Buscar

Gerenciamento de Projetos: Métodos e Desempenho

Prévia do material em texto

Gerenciamento de projetos é uma teoria bem desenvolvida e vista como uma necessidade nas organizações. Existem vários métodos e técnicas que engloba um projeto desde o incio a conclusão do mesmo.
O gerenciamento de projetos podemos definir como pontos estratégicos, que surge ao meio da rotina. Consideramos uma estratégia de agrupar da organização as capacidades em gestão, a ser definida ao nível da empresa para ter uma realização de sucesso nos próximos projetos.
Fazendo a utilização de um processo bem estruturado e implementado, um sistema de projetos pode ser composta por métodos, ferramentas e modelos de projetos assim a gestão poderá ser vista como uma aplicação dos processos estruturados, repetidos e contínuos, que assim utilizados por uma organização vai permitir dar rumo a institucionalização de práticas padronizadas.
Métodos de Gerenciamento de projetos
Existem vários modelos de gerenciamento de projetos, disponível para utilização profissional e de organizações para melhoria do gerenciamento de seus projetos. Tem alguns conjuntos de métodos que são disponibilizados por institutos e associações dedicados ao estudo do projetos. Por exemplo o PMBoK é o conjunto de métodos genéricos bastante abrangente no que se objetiva ao atender as necessidades de diversos tipos de projetos.
Desempenho em projetos
A conclusão de um processo poderá determinar se o projeto irá desempenhar um forte papel para fornecer uma fonte de vantagem competitiva para uma organização.
O sucesso em projetos é definido ao cumprir os objetivos de tempo, custo e qualidade, além disso, pesquisas conduzidas ao longo dos últimos anos , e desde os anos 1980 vêm investigando dimensões para o sucesso em projetos, e levam a medir diferentes maneiras e em épocas diferentes o sucesso de projetos. Esse objeto o leva medir o sucesso em projetos e possível criar os critérios e métricas como proposto por Ling, e a a divisão refinando o sucesso de projetos e atingir o sucesso do produto no projeto, do atendimento dos padrões de qualidade e atingir sucesso nesse processo ao meio do comprimento dos objetivos de tempo e orçamento.
Lerson e Gobeli apresentaram fatores que pode denegrir o sucesso de projetos, incluindo como: estrutura, competência do gerente de projeto e o tamanho do projeto utilizando os mesmos indicadores de Ling.
Modelo conceitual
Narios fatores que podem levar um alto desempenho em projetos, enfatizando o uso de métodos para gerenciamento de projetos (KESSLER; WINKELLHOFER, 2002; THE STANDISH GROUP, 2009; WHITE; FORTUNE, 2002), selecionando os seguintes aspectos de análise de trabalho: possuir um sistema de gerem cimento de projetos formal com métodos bem definidos.
Dos indicadores de medição de desempenho, são considerados o comprimento do orçamento planejado, do prazo, a performance financeiro do projeto que envolve investimentos e decisões que foram feitas antes da aprovação do projeto.
Seleção da amostra de análise 
Como o foco de pesquisa são organizações na qual a atividade de projetos é estratégica, e investem grandes montantes em métodos e processos de gestão de projetos. Para uma análise tem como requisito o acesso a dados de desempenho do projeto, para permitir a comparação do desempenho antes do projeto, durante e após a implantação dos métodos. E assim necessitava de uma base para comparação do avanço da implantação do uso dos métodos e maturidade em projetos. 
Diante a organização estudada é de uma empresa multinacional e que possui diversas divisões atuando no mercado, isso foi possível obter dados de uma grande quantidade de projetos por uma longa análise.

Mais conteúdos dessa disciplina