Buscar

ATIVIDADES DE DANÇA - Atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo dos nossos estudos, pudemos verificar que, de acordo com Ried (2003), a dança de salão, aquela dançada por casais, surgiu na Europa, entre os séculos XV e XVI. Ela era tida como uma forma de lazer, tanto entre os nobres quanto entre a população mais simples. Além disso, fazia parte das festas de confraternização, tendo relação com os eventos da nobreza e encontros com propósitos políticos. No Brasil, veio com a corte portuguesa e se tornou uma das atividades dos nobres brasileiros.
 
RIEF, B. Fundamentos da dança de salão. São Paulo: Midiograf, 2003.
 
Sendo assim, considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a dança de salão, descreva-a enquanto prática corporal, situando o contexto histórico geral e as danças que pertencem a esse estilo.
A dança de salão em sua essência foi criada como forma de descontrair, se divertir, sair do ócio. Teve sua origem na Europa e a cada país que passou deixou sua marca, sendo por vezes incorporado aos gêneros já existentes das regiões propagadas. Podemos dizer também que a dança não é um estilo só e sim vários estilos cada um com sua especificidade e originalidade, porém sem deixar de perceber suas semelhanças com os seus ‘’país’’, exemplo da Valsa vienense, deixou vários ‘’filhos’’ pelo mundo onde passou, se popularizando e dando espaço a estilos únicos como a rumba, foxtrote, tango, que por sua vez deu origem ao maxixe, mais conhecido como o tango brasileiro. Percebe-se que a música está em constante evolução ainda e a cada dia que passa novos ritmos e estilos podem surgir nesse mundo de dança.

Continue navegando