Buscar

Resumo Cebola - Cultivares, condições climáticas e época de plantio

Prévia do material em texto

Cebola Continuação 2
AULA 5 
CULTIVARES (alho e cebola)
Ambas culturas são hortaliças fortemente influenciadas por fatores ambientais, principalmente fotoperíodo e temperatura. E são usualmente classificadas em função de suas exigências fotoperiódicas.
· Cultivares de dias longos (cultivares tardias)
Exigem acima de 14h de luz por dia para bulbificação, são tardias pois são as cebolas de maior ciclo, de 6-8meses, e são exigentes em baixas temperaturas
Características:
- alta resistência à queima-de-alternária ( queima= principal doença da cebola e alho)
Essa doença se manifesta nas folhas, e normalmente consomem a planta toda, impedindo a fotossíntese e reação dos fotoassimilados, contribuindo para a morte e não bulbificação da planta.
- Bulbos de coloração escura
- Alto teor de matéria seca
- Sabor muito acentuado
- Ótima conservação
- Altamente valorizadas na comercialização
- Apresentam adaptabilidade restrita ao extremo sul
- Exemplos de cultivares brasileiras tardias, não híbridas, são Rio Grande Bojuda, Jubileu e Bella Crioula.
Onde conseguimos cultivar genótipos tardios nesses locais acima? Se a cebola precisa de mais de 14h de luz, seria necessário o cultivo no Rio Grande do Sul, pois são cultivares de restrita adaptabilidade. E são altamente valorizados pois são ótimos genótipos, além de que bulbificam mais no fim do ano, exigentes em baixas temperaturas, e plantio tardio. Então o que se indica ara o plantio desses genótipos? Entre os meses de junho, porque a cebola precisa de um fotoperíodo decrescente para crescimento e desenvolvimento, e por isso é considerada hortaliça de dias longos, pois os dias para a formação do produto comercial precisam ser longos
Exemplos de cultivares: 
BR 29
Tem formato arredondado, cor vermelha, túnicas mais escuras, peso de 140-160g, ciclo de 185-195 dias, e têm uniformidade em sua maturação.
CRIOULA
Tem formato globular, cor vermelha, peso de 140-160g, plantio realizado de março à julho, ciclo de 180-200 dias. A melhor latitude de plantio é perto de 32º, ou seja, climas mais frios.
Parágrafo excluído do livro ‘Cebola do plantio à colheita’ capítulo cultivares (Alves et al., 2018)
O melhoramento possibilitou a adaptação da cultura da cebola às regiões de menores latitudes no país, visto que as cultivares inicialmente introduzidas eram produzidas somente no Sul do Brasil. 
Todos os programas de melhoramento que inicialmente se instalaram no país se utilizaram da variabilidade genética existente nos primeiros materiais introduzidos (Santos et al., 2013). 
Um exemplo do potencial da variabilidade desses materiais foi o desenvolvimento de cultivares do grupo IPA (latitude 9ºS) a partir de populações normalmente cultivadas a 23-30º de latitude sul.
· Cultivares Intermediárias (de ciclo mediano)
Exigem de 12 a 14h de luz por dia para a bulbificação, têm exigência intermediária em baixas temperaturas, e seu ciclo é de 5 a 6 meses; Muitas dessas cultivares são as de ciclo longo que sofreram melhoramento genético para que seu ciclo tornasse menor, porém há perda de qualidade de produto.
Características: 
- Resistência mediana à queima-de-alternária
- Bulbos de coloração mais acentuada
- Teor mediano de matéria seca
- Sabor mais pungente
- Melhor conservação dos bulbos
- Bulbos mais valorizados no mercado
- Cultivares desse grupo apresentam adaptabilidade geográfica mais restrita
- Exemplos são as cultivares não híbridas: Baia periforme, Bola Precoce, IPA-6, Baia Super Precoce e Roxa do Barreiro.
Qual a latitude ideal para cultivo?
Baseado na época de plantio, basicamente a região de SP para baixo terá um plantio melhor essas cultivares, a semeadura é feita mais tardiamente, então não pegará o período de safra de cebola. Então relacionado a escassez e excesso de cebola, as cultivares tardias vão ser colhidas mais ao fim do ano. E normalmente o excesso de produto (fim do ano) faria com que o valor dos produtos fosse mais baixo, então as cultivares medianas são colhidas um pouco antes para que o produto não desvalorize muito.
· Cultivares de dias curtos (precoces)
Desenvolvem bulbos sob 11-12h de luz por dia, apresentam ciclos curtos (4 a 5 meses). Temperaturas mais elevadas aceleram o desenvolvimento da planta, então geralmente essas cultivares são implementadas em locais mais quentes quando comparado a cultivares anteriores. Porém essas cultivares perdem completamente suas características de qualidade do produto. A época de plantio dessas cultivares é de fevereiro, março à Abril, e uma cultivar de ciclo curto vai coincidir com a colheita nos meses de junho e julho, e é a época em que mais têm cebola no país, ou seja, o preço da cebola será baixo devido a qualidade e excesso de produto no mercado.
Características:
- Plantas mais susceptíveis à queima-de-alternaria
- Bulbos de Coloração externa bem clara
- Baixo teor de matéria seca
- Sabor muito suave
- Baixa capacidade de conservação dos bulbos
- Menores cotações no Mercado
- Apresentam ampla adaptabilidade de cultivo em diversas regiões brasileiras
- Exemplos são os híbridos precoces Granex 33, Granex 90, Granex 429, Rio Grande, Mercedes e Linda Vista.
Devido a estas características essas cultivares possuem ampla adaptabilidade de cultivo, porém na latitude 0ºS, seja em janeiro, junho e dezembro, independente do mês de plantio, essas cultivares receberão o estímulo para bulbificação, então formará um produto precoce, com bulbos menores. Então é recomendado não plantar essas cultivares nessa latitude, visto que também há muita umidade, e a cebola não gosta de umidade. 
Exemplos de cultivares:
OPTIMA F1
Formato mais arredondado cor amarela escura, peso de 200-250g, ciclo de 100-110 dias.
TEXAS GRANO 502
Formato globular, cor amarela clara, plantio corre de março à julho, ciclo de 100-105dias.
CV.Alfa Tropical
É uma cultivar de dias curtos, apropriada para a denominada “cultura de verão”. Foi lançada com determinado marketing que não gerou lucro para o mercado, pois coloraram ela para entrar no local de produção por bulbos, e esse plantio por bulbos são usados cultivares boas de dias longos, então essa substituição não agrado os produtores da região
- Centro-sul- semeadura de novembro a dezembro
- Colheita na entressafra (março à maio)
- Substitui o sistema de produção por bulbinhos (oneroso)
- Bulbos de coloração baia clara, pungentes, predominando o formato globular.
- Ciclo de 120-1135 dias.
Quando recomendar uma cultivar e quando recomendar um híbrido de cebola:
O alho também tem cultivares de dias curtos (precoces), intermediários e de dias tardios, a teoria é a mesma. Porém no nosso país temos uma nova tecnologia chamada vernalização. Hoje no brasil, com a vernalização conseguimos produzir cultivares tardias de alho em diversas regiões, ou seja, saímos do extremo sul do país e conseguimos desenvolver através da vernalização a cultivar o alho bom em outros estados do Brasil, como o Nordeste. A cultivar de dias tardios, do alho, é chamada de Cultivar Nobre. 
Para uma cultivar ser considerada nobre, ela tem que ter todas as características de uma cultivar tardia, ou seja, qualidade, alto teor de matéria seca, boa conservação, boa valorização de mercado. Para classificar esse alho, ele tem que ter no máximo 20 bulbinhos, então a dinâmica do alho e cebola é a mesma, o que mudará é a questão da vernalização.
O que acontece se fizermos a vernalização da cebola? Acabaremos provocando o florescimento da cebola, ainda não conseguimos fazer esse tipo de cultivo com cebola.
Condições climáticas da cultura (cebola e alho)
Formação de bulbos está relacionada com a interação entre o fotoperíodo e a temperatura. O fotoperíodo é decisivo na bulbificação das duas culturas, sem não tem fotoperíodo, não tem bulbificação. A cebola e alho são espécies de dias longos para bulbificação.
Em fevereiro começa o plantio nessas regiões de altitude mais elevadas, regiões mais frias, em março há a concentração de semeadura em diversas regiões do país, abril maio e junho ocorre a semeadura das cultivares medianas e tardias.Desde o dia 21 de dezembro o fotoperíodo está decrescendo, e no dia 21 de junho teremos o dia mais curto do ano, e a noite mais longa do ano. A pouca luminosidade decresce até o meio do ano, e a partir do dia 21 de junho a planta começará o seu período de bulbificação, pois com o aumento da luminosidade, aumentará sua atividade, resultando no crescimento e desenvolvimento da planta, dependendo de cada cultivar.
- As plantas formarão bulbos somente se o comprimento do dia (fotoperíodo) for igual ou superior que o valor mínimo fisiologicamente exigido por cada cultivar, lembrando que cada cultivar possui sua exigência em horas de luz para iniciar o processo de bulbificação.
Então o que acontece se eu plantar a cultivar errada no local? Um elevado número de plantas entrará em estresse, causando uma anomalia chamada “charutos”, esse estresse é decorrente de outras variáveis além do fotoperíodo. A anomalia não deixará a planta desenvolver de maneira ideal, já o alho apenas vegetará.
 Já a condição fotoperiódica acima da exigida pela cultivar, tanto de cebola ou alho, terão bulbificação prematura e indesejável, causando bulbos de tamanho reduzido (possuem elevada dormência), planta de tamanho reduzido.
Quando se cultiva cebola em baixos fotoperíodos (muito curtos) artificialmente, as plantas formam folhas indefinidas e não vão bulbificar. (Cebola argentina)
Ainda que a duração do dia seja o principal fator indutivo da bulbificação, seus efeitos são modificados pela temperatura
· >TºC (Maior temperatura) : acelera a formação de bulbos
· <TºC (Menor temperatura): retardam a formação dos bulbos
· TºC > 30ºC: causam bulbificação prematura indesejável na fase inicial de desenvolvimento das plantas (Norte do país)
· TºC < 10ºC ou vernalização seguido de fotoperíodo longo: causam o florescimento prematuro (“botting”)
Condições ótimas de temperatura:
- Semeadura: 17- 20ºC
- Crescimento vegetativo cebola: amena ou fria (22 - 28ºC) / Alho: (18º - 20ºC)
- Bulbificação cebola: 25 – 30ºC. Porém há estudos que dizem que formarão melhores bulbos em temperaturas de 15,5 – 21,1ºC / Alho: 10 – 15ºC
E por fim, a perfeita maturação do bulbo e colheita, tanto alho quanto cebola, será proporcionada em clima quente e seco.
Satisfeitas as necessidades de fotoperíodo somente haverá boa formação de bulbos se a temperatura for favorável a cultivar plantada. Temperaturas baixas predispões a planta ao florescimento precoce, sem formação de bulbos, enquanto que em temperaturas elevadas o tamanho dos bulbos será reduzido e a maturação mais rápida. Então para ter rentabilidade, esses mínimos detalhes referentes às culturas devem ser seguidos.
Época de plantio
Cultivares: diferenças quanto às exigências ao fotoperíodo, há flexibilização quanto à época de plantio. Então quando for implementar a cultura em um lugar que não conhecemos, deve-se procurar os produtores locais ou algum engenheiro agrônomo local, para saber quais são as cultivares adaptadas ao local.
O plantio antecipado de alho vernalizado é no período de fevereiro, março e abril, sendo assim, possibilita maior oferta do alho no mercado nacional. Já o plantio tardio de alho vernalizado favorece o ataque de doenças (ferrugem), pois coincide com o período chuvoso.
As cultivares “Semi nobres” quando plantadas em localidades baixas e quentes, é recomendado o plantio tardio, em altitudes superiores a 800m o plantio deve ser realizado de fevereiro a abril, e em regiões mais altas e frias o plantio deve ser antecipado. Quando bem conduzido e sob condições climáticas favoráveis, o plantio antecipado proporciona a colheita mais cedo e, portanto, a obtenção de melhores preços.

Continue navegando