Buscar

Disciplina parametro aberta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Parâmetros de Ensino em Língua Brasileira de Sinais como L1 (LBR08)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669802) ( peso.:4,00)
	Prova:
	33752705
	Nota da Prova:
	10,0
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Segundo Lopes (2007, p. 7), "a surdez é uma grande invenção". Com isso ele reflete sobre a inserção histórica do surdo, sua cultura e até mesmo sua educação. A evolução histórica da educação para surdos é então, alinhada ao desenvolvimento da invenção de uma linguagem possível para o surdo. Disserte sobre o contexto histórico do bimodalismo para a educação de surdos.
FONTE: LOPES, M. C. Surdez & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
	Resposta Esperada:
*Além dessas modalidades, o Oralismo e a Comunicação Total têm ainda o bimodalismo e o bilinguismo. O bimodalismo é um exemplo de estratégia educacional que surgiu a partir da abordagem da comunicação total. Esta modalidade é reconhecida como uma abordagem educacional própria para o ensino e comunicação dos surdos, pelo fato de ter se tornado "comum", ou melhor, o mais frequente meio de comunicação entre surdos e ouvintes. *Esse fato pode ser explicado pelo próprio significado da palavra bimodalismo ou educação bimodal, mas conhecido como português sinalizado. No bimodalismo existe o uso simultâneo da língua de sinais e do português, essa mescla feita pela comunicação bimodal evidencia que os estudantes surdos não adquirem nem uma língua nem outra. *O bimodalismo está atrelado ao fato de que a maioria dos surdos nasce em família de ouvinte, e que mesmo após seus filhos serem diagnosticados com um déficit auditivo é comum que, em um instinto de proteção, os pais tendam a educar seus filhos surdos como se fossem ouvintes. Podemos pensar a prática bimodal como mais uma das possibilidades de comunicação e de educação para surdos. Contudo, não podemos acreditar que essa é a melhor opção de abordagem educacional para surdo, uma vez que ela ainda é feita e pensada por e para ouvintes.
	2.
	De forma geral, a língua remete é um tipo de comunicação específica entre os seres, sendo a linguagem os fenômenos comunicativos gerais. No processo de comunicação entre humanos, há a presença dos dois conceitos acontecendo ao mesmo tempo, enquanto se fala uma determinada língua, a linguagem corporal auxilia na decodificação da mensagem, por exemplo. Disserte quais são os efeitos culturais na língua e linguagem nos seres.
	Resposta Esperada:
*O ser humano, enquanto ser ainda mais complexo, se mostra mais envolvido em relação à linguagem, pois de um modo geral somos gerados enquanto sujeitos através da linguagem, por isso, e devido a ela, somos seres únicos, que temos uma identidade, porém, devido à linguagem nos tornamos parecidos na nossa unicidade, *pois carregamos um pouco da cultura que nos foi impregnada através da linguagem, mas também deixamos, nos outros, nossas marcas por intermédio dela. Por exemplo, se você tiver um parceiro ou uma parceira, *sabe o que ele ou ela está pensando por um simples gesto, isso porque você conhece a linguagem corpórea do outro.
Parte inferior do formulário

Outros materiais