Buscar

MODELO ENVIO DISCENTE PARA ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA GERAL epidemiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA EPIDEMIOLOGIA 
CLEBIANE DE OLIVEIRA CORREIA 
Matrícula 01391277
Curso ENFERMAGEM
1. Quais foram as mudanças sociais que ocorreram, no Brasil, a partir da década de 1960, que provocaram, a mudança nas famílias de Ana e Roberta em relação a quantidade de filhos?
Aparte da década de 60,muitas questões social englobaram em relação a mudança ocorrida na vida da mulher como :contraceptivos, Isso ocorreu porque diversos programas de instrução, sobretudo para adolescentes (educação sexual), bem como o conhecimento e distribuição dos métodos anticoncepcionais tem sido uma realidade. Tambem a igualdade entre homem e mulher , Com o crescimento da inserção da mulher no mercado de trabalho e da urbanização, muitas delas atualmente preferem não ter ou ter no máximo dois filhos.
Isso indica que houve melhora nas condições de vida da população, desde melhoria na alimentação, avanço da medicina, acesso à educação e saúde, dentre outros fatores.
2. No caso de Roberta, o aumento da expectativa de vida de sua mãe está associado à redução nas taxas de fecundidade e mortalidade que ocorreram no Brasil? 
Nesse caso o cenário brasileiro vem passado por diversas transformações A expectativa (ou esperança) de vida é um conceito estatístico que está associado ao bem-estar da população.
Ele indica a média do tempo de vida aproximada de uma sociedade (longevidade) de acordo com diversos aspectos: poluição do local, taxa de criminalidade, violência e acidentes, condições econômicas, acesso à educação, saúde, cultura, etc.
Por esse motivo, a expectativa de vida é sempre menor em relação aos indivíduos mais carentes.
Felizmente nas últimas décadas a expectativa de vida tem aumentado no Brasil e em diversas partes do mundo.
Note que o aumento da expectativa está intimamente relacionado a qualidade de vida da população, desde melhoria dos sistemas públicos, o avanço da medicina, melhoria dos hábitos, dentre outros. Por outro lado, muito fatores diminuem a expectativa de vida da população, na medida que aumentam o risco de doenças: sedentarismo, sobrepeso, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas, dentre outros.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a taxa de fertilidade de uma mulher é representada pelo período reprodutivo entre os 15 a 49 anos.
No Brasil, essa taxa tem caído nas últimas décadas e continuará a diminuir até o ano de 2040. Note que a taxa de fecundidade total em 2000 no país era de 2,39, já em 2015, ela diminuiu para 1,72.
Esse panorama determina os resultados de estudos do IBGE sobre a diminuição da taxa de fecundidade que ocorrerá nas próximas décadas no país. 
Durante as últimas décadas, o Brasil tem apresentado grande redução na taxa de natalidade e de mortalidade.
https://www.todamateria.com.br/

Outros materiais