Buscar

Métodos Quantitativos (ADG13)

Prévia do material em texto

1.
	A estatística serve praticamente a todas as áreas do conhecimento, possibilitando ao administrador as informações das tendências de mercados. Por meio dos diversos estudos estatísticos realizados com extratos da população, é possível se ter noções de comportamento, mudança de hábitos, crescimentos em determinados setores, ampliando um leque de conhecimentos que auxiliam na tomada de decisão. Sobre o método estatístico, analise as sentenças a seguir:
I- Análise dos dados permite tirar conclusões referente à pesquisa.
II- Apuração dos dados é o momento em que são definidas as perguntas que serão pesquisadas.
III- Definição do problema é a etapa em que avaliamos se há falhas no processo de pesquisa que podem interferir no resultado final.
IV- Coleta de dados é a fase em que se obtêm os dados que respondem às perguntas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
Anexos:
Formulário de Métodos Quantitativos
	2.
	Estatística é o ramo da Matemática que analisa e interpreta dados coletados. É um processo que envolve a coleta de dados de uma pesquisa, apuração destes dados, apresentação dos dados por meio de gráficos ou tabelas e análise dos resultados. Ao coletarmos um conjunto de informações, é necessário separar essas informações de acordo com o seu tipo, cada tipo de informação está associada a uma variável estatística. Variáveis Estatísticas são valores que assumem determinadas características dentro de uma pesquisa. Quanto à classificação das variáveis estatísticas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Qualitativa e Polilateral.
	 b)
	Qualitativa e Quantitativa.
	 c)
	Linear e Depressão.
	 d)
	Unilateral e Bilateral.
	3.
	A estatística serve para estudar e medir fenômenos coletivos. Podemos também definir o estudo da estatística como sendo uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos de coleta, organização, análise e interpretação de dados, os quais são utilizados na tomada de decisão. Sobre as pesquisas de estatística, analise as sentenças a seguir:
I- Uma firma faz uma pesquisa de mercado para saber a preferência dos consumidores de uma comunidade em determinado produto.
II- O jornal local apresenta um gráfico com os valores percentuais obtidos de uma pesquisa de "boca de urna" dos candidatos para eleição a vereador.
III- O Datafolha perguntou aos brasileiros, em 1993, qual o seu time de preferência. Desde então, o Flamengo tem ocupado a primeira colocação, muito além do segundo colocado, o Corinthians.
IV- Um aluno do curso de Ciências Sociais resolveu pesquisar a vida e as obras de Guimarães Rosa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	Uma determinada cidade do Estado de São Paulo tem como usuários do serviço de transporte coletivo 98.000 pessoas. Com a intenção de verificar a qualidade dos serviços prestados, a prefeitura resolve fazer uma pesquisa de satisfação com esses usuários. Como o número de usuários é elevado, a prefeitura decide aplicar a pesquisa entrevistando 1.000 pessoas. Para tanto, os entrevistadores devem abordar qualquer usuário nas plataformas de embarque até atingir o número necessário. Considerando essa informação, assinale a alternativa CORRETA que apresenta qual é o tipo de amostragem escolhida:
	 a)
	Amostragem aleatória simples.
	 b)
	Amostragem por grupos.
	 c)
	Amostragem ponderada.
	 d)
	Amostragem estratificada.
	5.
	Essa etapa é atingida tendo como base a apresentação dos dados onde são  construídas as tabelas ou gráficos para que se consiga extrair informações a respeito dos dados apurados. Nessa etapa pode-se tirar conclusões a respeito do objetivo da pesquisa. Como é o nome dessa etapa da pesquisa?
	 a)
	Crítica dos dados.
	 b)
	Apuração dos dados.
	 c)
	Análise dos dados.
	 d)
	Interpretação dos dados.
	6.
	Em nossas decisões do dia a dia, estamos direta ou indiretamente nos baseando em dados observados. Ao decidir, por exemplo, por uma compra, procuramos antes verificar se o produto satisfaz as nossas necessidades, se o preço é compatível com nosso orçamento, entre outras características. Assim, quando se trata de pesquisas científicas, também precisamos coletar dados que de alguma forma possam fornecer informações capazes de responder às nossas indagações. Para que os resultados da pesquisa sejam confiáveis, tanto as coletas dos dados quanto a sua análise devem ser feitas de forma criteriosa e objetiva. Sobre as principais etapas para a realização de uma pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Definição do problema, planejamento, execução da pesquisa, dados e análise dos dados.
	 b)
	Planejamento, definição do problema, execução da pesquisa, dados, análise dos dados e resultados e conclusões.
	 c)
	Definição do problema, objetivos, planejamento da pesquisa, execução da pesquisa, dados, análise dos dados, resultados e conclusões.
	 d)
	Definição do problema, planejamento da pesquisa, execução da pesquisa, dados, análise dos dados e resultados.
	7.
	O erro amostral existe em toda pesquisa, uma vez que não se está entrevistando todo o universo. Como se trabalha com amostras, existe um erro amostral conhecido e calculado. Esse erro é calculado em função do tamanho da amostra e dos resultados obtidos na pesquisa. Em uma situação eleitoral, quando dizemos que a porcentagem esperada (entre todos os votantes e não somente entre aqueles selecionados na amostra) de votos favoráveis a um determinado candidato com margem de erro de 2 pontos percentuais, queremos dizer que temos grande confiança que essa porcentagem populacional deve estar entre um determinado valor, podendo variar para mais ou para menos dentro da margem definida. Observe a tabela, em seguida, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ao analisar os dados, podemos verificar que o Candidato X pode oscilar entre 40 e 44 por cento nas intenções de votos.
(    ) Por meio dos dados obtidos na pesquisa, os candidatos Y e Z estão tecnicamente empatados levando em consideração a margem de erro.
(    ) O Candidato X pode chegar a 46%, levando em conta a margem de erro amostral.
(    ) Os Candidatos X e Z estão empatados por meio dos dados obtidos na pesquisa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	8.
	Tabelas estatísticas, também chamada séries estatísticas, podem ser definidas como um conjunto de dados estatísticos, que se associam a um fenômeno e que são dispostos em uma ordem de classificação. Sobre os tipos de séries, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Série categórica.
II- Série territorial.
III- Série histórica.
(    ) Aquelas em que a variável apresentada é o tempo.
(    ) Aquelas cuja variável apresentada é o local.
(    ) Aquelas cuja variável apresentada é o fato.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	III - I - II.
	9.
	As séries estatísticas obedecem a um padrão de construção. Portanto, uma série ou uma tabela de frequências necessita de alguns cuidados especiais. Sobre esses cuidados, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Título, cabeçalho, coluna indicadora, corpo, traços, fontes, notas e chamada.
	 b)
	Fonte, divisórias, cabeçalho, corpo, notas e título.
	 c)
	Linhas, divisórias horizontais e verticais e corpo.
	 d)
	Totalização, fonte, cabeçalho, traços e notas.
	10.
	Em estatística, amostra é o conjunto de elementos extraídos de um conjunto maior, chamado população. É um conjunto constituído por indivíduos (famílias ou outras organizações), acontecimentos ou outros objetos de estudo que o investigador pretende descreverou para os quais pretende generalizar as suas conclusões ou resultados. Com relação aos tipos de amostra, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Amostras aleatórias simples é quando qualquer elemento da população tem a mesma probabilidade de ser escolhida.
(    ) Amostras por conveniência: é o tipo de amostra que se obtém com maior facilidade disponibilizada pela população.
(    ) Amostras ponderadas: para se obter esse tipo de amostra, é de exclusividade a utilização da tabela de números aleatórios.
(    ) Amostragem por grupos: são levados em consideração grupos com características distintas, não podendo conter nenhuma característica em comum, podendo interferir no resultado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	1.
	As variáveis que são pesquisadas podem ser classificadas de acordo com suas características, essas variáveis são mostradas em séries. De uma série se torna difícil trabalhar e extrair informações, sendo ela, numérica ou não. Normalmente, elas são grandes listas de valores que, embora repletos de informações, não permitem que se consiga tirar quaisquer informações a respeito. Para que se possa trabalhar com essas séries de dados, é necessário antes de qualquer outra ação, que seja tomada uma primeira atitude. Qual atitude é essa?
	 a)
	Trabalhar os dados de outras pesquisas.
	 b)
	Ver o que as séries mostram.
	 c)
	Buscar outros dados que auxiliem na pesquisa.
	 d)
	Organizar os dados de alguma forma.
	2.
	As separatrizes estão classificadas dentro da teoria de métodos quantitativos como medidas de posição, sendo empregadas para separar o conjunto de dados de uma amostra em um número de partes iguais, visando a facilitar sua análise. Sobre as separatrizes, analise as sentenças a seguir:
I- A mediana é uma separatriz, pois ela separa os dados de uma amostra em dois conjuntos de mesmo tamanho.
II- Os quartis são valores que dividem o conjunto de dados da amostra em quarenta partes iguais.
III- Os decis são valores que dividem o conjunto de dados da amostra em cem partes iguais.
IV- Os quartis são valores que dividem o conjunto de dados da amostra em quatro partes iguais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
Anexos:
Formulário de Métodos Quantitativos
	3.
	Para a apresentação de dados oriundos de pesquisas estatísticas, alguns tipos de gráficos utilizados são dependentes das características dos dados. Com relação à utilização dessas ferramentas, analise as sentenças a seguir:
I- O gráfico por setores ou pizza são mais indicados para variáveis qualitativas.
II- O gráfico de colunas ou barras é mais recomendado para séries históricas e mistas.
III- O gráfico de colunas ou barras é mais recomendado para séries territoriais e categóricas.
IV- O pictograma é geralmente originado a partir dos gráficos de linha.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	4.
	Uma empresa que fabrica roupas e acessórios teve uma evolução na produção de acessórios masculinos durante o período de 2010 a 2014. Conforme quadro a seguir, podemos afirmar que o percentual médio de acessórios masculinos produzidos nesse período foi de:
	
	 a)
	9%.
	 b)
	8%.
	 c)
	6%.
	 d)
	7%.
	5.
	Os gráficos estatísticos são elementos empregados dentro do método estatístico, que têm por objetivo apresentar os dados obtidos através da pesquisa estatística. Este elemento tem como vantagem uma melhor visualização dos dados, facilitando a interpretação do comportamento da variável em estudo. Considerando o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os gráficos substituem totalmente o uso das tabelas, ou seja, utilizando gráficos podemos deixar de lado o emprego de tabelas.
II- É da tabela que obtemos as informações necessárias para construir os gráficos.
III- O gráfico por setores também é conhecido como gráfico de barras.
IV- O gráfico de linhas consiste em um conjunto de colunas ou barras que representam o comportamento da variável em estudo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	6.
	Quando uma pesquisa é realizada, tem-se um conjunto de dados que são obtidos. Depois, é feita a crítica dos valores que foram observados no campo e posteriormente foram trazidos para análise da forma como foram coletados. Como é denominado esse tipo de dados?
	 a)
	Dados brutos.
	 b)
	Dados secundários.
	 c)
	Dados primários.
	 d)
	Dados puros.
	7.
	Assim como a média, a moda e a mediana servem para medir a tendência central de um conjunto de dados. Elas têm a função de resumir, em apenas uma informação, todas as características dos dados apresentados. Considerando o seguinte conjunto, analise as afirmativas a seguir:
{15; 17; 21; 25; 25; 29; 33; 35}
I- A média desse conjunto de dados é 25.
II- A mediana desse conjunto de dados é 25.
III- A moda desse conjunto de dados é 25.
IV- A mediana desse conjunto é 20.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	8.
	As Medidas de Tendência Central expressam a posição da distribuição com relação ao eixo dos valores da situação estudada. Com relação às Medidas de Tendência Central, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Mediana pode ser considerada uma Separatriz, pois seria o mesmo que calcular C50, que nos daria 50% dos dados para analisar.
(    ) Ao fazer uma análise de dados, a Mediana pode ser utilizada no lugar da Média, pois sempre dará o mesmo resultado.
(    ) Para o cálculo da Mediana pela fórmula estudada, deve-se, primeiramente, abrir uma coluna de Frequência Acumulada (Fai), para encontrar a Classe da Mediana.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - F - V.
	9.
	Dentre as Medidas de Posição, uma delas se caracteriza por dividir os elementos da distribuição ao meio, exatamente, isto é, ocupa o centro da distribuição. Assinale a alternativa CORRETA que se enquadra nesta descrição:
	 a)
	Mediana.
	 b)
	Moda.
	 c)
	Média ponderada.
	 d)
	Média.
	10.
	As medidas de posição são informações obtidas através das tabelas estatísticas, ou dados observados de uma determinada pesquisa. Podemos afirmar que fazem parte das medidas de posição:
	 a)
	Média, bissetriz, mediana.
	 b)
	Gráfico de linhas, gráfico de colunas e gráfico de barras.
	 c)
	Média, mediana e moda.
	 d)
	Frequência absoluta, frequência acumulada e frequência relativa.
	1.
	Quando realizamos uma pesquisa estatística, muitas vezes, os dados obtidos não nos interessam isoladamente, mas, sim, no comportamento de duas ou mais variáveis ao mesmo tempo. Descreva a importância da relação entre variáveis em uma amostra.
	Resposta Esperada:
A relação entre variáveis em uma amostra proporciona conclusões que possam ter ligações entre os resultados, se as variáveis são dependentes ou independentes, ou seja, verificar o comportamento das variáveis.
	2.
	De acordo com um estudo realizado pelo Ministério da Saúde e a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), a proporção de obesos entre usuários de planos de saúde teve um aumento de 36% no período de sete anos. A obesidade é atualmente um dos principais fatores de risco de doenças crônicas, em especial doenças vasculares. De acordo com os dados apresentados no gráfico anexo, monteuma série histórica ou temporal e classifique o gráfico quanto ao tipo utilizado.
	
	Resposta Esperada:
O gráfico é classificado como gráfico de colunas/barras. O gráfico de barras ou colunas é um gráfico formado com barras retangulares e comprimento proporcional aos valores que ele representa. Estas barras podem ser desenhadas verticalmente ou horizontalmente.
Verificar imagem anexa.
	1.
	O diagrama de dispersão é um gráfico no qual pontos no plano cartesiano XY são usados para representar simultaneamente os valores de duas variáveis quantitativas medidas em cada elemento do conjunto de dados. No diagrama, temos alguns tipos de correlação, como, por exemplo, a correlação não linear, correlação linear positiva, correlação linear negativa e também há gráficos onde não há correlação. De acordo com os gráficos a seguir, qual representa um gráfico que não há correlação?
	
	 a)
	Gráfico III.
	 b)
	Gráfico II.
	 c)
	Gráfico I.
	 d)
	Gráfico IV.
	2.
	Uma pesquisa estatística sobre preferência de uma determinada marca de refrigerante pode abranger todos os envolvidos, isto é, todos os consumidores dessa marca de refrigerantes. Ou pode ser feita de outra maneira, na qual se abrangeria apenas uma parte dos consumidores. Diante dessas duas formas de realizar uma mesma pesquisa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma pesquisa estatística que envolve todos os envolvidos, está envolvendo necessariamente toda a população.
(    ) A população de uma pesquisa estatística acontece quando se abrange somente uma parte dos consumidores.
(    ) A pesquisa exemplificada no enunciado pode ser feita envolvendo toda a população bem como uma parte dela chamada amostra.
(    ) Uma pesquisa estatística que envolve parte da população, se torna uma pesquisa por amostragem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	Quando uma pesquisa é realizada, tem-se um conjunto de dados que são obtidos. Depois, é feita a crítica dos valores que foram observados no campo e posteriormente foram trazidos para análise da forma como foram coletados. Como é denominado esse tipo de dados?
	 a)
	Dados primários.
	 b)
	Dados brutos.
	 c)
	Dados puros.
	 d)
	Dados secundários.
	4.
	Um professor de matemática financeira de uma faculdade na qual a modalidade de estudos é presencial estava interessado em verificar uma possível correlação entre duas variáveis: o número de faltas e a nota final dos acadêmicos. Para tanto, procedeu com uma pesquisa estatística que acabou por gerar um coeficiente de correlação de Pearson r = 0,92. Com relação ao coeficiente obtido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O coeficiente obtido significa que não existe correlação entre as duas variáveis.
(    ) O coeficiente obtido significa que há uma correlação positiva forte entre as variáveis.
(    ) Como as duas variáveis são positivamente relacionadas, isso indica uma tendência forte de que os acadêmicos com as maiores médias são os que menos faltaram.
(    ) Como as duas variáveis são negativamente relacionadas, isso indica uma tendência moderada de que os acadêmicos com as maiores médias são os que menos faltaram.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	A estatística foi considerada uma área de estudos da matemática aplicada durante certo tempo. Isso ocorreu devido à importância da área e as suas características. Hoje, ela própria é considerada uma área de estudos, tanto que, no Brasil, existem vários cursos de graduação. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Uma das subáreas da estatística se chama estatística descritiva.
II- Probabilidade é uma subárea de estudos da estatística.
III- Inferência estatística pode ser considerada uma subárea da estatística.
IV- A matemática aplicada é uma subárea da estatística.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	Para que os dados de uma pesquisa estatística sejam resumidos, pode se utilizar séries estatísticas, distribuição de frequência simples ou de intervalos de classes. Isso pode ser feito por meio de tabelas, o tipo de tabela a ser utilizada depende das peculiaridades da variável estudada: tabelas de frequência simples são indicadas para variáveis qualitativas e variáveis quantitativas discretas, enquanto as tabelas de intervalos de classe são indicadas para variáveis quantitativas contínuas. Existe uma outra maneira pela qual os dados de uma pesquisa podem ser apresentados. Que forma é essa?
	 a)
	Gráficos estatísticos.
	 b)
	Síntese de Resultados.
	 c)
	Tabelas dinâmicas.
	 d)
	Resumos estatísticos.
	7.
	A regressão, em geral, trata da questão de se estimar um valor condicional esperado, porém, não significa que podemos replicar os dados da amostra com ela. O que representa regressão linear?
	 a)
	A reta decrescente de uma pesquisa envolvendo uma variável.
	 b)
	Uma reta que se aproxima dos dados de uma amostra onde duas variáveis são analisadas conjuntamente.
	 c)
	A reta que melhor aproxima dos dados de uma amostra em que é analisada apenas uma variável.
	 d)
	Um gráfico de barras representando os valores exatos da pesquisa.
	8.
	Durante os dias 25 e 31 de dezembro de um determinado ano, foi monitorado o número de acidentes em determinada rodovia,  obtendo os seguintes dados, respectivamente: 3 - 4 - 2 - 1 - 9 - 1 - 1. Podemos afirmar que a média, mediana e moda dos dados observados, respectivamente, é:
	 a)
	1 - 2 - 3.
	 b)
	3 - 2 - 1.
	 c)
	2 - 1 - 3.
	 d)
	3 - 1 - 2.
	9.
	Quando uma variável interfere na outra, não importando se de forma positiva ou negativa, pode-se dizer que existe uma correlação entre essas variáveis. Os casos de correlação entre variáveis são divididos em três tipos. Quais são esses tipos?
	 a)
	Correlação linear positiva, correlação linear negativa, não correlação.
	 b)
	Correlação linear positiva, correlação linear negativa, correlação não linear.
	 c)
	Não correlação, correlação linear positiva, correlação não linear.
	 d)
	Correlação em x, correlação em y, correlação em z.
	10.
	Após os dados serem coletados, se torna  necessário avaliar se eles estão de acordo com os objetivos traçados no planejamento e se há falhas ou erros que possam influenciar no resultado final. Essa etapa se chama crítica de dados. Após a crítica, acontece a próxima etapa, na qual os dados obtidos na coleta são tabulados, bem como os dados semelhantes são agrupados. Qual o nome dado a essa etapa da pesquisa?
	 a)
	Análise de dados.
	 b)
	Apresentação dos dados.
	 c)
	Apuração dos dados.
	 d)
	Interpretação de dados.
	11.
	(ENADE, 2015) As projeções da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais vêm indicando, para 2020, produção entre 104 milhões e 105 milhões de toneladas de soja. A área de cultivo de soja deve aumentar cerca de 6,7 milhões de hectares, chegando, em 2023, a 34,4 milhões. Isso representa um acréscimo de 24,3% na área mensurada em 2013. No Paraná, a área de cultivo de soja pode expandir-se para áreas de outras culturas e, no Mato Grosso, para pastagens degradadas e áreas novas. Considerando esses dados e os impactos do agronegócio na reconfiguração do campo, analise as sentenças a seguir:
I- A expansão das áreas de monocultura de soja amplia a mecanização no campo e gera a migração de trabalhadores rurais para centros urbanos.
II- A intensificação da monocultura de soja acarreta aumento da concentração da estrutura fundiária.
III- A expansão da cultura de soja no Paraná e no Mato Grosso promoverá o avanço do plantio de outras culturas.
É correto o que se afirma em:
FONTE: Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br>. Acessoem: 19 ago. 2013 (adaptado).
	 a)
	I e II.
	 b)
	II e III.
	 c)
	I, apenas.
	 d)
	III, apenas.
	12.
	(ENADE, 2012) A tabela abaixo apresenta a taxa de rotatividade no mercado formal brasileiro, entre 2007 e 2009. Com relação a esse mercado, sabe-se que setores como o da construção civil e o da agricultura têm baixa participação no total de vínculos trabalhistas e que os setores de comércio e serviços concentram a maior parte das ofertas. A taxa média nacional é a taxa média de rotatividade brasileira no período, excluídos transferências, aposentadorias, falecimentos e desligamentos voluntários. Com base nesses dados, avalie as afirmações seguintes.
I. A taxa média nacional é de, aproximadamente, 36%.
II. O setor de comércio e o de serviços, cujas taxas de rotatividade estão acima da taxa média nacional, têm ativa importância na taxa de rotatividade, em razão do volume de vínculos trabalhistas por eles estabelecidos.
III. As taxas anuais de rotatividade da indústria de transformação são superiores à taxa média nacional.
IV. A construção civil é o setor que apresenta a maior taxa de rotatividade no mercado formal brasileiro, no período considerado.
É correto apenas o que se afirma em
	
	 a)
	I e II.
	 b)
	III e IV.
	 c)
	I e III.
	 d)
	I, II e IV.

Continue navegando