Buscar

TEORIA DAS IDEIAS + POLÍTICA PARA PLATÃO

Prévia do material em texto

Filosofia
FILOSOFIA
Teoria das ideias e política para Platão
 A Teoria das Ideias ou Teoria das Formas é um conjunto de conceitos filosóficos criado por Platão, na Grécia Antiga. Essa ideia era dualista: segundo ele, a realidade se encontra dividida em dois níveis: o MUNDO SENSÍVEL e o MUNDO INTELIGÍVEL.
Antes de definir esses dois mundos, vamos falar sobre a ALEGORIA DA CAVERNA.
· Alegoria da Caverna: 
 No livro A República, Platão conta uma alegoria para ilustrar vários aspectos de seu pensamento. Ele convida seu leitor a imaginar uma caverna na qual se encontram várias pessoas amarradas desde sua infância de tal forma que são incapazes de ver outra coisa senão o fundo dessa caverna. Elas são incapazes de se virar e olhar em direção à saída e ver a luz do dia e as coisas que existem no exterior. 
A única coisa que viram desde seu nascimento são sombras de animais, pessoas e objetos projetadas por uma fogueira na entrada da caverna. Comparando a situação com um cinema moderno, podemos dizer que é como se os prisioneiros de Platão vivessem acorrentados a um cinema que projeta constantemente sons e imagens ao longo de toda suas vidas.
Nesse ponto, Platão pergunta, para esses prisioneiros, o que é a realidade? Como jamais viram outra coisa, assumem que a realidade são aquelas sobras projetadas no fundo da caverna e conversam sobre essas sombras como se elas fossem seres reais. Não tendo outra fonte de informação, não tem como saber que essas sombras são apenas cópias imperfeitas da realidade.
Continuando sua alegoria, Platão nos pergunta: o que aconteceria se um dos prisioneiros tivesse, depois de muito tempo, a oportunidade de se libertar e poder observar a verdadeira realidade? Segundo Platão, de início essa pessoa nem sequer seria capaz de enxergar, já que a luz do exterior da caverna ofuscaria sua visão. Porém, na medida em que se acostumasse, perceberia que o que viu até então eram apenas sombras da realidade. Essa pessoa perceberia também que até então havia vivido em um mundo ilusório e apenas agora descobriu o que é real.
Por fim, pergunta, o que aconteceria se esse homem retornasse à caverna e contasse aos seus antigos companheiros o que descobriu? Acreditariam nele? Julgariam um louco e o matariam? Platão acreditava que a segunda opção é mais provável que a primeira. Pessoas que viveram toda uma vida vendo sombras se recusariam a pensar na possibilidade de que todo isso fosse irreal e até mesmo se recusariam a sair da caverna e olhar a realidade verdadeira.
Qual o significado dessa história de Platão? Qual a relação com a sua filosofia?
· Mundo Sensível: 
É o mundo “material” mediados pelas formas autônomas que encontramos na natureza, percebido pelos cinco sentidos. (olfato, paladar, tato, visão e audição).
Para Platão, o mundo sensível não é confiável, pois ele acredita que os nossos sentidos podem estar errados. 
As sombras que vemos nas paredes da caverna são uma representação do mundo sensível.
Palavra-chave: Dóxa- opinião
· Mundo Inteligível: 
É o mundo das “ideias perfeitas”, voltado para a razão e o intelecto. Para Platão, o mundo inteligível era “perfeito, zero defeitos”. Nesse Mundo inteligível, estariam as essências das coisas, os conceitos, as Ideias fixas e imutáveis que descrevem essencialmente cada ser ou objeto existente.
Palavra-chave: Episteme- conhecimento.
Política para Platão
· REI FILÓSOFO: Pela educação, o indivíduo deveria alcançar equilíbrio entre os princípios voltados para os desejos, paixões e razão, mas com equilíbrio hierárquico, pois, para o filósofo, o lado racional deve preponderar.
Teoria da alma: -corpo (sensível) / alma (inteligível)
1. ALMA RACIONAL: busca da verdade (razão)
2. ALMA IRASCÍVEL: auto preservação (sentimentos, coragem)
3. ALMA CONCUPISCENTE: instintos básicos (instintos básicos, desejos)
Fazendo uso da teoria das almas e uma analogia entre o individuo e a pólis, Platão também dividiu-a em grupos sociais:
· GOVERNANTES: responsáveis pela política, pelo governo. (alma racional, razão)
· GUERREIROS: responsáveis pela segurança da Pólis (alma irascível, coragem)
· PRODUTORES: responsáveis pela economia da Pólis (alma concupiscente, instintos básicos)
Para Platão, o ideal de Justiça dependeria do equilíbrio entre as partes. Ou seja, cada individuo exerceria sua função de acordo com sua aptidão.
-Possuía crítica à democracia ateniense por achar que seria um governo falho por ser gerenciado pelo homem comum. Isso dá inicio a SOFOCRACIA= governos dos sábios (filósofos)

Continue navegando