A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
Biogeografia do Reino Australiano

Pré-visualização | Página 1 de 2

REINO AUSTRALIANO
No Pleistoceno, a Austrália teve uma fase úmida seguida de um período seco, este, entre os anos 18.000 e 16.000. A alternância entre os dois períodos levou a uma redução do nível do mar e originou uma ligação entre a Austrália e a Nova Guiné, que emergiu e submergiu várias vezes. Essa ponte só se interrompeu em definitivo entre os anos 8.000 e 6.500. “A floresta tropical úmida da Nova Guiné pôde, então, colonizar o litoral nordeste da Austrália, juntamente com a fauna típica” (MÜLLER, 1979, p. 72).
No Cretáceo médio, a Austrália e as ilhas faziam parte de Gondwana. Com a separação dos continentes, a Austrália moveu-se para o norte até meados do Eoceno (há 54 MA), quando se isolou por completo do restante dos continentes. Em latitudes mais baixas, o clima mudou de temperado frio para uma variedade de climas à medida que o continente se assentava na sua posição atual – climas mediterrâneo, desértico, temperado, tropical e subtropical. (FURLEY; NEWEY, 1986).
BIOMA 
(FAUNA E FLORA)
A fauna da região Australiana e da Oceania possui uma grande variedade de espécies.
Região isolada das demais, que impossibilitou a invasão de grandes predadores.
FAUNA
EXEMPLOS DE ANIMAIS
DA REGIÃO:
CANGURUS
(Gênero: Marcopus)
Mamíferos da infra classe dos marsupiais.
Habitam nas planícies da Austrália e da Papua Nova Guiné.
São animais herbívoros que se alimentam de uma grande variedade de plantas.
Vale ressaltar que os filhotes nascem bem pequenos, com cerca de 2,5 cm de comprimento. Esses pequenos filhotes, então, sobem por meio do pelo da mãe até a bolsa. Quando chegam dentro da bolsa, eles alimentam-se do leite da mãe. Eles ficam ali até adquirirem capacidade de explorar o habitat sozinhos.
ESPÉCIES
Canguru-vermelho (Macropus rufus)
Canguru-cinza-oriental (Macropus giganteus)
Canguru-cinza-ocidental (Macropus fuliginosus)
Canguru antilopíneo (Macropus antilopinus)
(https://www.flickr.com/photos/rroger880/9454090117)
(https://www.natureplprints.com/australia/female-eastern-grey-kangaroo-macropus-giganteus-15468707.html)
(https://www.flickr.com/photos/gregbm/27577128478)
(https://www.inaturalist.org/taxa/42880-Macropus-antilopinus)
É um mamífero marsupial herbívoro arbóreo nativo da Austrália. É o único representante existente da família Phascolarctidae e seus parentes vivos mais próximos são os vombates. Devido a sua dieta restrita a folhas e cascas de eucalipto (planta de clima subtropical e temperado quente), o coala é encontrado em áreas costeiras das regiões leste e sul do continente, habitando Queensland, Nova Gales do Sul, Vitória e Austrália do Sul. 
COALAS
(Phascolarctos cinereus)
(https://www.biologianet.com/biodiversidade/coala.htm)
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Coala)
Eles apresentam uma pelagem com coloração que varia entre o acinzentado e o castanho, podem chegar a cerca de 85 centímetros de comprimento e pesar até cerca de 13 quilos.
Espécies variadas de anfíbiosOnde predominam os membros da subordem Neobatrachia , que compõem a maior porção de espécies de sapos existentes.
A região da Austrália é banhada por dois oceanos, o Oceano índico e o Oceano Pacífico, onde de cada lado, a fauna marinha é diferenciada uma da outra.
FLORA
Algumas árvores como coqueiros e manguez (que eram comuns em toda a Austrália, mas desde 2011 a linha costeira tem registrado menos chuvas que a média e a seca de 2015/16 foi especialmente severa, o fenômeno El Niño pode ter sido uma grande influência para a destruição dos mangues) que têm frutos resistentes o suficiente para viajar por longas distâncias pelo mar. Cerca de 19 famílias e 500 gêneros são endêmicos, em contrapartida as florestas tropicais do nordeste de Queensland têm uma flora mista, com notável elemento malesiano.
Importantes plantas com flores nativas da Austrália e da Oceania incluem o jacarandá, o hibisco, o pohutukawa.
Como a maior parte da Oceania é tropical ou temperada, há uma quantidade abundante de chuva que produz florestas tropicais e temperadas em toda a região. E importante notar, no entanto, que nem toda a Oceania recebe chuvas abundantes algumas partes da região são áridas ou semi-áridas. A Austrália, por exemplo, possui grandes áreas de terras áridas com pouca vegetação.
Algumas plantas para chegarem no continente viajaram entre as ilhas por meio do vento ou das correntes oceânicas.
Os pássaros também tiveram grande importância fazendo trabalho de dispersão de sementes. As Briófitas e Pteridófitas que se reproduzem por esporos que podem permanecer no ar por longas distâncias.
EXEMPLO DE FLORA
DA REGIÃO:
EUCALIPITO
(Gênero: Eucalyptus)
Árvore da família das Mirtáceas, o eucalipto é nativo da Oceania, onde é a espécie dominante da flora local. Com mais de 700 espécies, a maioria de origem australiana, adapta-se praticamente à todas as condições climáticas, porém estando mais presente nas regiões tropicais e temperadas quentes. Sua copa possui folhagem persistente, cujas folhas são cobertas por glândulas que segregam óleo e, quando jovens, são opostas, entre arredondadas e ovais.
A casca destas árvores, ou o súber, possui um ciclo anual e pode ser classificada como lisa ou enrrugada.
A troca desta casca se diferencia de acordo com o tipo sendo que, enquanto a casca lisa cai praticamente por inteiro, deixando uma superfície plana e manchada, a casca enrrugada seca lentamente agarrado ao caule persistentemente. As cascas enrrugadas podem ser fendidas, duras, tessaladas, em cofre ou faixa.
(https://www.infoescola.com/plantas/eucalipto/)
FATOS IMPORTANTES DA BIOGEOGRAFIA DA REGIÃO
CLIMA:
- Clima temperado ao sul e clima tropical ao norte. 
- Clima Temperado: estações do ano dualistas, isto é, somente duas plenamente visíveis (verão úmido e inverno seco).
- Clima Tropical: quatro estações bem definidas (verões com dias mais longos; outono com temperaturas um pouco mais amenas; inverno apresenta dias mais curtos e temperaturas baixas; primavera com temperaturas mais amenas e agradáveis.
BIOMAS:
- Diversidade em biomas.
- Como a floresta tropical, savana, o deserto, excluindo biomas que são de lugares onde o clima é mais gélido, como acima do trópico de câncer e locais com altitude muito elevada.
- A diversidade de biomas e climas na Oceania propicia também a diversidade de sua biota, com animais característicos deste país.
DESERTO:
- O deserto ocupa cerca de 56% da Austrália.
- O deserto Australiano é um local de extremos.
- A sua formação, com base apenas na sua localização geográfica, seria menos provável: está dividida pelo trópico de capricórnio, onde não é tão quente e árido como as regiões desérticas próximas ao equador. 
- O que explica? A Grande Cordilheira Australiana.
- Possui papel fundamental na propiciação dos desertos no centro do país.
- A cordilheira barra os ventos úmidos que chegam do oceano pacífico.
- Grande parte destes ventos chegam somente ao litoral, nutrindo a floresta tropical ali presente.
- As correntes marítimas também auxiliam neste coeficiente,
- Chegam aos litorais oeste e leste da Austrália, respectivamente, correntes frias e quentes.
OCEANOS:
- Banhada pelo oceano Pacífico (oeste) e Índico (leste). 
- Os oceanos pouco se misturam por conta de suas diferenças. 
- O Pacífico é o maior dos oceanos, com cerca de 175 milhões de quilômetros quadrados de extensão e 4.282 metros de profundidade. 
- O oceano índico tem cerca de 75 milhões de quilômetros quadrados de extensão.
BIBLIOGRAFIA
A Economia da Natureza - Ricklefs - 6ed - Cap_ 21
Fundamentos de Geomorfologia e Biogeografia – UNIASSELVI, 2015 (PAG. 175 – 180)
https://www.britannica.com/print/article/43654
https://www.biologianet.com/biodiversidade/coala.htm
https://m.todabiologia.com/zoologia/canguru.htm 
https://www.google.com.br/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/animais/koala.htm
https://www.infoescola.com/plantas/eucalipto/ https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00275514.2001.12063223
https://pt.wikipedia.org/wiki/Myrtaceae
http://obviousmag.org/archives/2012/04/os_animais_unicos_da_australia.html#:~:text=A%20singularidade%20da%20fauna%20australiana,verificada%20noutras%20zonas%20do%20planeta.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.