Buscar

TABALHOS DE CÁLCULOS ADUBAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM
Credenciada pela Portaria Ministerial nº 1992 de 19/12/2006. D.O.U. nº 243 de 20/12/06
AELBRA EDUCAÇÃO SUPERIOR – GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO S.A.
	Curso: Agronomia
	AP1
	
	Nota: 
	Professor(a): Edson Pereira dos Reis 
	AP2
	X
	
	Disciplina: PLANTAS DE LAVOURAS
	AS
	
	
	Data: 19/05/2021 
	AF
	
	
	Nome do Acadêmico:
	Rubrica do professor
Tempo de duração: 90 minutos
Pontuação: 0,5 pontos (em um total de 2,5 pontos) 
Instruções:
- 2,0 pontos já foram distribuídos na primeiro trabalho de AP2
- Esta avaliação é parcial, possui valor de 2,5 pontos e corresponde a 25% da nota total do somatório AP1+AP2+ AS (conforme informações constantes no Plano de Ensino da disciplina). 
- Esta prova é individual e sem consulta a qualquer material, seja ele impresso ou em meio eletrônico e deve ser respondida à caneta esferográfica de tinta preta ou azul ou em folha carimbada com selo do NOEP, devidamente identificada com nome do acadêmico(a);
- A marcação das questões de múltipla escolha (quando houver) não pode apresentar rasura, seja ela com a própria caneta ou com o uso de corretivo;
- Verifique a pontuação de cada questão da prova, pois ela deverá estar explicitada ao lado do item correspondente.
Questão 1 (1 pontos) –  Quais os estádios de desenvolvimento da planta mais suscetíveis a ocorrência de algum tipo de estresse?
Cada etapa de crescimento tem a sua importância, porém algumas são mais críticas por afetar diretamente a produtividade final de grãos. São elas:
• Emergência e estabelecimento – a formação de estande no sorgo é primordial para que se tenha uma cultura de sucesso, portanto a umidade do solo deverá estar presente para a germinação ocorrer. Esse período é compreendido da semeadura até o aparecimento da plântula de milho e é muito variável principalmente em função da temperatura e nível de umidade do solo, podendo durar de cinco até 15 dias. Nesta etapa os maiores problemas surgem quando a competição ocorre na linha de plantio, principalmente, quando se trata de plantas daninhas de folha estreita.
Crescimento vegetativo: Esse período é compreendido desde a emissão da segunda folha definitiva (considera-se folha definitiva, aquelas folhas totalmente emergidas do cartucho, em que é possível observar a olho nu a linha de união entre a lâmina e a bainha da folha) até o início do florescimento de milho. É durante essa etapa que são determinados importantes componentes do rendimento de grãos. Entre seis e nove folhas define-se o número de fileiras de grãos por espiga de milho e entre 12 a 15 folhas o número de grãos por fileira. É por esse motivo que na prática e nos estudos de predição, esse período é considerado o mais importante em termos de competição, controle e reflexos no rendimento de grãos final da lavoura.
 Florescimento: É o período compreendido entre polinização e início da frutificação de milho, que normalmente tem sua duração estabelecida entre quatro e oito dias.
Frutificação: É a etapa compreendida entre fecundação até enchimento de grãos de milho. Essa etapa é conhecida pelos técnicos e agricultores pela fase de enchimento de grãos. A duração dessa etapa, dependendo da cultivar e das condições ambientais, pode variar de 40 a 60 dias.
Questão 2 (1 pontos) - Por que a rotação de culturas é fundamental em sistema plantio direto?
A rotação de culturas é uma das técnicas aliadas ao Sistema de Plantio Direto e à sustentabilidade. Essa prática agrícola consiste na alternância planejada e ordenada de culturas em uma área em um dado período. As espécies são selecionadas de acordo com alguns critérios, como possuir diferente suscetibilidade a pragas e doenças e apresentar necessidades nutricionais diferentes. O principal objetivo da rotação de culturas é promover a conservação do solo, evitando, assim, sua exaustão.
Questão 3 (1 pontos) - Como escolher a época de plantio e o que acontece quando o plantio é atrasado?
· Plantio de milho nas regiões sul: setembro a novembro;
· Plantio de milho no Sudeste e centro-oeste: agosto até novembro;
· Plantio de milho na região nordeste: janeiro, fevereiro, março e abril;
· Plantio de milho em partes da região norte: dezembro e janeiro.
O risco de um plantio tardio é maior, tanto do ponto de vista do aumento dos custos quanto de perda posteriormente da lavoura, que estará sujeita a variantes de clima.
Questão 4 (1 pontos) - Para a cultura de milho safrinha, temos produtores que fazem a adubação de base com 350 kg de NPK 10-20-30/há. Diante do exposto, calcule as quantidades de nitrogênio, de fósforo e de potássio nessa formulação. 
35 kg de Nitrogênio
70 kg de Fosforo
105 kg de Potássio
Obs: Assista ao vídeo sobre a cultura de milho. (Vídeo de fenologia do milho - https://youtu.be/oS2ykPj7GPE).
QUE DOMINA O MUNDO NÃO É QUEM POSSUI MAIS RECURSOS NATURAIS E SIM QUEM TEM MAIOR DOMÍNIO TECNOLÓGICO
	Boa Prova/Trabalho!	
Av. Sérgio Luiz Henn, 1787 – Nova República – CEP: 68025-000 - Santarém-PA. tel:+55 93 3524-1055

Continue navegando