Buscar

Exercício 10

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO 10 -TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL X FÁRMACO
1) O paciente em NE precisa de cuidados diferenciados ao usar medicamentos? Por que?
 Sim, porque a administração enteral medicamentosa pode provocar alterações funcionais no trato digestivo. Vários medicamentos apresentam potencias efeitos colaterais no TGI que podem repercutir na qualidade da terapia nutricional.
2) Os medicamentos devem ser administrados juntos? Por que?
Não, porque isso pode provocar uma competição pelos sítios proteicos de ligação de fármacos, com isso, os medicamentos podem não alcançarem a eficácia desejada. 
3) Quais os tipos de interações medicamentosas que podem surgir no uso de medicamentos na nutrição enteral?
Interações físico-químicas, interações fisiológicas e interações farmacocinéticas.
4) Por que se deve preferir medicamentos disponíveis na forma líquida?
Para evitar a dissolução do medicamento na dieta.
5) Cite alguns cuidados necessários ao se administrar medicamentos por sonda enteral.
Não administrar o medicamento direto na fórmula de nutrição enteral; lavar a sonda com 15 a 30 ml de água antes e após qualquer medicamento; promover excelente dissolução do medicamento aumenta a absorção do medicamento e a obstrução; verificar a necessidade de diluição do medicamento antes da administração; seguir alguns cuidados,
6)Há alguns cuidados necessários quando são usados medicamentos que não devem ser administrados junto à NE. Quais são?
Consular um farmacêutico; fazer monitoramento contínuo dos efeitos farmacológicos desejados; do estado nutricional do paciente e de sinais de intolerância fundamentais para identificar, evitar ou diminuir o impacto da interação entre fármacos e nutrientes.
Registrar a conduta farmacológica e dietoterápica.
Avaliar continuamente os registros junto a equipe multiprofissional, otimizando a conduta adotada e o aprendizado contínuo.
7)Quais os cuidados necessários ao se tomar com os fármacos que devem ser administrados com os alimentos?
Verificar o volume gástrico residual quando administrado em jejum; parar a administração da dieta 2h antes ou após a administração de fármacos e;
reajustar a velocidade de administração da dieta enteral evitando perdas, exceto nos casos de potencialização da absorção do fármaco ; caso necessário, reavaliar e mudar o sistema de administração da dieta enteral de contínua para a intermitente; Sempre que possível, usar medicamento na forma líquida , pois, evita dissolução do medicamento na dieta ;não associar fármacos e nutrientes que podem aumentar a obstrução da sonda ou diminuir a biodisponibilidade de nutrientes e fármacos.
Aluna :Eliane de Oliveira Barata Matric.:04028042
Turma: 6NNA
.

Continue navegando