A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Formação e Desenvolvimento de Coleções (BIB101) Avaliação: Avaliação II

Pré-visualização|Página 1 de 1

Acadêmico: Bianca Matilde Rodrigues Mendes Santiago (1454732)

Disciplina: Formação e Desenvolvimento de Coleções (BIB101)

Avaliação: Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:650544) ( peso.:1,50)

Prova: 22263602

Nota da Prova: 9,00

Legenda: HTML image 0 Resposta Certa  HTML image 1 Sua Resposta Errada  

1. Em uma unidade de informação sabe-se que o acervo é organizado conforme critérios objetivos e está em constante avaliação e atualização. Existem critérios que visam proporcionar uma avaliação das obras a serem incorporadas no acervo de uma biblioteca, ou seja, o bibliotecário na etapa de seleção tem em mãos diversos critérios gerais de seleção de materiais. Sobre os critérios gerais de seleção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) De acordo com a imparcialidade do documento: o assunto deve ser abordado sem favoritismos ou preconceitos.

(    ) Conforme com a atualidade: a obra deve conter informações atuais, em especial no que se refere à ortografia.

(    ) De acordo com a cobertura/tratamento: o assunto e os aspectos importantes contidos na obra devem ser tratados adequadamente, cobertos em detalhes e não superficialmente, sempre respeitando o público-alvo da biblioteca. Em alguns casos, será necessária a colaboração de especialistas.

(    ) Conforme a conveniência: nível de vocabulário em conformidade com o tipo de usuário.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:HTML image 2 

a)F - V - F - F.HTML image 3 

b)F - F - V - V.

HTML image 4 c)V - V - V - V.HTML image 5 

d)V - F - V - F.


2. O estudo de comunidade é a base para descrição da clientela/público-alvo em que se mapeia a oferta de produtos e serviços de informação conforme a clientela da unidade de informação e suas demandas. Sobre o estudo de comunidade, assinale a alternativa INCORRETA:HTML image 6 

a)Os estudos de comunidade devem incluir o conhecimento sobre a parte geográfica, os habitantes, a história do bairro e/ou cidade, condições educacionais e socioeconômicas, o estilo de vida dos habitantes, os recursos que o bairro local dispõe, os problemas que enfrentam e as necessidades que possuem.

HTML image 7 b)A comunidade seleciona os recursos disponíveis para aquisição de obras e as próprias características do assunto ou material selecionado.

c)Comunidades são entendidas como agrupamento de pessoas que vivem em uma área determinada e possuem em comum aspectos geográficos, econômicos e culturais que lhes atribuem certo estilo de vida.HTML image 8 

d)A comunidade é composta por usuários reais e potenciais, ou seja, aqueles que vão frequentemente até a biblioteca e se aqueles que poderão se tornar pessoas que frequentarão a biblioteca.


3. O trabalho de análise da comunidade não é fácil de ser realizado, em especial, para bibliotecários de países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Sobre os pontos de uma comunidade a serem analisados, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Dados demográficos.

II- Dados históricos.

III- Dados sobre educação.

( I ) Se referem ao número de habitantes, idade, sexo, nacionalidade, taxas de mortalidade e natalidade, caráter urbano ou rural da comunidade, entre outros.

( II ) Se referem a antecedentes históricos da comunidade, em especial, sobre sua evolução e crescimento, que poderá lhe fornecer subsídios para compreender as demandas a partir do ponto de vista da comunidade atual.

( III ) Visam identificar o grau de analfabetismo dos habitantes, nível de instrução da população, instituições educacionais e número de alunos matriculados, cursos de férias oferecidos, iniciativas educacionais relacionadas a grupos com interesses variados etc.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:HTML image 9 

a)II - III - I.HTML image 10 

b)III - II - I.HTML image 11 

c)III - I - II.

HTML image 12 d)I - II - III.

4. A determinação das normas de aquisição de materiais informacionais visa disciplinar o processo de desenvolvimento de coleções. Sobre as modalidades de aquisição, assinale a alternativa CORRETA:HTML image 13 

a)Permuta, doação e empréstimo.

HTML image 14 b)Compra, permuta e doação.HTML image 15 

c)Licenciamento, compra e permuta.HTML image 16 

d)Empréstimo, doação e licenciamento.


5. O processo de avaliação de acervos é realizado em diversos tipos de bibliotecas, como biblioteca pública, especializada, escolar, universitária entre outros. Sobre os critérios sugeridos às obras em meio digital, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( F ) Sofisticação do uso.

( V ) Informações de identificação do material.

( V ) Confiabilidade da informação.

( F ) Dificuldade de adequação da fonte.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

HTML image 17 a)F - V - V - F.HTML image 18 

b)V - V - F - V.HTML image 19 

c)F - F - V - V.HTML image 20 

d)V - F - V - F.


6. A comissão de apoio auxilia na divisão da responsabilidade pela seleção de determinados materiais e permite a participação mais ativa da própria comunidade que usará os serviços e produtos da biblioteca. Em bibliotecas universitárias, a comissão de apoio pode ser composta por: diretor ou coordenador da biblioteca, conselheiros e estudantes, cada um desses membros têm funções e atribuições específicas. Sobre as atribuições de cada membro da comissão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( V ) Com relação às atividades dos bibliotecários responsáveis pelo desenvolvimento de coleções de cada biblioteca, uma das atividade que ele pode realizar é a baixa dos itens selecionados para descarte.

( F ) Quanto às atribuições do bibliotecário responsável pelo Serviço de Atendimento ao Usuário de cada biblioteca, este não pode realizar a convocação do conselheiro e os representantes estudantis para as atividades de desbastamento e seleção.

( V ) Quanto às atribuições dos conselheiros da biblioteca, estes têm que manter a biblioteca atualizada com relação aos Planos Pedagógicos dos Cursos.

( F ) Quanto às atribuições do diretor ou coordenador da biblioteca, estes não podem realizar orientações ao conselheiro quanto à forma de seleção de material, conforme descreve a política de desenvolvimento de coleção.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:HTML image 21 

a)V - F - F - F.HTML image 22 

b)F - F - V - V.

HTML image 23 c)V - F - V - F.HTML image 24 

d)F - V - V - F.


7. As bibliotecas são denominadas conforme seu objetivo e finalidade, e isso altera a comunidade que a frequentará, ou seja, para cada tipo de biblioteca, a comunidade irá variar. Sobre o público da biblioteca especializada, assinale a alternativa CORRETA:

HTML image 25 a)A comunidade é composta pelos integrantes da empresa, fundação, companhia ou instituição comercial que a criou.HTML image 26 

b)A comunidade será composta por todas as pessoas que residem na jurisdição política atendida por ela.HTML image 27 

c)A comunidade será aquela composta por alunos e processos de uma determinada instituição.HTML image 28 

d)A comunidade são os corpos docentes e discentes dos cursos e funcionários de uma instituição de ensino superior.


8. Uma das razões para a etapa de avaliação do acervo está em identificar possíveis pontos fracos do serviço ofertado, visando elevar o seu nível de desempenho futuro na avaliação de serviços oferecidos por uma biblioteca. Sobre essas finalidades, analise as afirmativas a seguir:

I- A primeira finalidade da avaliação está em estabelecer uma espécie de "escala" visando mostrar o nível de desempenho do serviço oferecido.

II- A segunda finalidade se refere à comparação entre o desempenho de diversas bibliotecas e serviços.

III- A terceira finalidade está em avaliar um serviço de informação para justificar sua existência.

IV- A quarta finalidade se refere a receber as aquisições, verificar erros ou defeitos no material e, se houver, devolver ao fornecedor ou vendedor.

Assinale a alternativa CORRETA:HTML image 29 

a)Somente a afirmativa III está correta.HTML image 30 

b)As afirmativas I e II estão corretas.HTML image 31 

c)Somente a afirmativa IV está correta.

HTML image 32 d)As afirmativas I, II e III estão corretas.


9. Os instrumentos auxiliares à seleção servem para manter os profissionais atualizados sobre os materiais lançados no mercado. Conforme cada tipo de biblioteca, haverá tipos de instrumentos que serão úteis para a seleção de materiais. Sobre os instrumentos auxiliares à seleção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( V ) Bibliografias de programas e planos de ensino.

( V ) Bibliografias especializadas e de cunho geral.

( V ) Diretórios de periódicos.

( V ) Catálogos, listas, sites de editoras e de livrarias.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

HTML image 33 a)V - V - V - V.HTML image 34 

b)F - F - V - V.HTML image 35 

c)F - V - V - F.HTML image 36 

d)V - F - F - F.

10. A etapa de avaliação visa medir a qualidade e a adequação dos materiais informacionais oferecidos pela biblioteca, além de checar a validade da política de desenvolvimento de coleções. Para tal atividade são empregados alguns critérios para materiais impressos. Sobre os critérios de materiais impressos, assinale a alternativa CORRETA:

HTML image 37 a)Limite geográfico e características especiais.HTML image 38 

b)Restrições percebidas.HTML image 39 

c)Idiomas e suporte ao usuários.HTML image 40 

d)Layout da fonte.