Buscar

PSIQUIATRIA FICHA DE REVISÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSIQUIATRIA – FICHA DE REVISÃO
1. Defina Dissociação: Perda ou prejuízo da integração de função psíquicas decorrentes de conflito psíquico.
2. Defina Conversão: Transposição de conflito psíquico em sintoma físico com representação simbólica do conflito.
3. Oque significa a “bela indiferença das histéricas?” La Belle Indifférence, é uma expressão francesa cunhada por Pierre Janet, para caracterizar a falta de preocupação exibida por pacientes histéricos diante de uma grave disfunção corporal. O paciente aparenta calma exterior mesmo que o sintoma produzido seja incapacitante. 
4. Quais foram os principais marcos da primeira revolução da psiquiatria? A sanção da Lei de 1656, pelo Rei Luís XIV. Entretanto, uma mudança fundamental ocorreu no século XVII, a partir da fundação de locais para o cuidado de doentes mentais. Antes temidos, hostilizados e rejeitados, os doentes passam a serem reconhecidos como objeto da psiquiatria, dignos de cuidados médicos. Tal mudança aboliu o caráter demoníaco das práticas alienistas da época medieval.
5. Defina Obsessão: Consiste em uma ideia fixa e persistente que determina a conduta de uma pessoa, conduzindo a comportamentos que frequentemente são contra a vontade da pessoa, “eventos mentais que causam desconforto”.
6. Defina Compulsão: São comportamentos ou atos mentais (rituais mentais), realizados para diminuir o incômodo causados pelas obsessões.
7. Defina Transtorno de Ansiedade Generalizada: Os pacientes com TAG, apresentam medo excessivo, preocupações exageradas, e irracionais a respeito de várias situações. Estão constantemente tensos e dão a impressão de que qualquer situação é ou pode ser provocadora de ansiedade.
8. Defina Fobia. Quais seus Principais Subtipos? Fobia é um medo persistente e irracional de um objeto específico. Agorafobia - presença de fobias de múltiplas situações, é considerado um dos transtornos ansiosos mais incapacitantes. Fobia Social - é o medo excessivo associado a necessidade de evitar situações em que o indivíduo possa ser observado ou avaliado. 
9. Defina os Principais Subtipos de Esquizofrenia. 
· Esquizofrenia Paranoide (F20.0)
· Esquizofrenia Hebefrênica (F20.1)
· Esquizofrenia Catatônica (F20.2)
· Esquizofrenia Indiferenciada (F20.3)
· Depressão Pós-Esquizofrenia (F20.4)
· Esquizofrenia Residual (F20.5)
· Esquizofrenia Simples (F20.6)
10. Quais são os sintomas fundamentais da esquizofrenia segundo Bleuler, os 6AS? Dissociação dos processos do pensamento, ambivalência, autismo, embotamento afetivo, avolição e prejuízo da atenção.

Outros materiais