Buscar

AV2 História da Enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Maria Jessica da Silva Gomes de Souza/202009213911
História da Enfermagem
Segunda feira (Ara0835/3602080) 1006
1. Devido suas realizações de caráter humanitário, foi chamada pelas religiosas vicentinas de Salvador, de a grande irmã de caridade leiga. Se voluntariou na Guerra do Paraguai. De quem estamos nos referindo ao se falar com destaque na história da Enfermagem?
Ana Justina Ferreira Néri, escreveu uma carta ao governador da Província da Bahia pedindo-lhe permissão para seguir para a guerra do Paraguai, que teve início em 1864. Organizou hospitais de campanha, fez da sua casa a primeira enfermaria. Recebeu dos soldados o título de “mãe dos Brasileiros”
2. Descreva de forma resumida como acontecia o tratamento dos doentes mentais no Brasil antes da reforma psiquiátrica?
A assistência psiquiátrica consistia em tratamento restritos ao interior de grandes hospícios com internação prolongada e manutenção de segregação do portador de transtorno mental do espaço familiar e social, tendo como foco a doença e não o indivíduo, utilizando técnicas de hidroterapia, administração excessiva de medicamentos, estímulos elétricos ou uso de procedimentos cirúrgicos. Eles eram marginalizados e não tinham autonomia, não sendo vistos como indivíduos ativo na sua terapêutica, o objetivo era vigiar e punir por seus atos, o que incluía violência
3. Faça um breve relato do movimento brasileiro popular conhecido como “Revolta da vacina”
No ano de 1904 já existiam 1.800 internados por causa da varíola no Hospital São Sebastião, mas a população ignorava esses números e insistiam em recusar a vacina. Em 29 de junho de 1904 o governo enviou ao senado um anteprojeto de lei que tornava obrigatória a vacinação contra a varíola. O código de Posturas do Município do Rio de Janeiro, datado de 1832, já estabelecia a obrigatoriedade da vacinação de todas as crianças e prévia aplicação de uma multa em caso de desobediência. Do dia 10 ao dia 12 de novembro a cidade foi abalada por choques entre a população e a polícia, passeatas e comícios. No dia 13 a população ocupava pontos centrais da cidade, além da construção de trincheiras e trocas de tiros com a polícia, no dia 14 de novembro os enfrentamentos se espalharam para outros bairros da cidade, podia se ver incêndios, saques e depredações. Houve uma reunião no clube militar da qual participaram os generais Silvestre Travassos, Olímpio da Silveira, Lauro Sodré, Barbosa Lima, o Major Gomes de Castro e o capitão Augusto Mendes de Moraes, todos descontentes com a medida adotada pelo governo. A rendição ocorreu na madrugada do da 15 de novembro com a ameaça de bombardeio pelas forças navais leais ao governo. A revolta provocou 945 prisões, 461 deportados, 110 feridos, 30 mortos e 700 detidos
4. Explique o motivo de atribuirmos o símbolo da lâmpada a um dos mais importantes da profissão da enfermagem?
Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna utilizava a lâmpada para iluminar o caminho enquanto ela observava seus pacientes durante a noite. Então a lâmpada tornou-se símbolo da enfermagem, assumindo a forma de lamparina grega, representando a iluminação do caminho a ser traçado pelos profissionais de enfermagem.
5. A que missão estamos referindo? 
Dirigida por uma enfermeira muito qualificada teve um pape fundamental na implantação de um novo modelo de enfermeira no país, a enfermeira moderna/enfermeira de saúde pública.
Florence Nightingale, organizou em 1859 o primeiro curso de treinamento para enfermeiras em Londres, no Hospital São Thomaz, demonstrando o valor da enfermeira inteligente e habilitada. Assim como os especialistas em saúde pública, Florence considerava que o lar era um lugar crucial para intervenções de prevenção de doenças. Seu livro Notas Sobre Enfermagem Haviam inúmeras instruções de saúde pública, com diversos conselhos de como manter um lar saudável, defendendo ainda melhorias no sistema de drenagem para combater doenças que viam da água como cólera e a febre tifoide. Revolucionou o sistema de enfermagem levando informação a população, trazendo a devida importância a prevenção de doenças.

Outros materiais