos, que depois fazem retornar essa renda comprando produtos agrícolas.
III- A sociedade era dividida em três classes: os produtores (agricultores), os proprietários de terra (a nobreza e o clero) e as "classes estéreis" (os demais cidadãos).
IV- Representou o fluxo de bens entre as diferentes classes sociais, distinguindo um equilíbrio de quantidades globais. Fazendo o Quadro de Quesnay precursor da economia quantitativa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Continue navegando