Buscar

Atualmente estamos observando muitos casos de corrupção nas grandes empresas no Brasil e em todo mundo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância do compliance
Atualmente estamos observando muitos casos de corrupção nas grandes empresas no Brasil e em todo mundo, onde muitos acabam não tendo um bom controle do compliance, que é necessário para qualquer empresa. Na B&S S\A saiu almas matérias envolvendo escândalos ligados a condutas internas e externas que acaba prejudicando o seu relacionamento com acionistas, fornecedores e clientes que buscam uma relação de negócios. Para que se tenha um sistema mais efetivo maior penalidades no descumprimento de regras, melhorar a gestão de processos, respeitas as condutas para que esteja em conformidade com as leis para que a empresas não tenha riscos de prejuízos financeiro e parceiros de negócios.
Além disso as regras, controles internos e externos aos quais a organização precisa se adequar.  Por isso, adequando-se ao compliance, as atividades estarão em plena conformidade com as regras e legislações aplicadas aos seus processos.Tanto a empresa como todas as pessoas que nela trabalham, inclusive fornecedores de interesse, precisam se comportar de acordo com as regras dos organismos reguladores. Além disso, devem garantir o fiel cumprimento dos diversos instrumentos normativos internos. 
Assim um dos seus objetivos é corrigir e prevenir desvios que possam trazer conflitos judiciais para o negócio, sendo comumente atrelado à luta anticorrupção.Porém,esta não é a única função do compliance. O Compliance, também se dedica a questões relacionadas à ética, sustentabilidade, cultura corporativa e diversos outros possíveis riscos.Ou seja, ele se dedica a todas as áreas que possam apresentar irregularidades que afetem o desempenho e a reputação da empresa. Este código de conduta deve ser disseminado pela empresa por estratégias de comunicação interna eficazes. Por exemplo, estimular a prática de denúncias diante de má conduta por meio de um canal seguro e sigiloso.
Diante dos fatos mencionados é importante investir no compliance pois gera vantagem competitiva em relação à concorrência,atração de investidores e investimentos, identificação de riscos e prevenção de problemas, ganho de credibilidade, melhoria da eficiência e qualidade dos serviços/produtos, aumento da governança,e sustentabilidade, assim consegue melhorar e correr menos riscos em uma organização.

Mais conteúdos dessa disciplina