Buscar

A importância da relação interpessoal na humanização da assistência em saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno(a): 
Matrícula: 
Curso: 
A importância da relação interpessoal na humanização da assistência em saúde
A relação interpessoal entre profissional da saúde e paciente é muito importante pois oferece a ambos a oportunidade de uma comunicação clara, proporcionando assim uma relação mais humanizada.
Um bom relacionamento interpessoal é a base para a prestação de serviços de qualidade, uma intervenção que vise estimular a interação positiva entre colegas de profissão e atribuir/agregar conhecimento à equipe, torna-se indispensável, uma vez que contribui com a melhora na qualidade das ações de saúde voltadas aos pacientes (PONTES, 2008). Esse tipo de relação está associado à conduta do profissional diante de crises, superação de obstáculos e a forma com que ele lida com diferentes pessoas, tal relação é prejudicada quando há dificuldade do profissional em escutar e isso pode ter resultado negativo no desenvolvimento pessoal do paciente.
O processo de comunicação está diretamente ligado ao acolhimento, de forma a resolver os problemas trazidos pelo usuário, tal processo requer uma postura profissional, uma comunicação limpa e com canais adequados, para que as informações sejam passadas e recebidas sem falhas, é uma “mão de via dupla” que melhora as relações interpessoais e consequentemente a qualidade dos serviços que são prestados. Não há como prestar cuidado humanizado sem uma boa comunicação, um bom relacionamento entre os profissionais e pacientes.
A humanização do atendimento acontece quando há a acessibilidade das relações que o envolvem, o reconhecimento dos direitos do paciente, da sua cultura; a abertura para diálogo e melhor comunicação entre profissional da saúde e paciente. As relações que fazem parte do contexto profissional são complexas e desafiadoras, sendo maiores os desafios quando se trata de uma equipe multiprofissional (Oliveira, Pires & Parente, 2011). 
Diante deste cenário podemos concluir que as relações interpessoais e a comunicação são ferramentas de grande importância para a humanização dos serviços de saúde. É também de suma importância salientar que os gestores devem ter participação direta e que exerça a comunicação.
REFERÊNCIAS
BRITO NGT, CARVALHO R. A humanização segundo pacientes oncológicos com longo período de internação. Einstein. 2010;8(2pt1):221-7.
OLIVEIRA, B. R. G. COLLETT, N. VIERA, C. S. A Humanização na Assistência à Saúde. Rev Latino-am. Enfermagem 2006 mar.-abr. 14(2):277-84.
Oliveira, H. M., Pires, T. O., & Parente, R. C. P. (2011) As relações de poder na Estratégia de Saúde da Família sob o enfoque da teoria de Hannah Arendt. Saúde e Transformação Social, 1(2), 17-26. Retirado de http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/v iew/494
PONTES, Alexandra Carvalho; LEITÃO, Ilse Maria Tigre Arruda; RAMOS, Islan Costa. Comunicação terapêutica em Enfermagem: instrumento essencial do cuidado. Revista brasileira de enfermagem, v. 61, n. 3, p. 312-318, 2008.
SILVA, Maria Júlia Paes da. O Papel da Comunicação na Humanização da Atenção à Saúde. Rev. Bioética. São Paulo. vol. 10 – n. 2. p. 73. nov. 2002
WOLFART, J. M.; SILVA, A. M. F. D. S. RELAÇÃO INTERPESSOAL EM AMBIENTE HOSPITALAR. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc São Miguel do Oeste, [S. l.], v. 5, p. e27039, 2020. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/27039. Acesso em: 08 maio. 2021.

Continue navegando