Buscar

ATIVIDADE 3 desenvolvimento humano e social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Modernidade teve como princípios algumas características, como a razão e o conhecimento científico, como promotores do progresso da humanidade. Contudo a experiência do século XXI vem colocando em xeque algumas dessas noções pelos chamados autores pós-modernos. O acesso à saúde e à educação, por exemplo, não é uma realidade para todas as pessoas. Ao mesmo tempo, os avanços tecnológicos hoje permitem uma maior abrangência do campo educacional, como no caso da modalidade à distância de ensino. Outro ponto pertinente ao desenvolvimento tecnológico é a questão ambiental, pois, por um lado, a tecnologia contribui em diversos aspectos, entretanto também impactou o meio ambiente.
Diante desse quadro e tendo como embasamento os conteúdos apresentados nesta unidade, qual é o papel da tecnologia na vida dos sujeitos nos dias atuais? Como a tecnologia pode impactar na vida das pessoas com relação à educação e ao meio ambiente? Para responder a essas questões, procure utilizar exemplos concretos e, se possível, busque utilizar situações do seu cotidiano.
A tecnologia hoje faz parte do dia a dia de grande parte da população mundial, seja de forma direta, utilizando o seu Smartphone para se conectar as redes sociais, estimulando a comunicação entre indivíduos, por exemplo, ou de forma indireta adquirindo um produto industrializado em um supermercado. No entanto, como quase tudo na vida, tem-se nesse meio tanto pontos positivos quanto negativos. Em uma vertente temos facilidade e praticidade em várias áreas, na outra se observa consequências desfavoráveis de um mau uso.
A inserção das tecnologias digitais é tão grande no cotidiano dos indivíduos que qualquer ameaça a esse recente modo de vida significa uma catástrofe. Transações bancárias, serviços diversos oferecidos pela Internet, atendimentos hospitalares, transações comerciais etc, todas essas interações sociais são dependentes de algum tipo de tecnologia digital. Infelizmente tornou-se comum ouvir histórias de pessoas que acabaram se perdendo no mundo digital, distanciando-se até mesmo daqueles que convivem na mesma casa, o que mostra que isso gera impacto até mesmo na forma como as pessoas interagem entre si.
No segmento setor educativo, podemos falar também sobre o quanto a tecnologia causa impacto na educação, principalmente no momento pandêmico que vivemos todos desde 2020. Afinal, o que seriam dos bilhões de estudantes do mundo inteiro se não fossem as aulas ministradas à distância, popularmente conhecidas como educação a distância (EAD)? Muita coisa estaria estagnada se não fosse a existência desse sistema, que a cada dia mais vem promovendo a busca pelo conhecimento de diversas pessoas. Contudo, a evolução tecnológica não é simétrica, ou seja, não surge na humanidade como um todo e não se insere de forma igual em todas as sociedades, logo nem todos os estudantes conseguem ter acesso a educação a distância por não ter acesso a internet.
Outro setor que conta demasiadamente com esses avanços é o do meio ambiente. A transformação da natureza pelas mãos humanas, premissa básica da ação de trabalho do homem, tornou-se gigantescamente mais abrangente após o surgimento das tecnologias impulsionadas por energias não renováveis, tais como o carvão, o petróleo, os gases naturais, bem como a recente energia nuclear, que trouxeram um impacto ambiental nunca antes visto na atuação humana sobre a natureza. Por anos nós utilizamos a tecnologia de forma desenfreada e de uma forma irresponsável, que podem gerar impactos enormes quando gerados algum acidente, um bom exemplo é o ocorrido a cidade de Chernobyl, que acarretou em diversos problemas. 
Mas também graças à tecnologia observam-se cada vez mais consciência e cuidado para com a natureza, como exemplo pode-se citar os materiais utilizados em determinadas construções (prédios, mercados, hospitais), que são constantemente trabalhados visando algo mais sustentável. As sacolinhas biodegradáveis encontradas já em tantos mercados, bem como as diversas embalagens industrializadas de certos alimentos que consumimos que agora seguem o mesmo caminho de produção sustentável
Um ótimo exemplo é a Adidas, ela conseguiu criar um tênis a partir de plásticos retirados do oceano, ou seja, além dela limpar o oceano e minimizar os impactos causados por anos de uso irresponsável do plástico, ela pega todo esse "lixo" e o transforma em outro produto. 
Esses exemplos só foram possíveis graças o investimento em tecnologia e na parte de pesquisas para conseguir tornar tudo isso possível, além disso, esses exemplos mostram como a tecnologia está presente em nossas vidas, seja em uma simples sacola biodegradável, até nos prédios da cidade e nos nossos tênis.

Outros materiais