Buscar

Exercícios Virgula e Norma-padrão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios
Língua Portuguesa: Estrutura Básica
TEXTO 1
Pelo segundo dia seguido, carreata na Avenida Paulista de apoio a Bolsonaro pede 'Fora Doria'
Manifestantes descumpriram orientações de saúde e se aglomeraram em frente à FIESP
	Pelo segundo dia consecutivo, ocorre manifestação de apoio ao presidente Jair Bolsonaro na Avenida Paulista e no bairro dos Jardins. Neste sábado e neste domingo, inicialmente convocados como carreatas, os atos aglomeraram pessoas a pé, incluindo idosos, com concentração em frente à Fiesp. O presidente participou de ato semelhante em Brasília no início desta tarde.
	Nos dois dias as demonstrações partiram do ginásio do Ibirapuera. Apesar de imagens das convocações frisarem a saída do governador João Doria, nas redes e nos adesivos e faixas as pautas eram muitas, com críticas a veículos de imprensa e ao Supremo Tribunal Federal. O ato deste domingo chegou a fechar uma das pistas da avenida.
	Tomé Abduch, porta voz do movimento Nas Ruas, ligado à deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), convidou ao longo da semana para a carreata deste domingo e o movimento pedia para que as pessoas não saíssem dos carros.
	"As nossas pautas serão 'Fora Rodrigo Maia', que ninguém mais suporta esse homem governando nosso país, 'o isolamento vertical responsável' e também a 'PL 149 não' que pode destruir o nosso país e dar para os governadores de todos os Estados um dinheiro gigantesco sem qualquer contrapartida", disse Tomé em vídeo postado nesta manhã. (...)
(https://www.terra.com.br/noticias/pelo-segundo-dia-seguido-carreata-na-avenida-paulista-de-apoio-a-bolsonaro-pede-fora-doria,2366115fdb37e026bf6b4ecc10e294f9989spb0t.html)
1. Justifique o uso da vírgula nas frases a seguir:
a) "Pelo segundo dia seguido, carreata na Avenida Paulista de apoio a Bolsonaro pede 'Fora Doria'".
_____________________________________________________________________________________________________________
b) "Tomé Abduch, porta voz do movimento Nas Ruas, ligado à deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), convidou ao longo da semana para a carreata deste domingo e o movimento pedia para que as pessoas não saíssem dos carros."
_____________________________________________________________________________________________________________
c) "As nossas pautas serão 'Fora Rodrigo Maia', que ninguém mais suporta esse homem governando nosso país, 'o isolamento vertical responsável' e também a 'PL 149 não' que pode destruir o nosso país e dar para os governadores de todos os Estados um dinheiro gigantesco sem qualquer contrapartida".
_____________________________________________________________________________________________________________
2) (Fuvest-2001) “As pessoas ficam zoando, falando que a gente não conseguiria entrar em mais nada, por isso vamos prestar Letras”, diz a candidata ao vestibular. Entre os motivos que a ligaram à carreira estão o gosto por literatura e inglês, que estuda há oito anos. (Adaptado da Folha de S. Paulo, 22/10/00) 
a) As aspas assinalam, no texto acima, a fala de uma pessoa entrevistada pelo jornal. Identifique duas marcas de coloquialidade presentes nessa fala. 
b) No trecho que não está entre aspas ocorre um desvio em relação à norma culta. Reescreva o trecho, fazendo a correção necessária.
3. (Fuvest-1994) "A princesa Diana já passou por poucas e boas. Tipo quando seu ex-marido Charles teve um love affair com lady Camille revelado para Deus e o mundo." (Folha de S. Paulo, 5/11/93) No texto acima, há expressões que fogem ao padrão culto da língua escrita. 
a) Identifique-as. 
b) Reescreva-as conforme o padrão culto.
4. (Fuvest-1997) A única frase inteiramente de acordo com as normas gramaticais do padrão culto é: 
a) A secretária pretende evitar que novos mandados de segurança ou liminares contra o decreto sejam expedidas. 
b) O CONTRU interditou várias dependências do prédio, inclusive o Salão Azul, cujo o madeiramento do forro foi atacado por cupins. 
c) O ministro da Agricultura da Inglaterra declarou que por hora não há motivo para sacrificar os animais. 
d) A poucos dias da eleição, os candidatos enfrentam agora uma verdadeira maratona. 
e) "Posso vencê-las, mesmo que usem drogas, pois não é isso que as tornarão invencíveis", declarou a nadadora.

Continue navegando