Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Centro Universitário UNIVEL 
Curso de Psicologia
DISCIPLINA: Metodologia Cientifica 
PROFESSOR: Caroline Buosi Velasco 
ALUNO: Ingrid Vitoria Dossena 
DATA: 28/04/2021 
FICHAMENTO 1
TEXTO/LIVRO FICHADO:
OLIVEIRA-CARDOSO, Érika Arantes; COIMBRA, Anne Caroline; SANTOS, Manoel Antônio. Qualidade de Vida em Pacientes com Anorexia e Bulimia Nervosa. Psic.: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 34, e34411, 2018. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S0102-37722018000100510&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 28 abr.2021. 
PALAVRAS CHAVES: (transtorno alimentar; anorexia nervosa; bulimia nervosa;) 
A característica de um transtorno alimentar se segmenta de um padrão de sintomas que se manifestam de forma física e psíquica no indivíduo. Os sintomas são variados e mutáveis em cada indivíduo, podemos observar alguns tais como: Distorção de imagem, dificuldade em controlar impulsos, perturbação ou irritação em relação a alimentação, e funcionamento obsessivo compulsivo. Os transtornos alimentares (TAs) mais comuns encontrados são a anorexia nervosa, compulsão alimentar e bulimia.
A anorexia nervosa, é identificada a partir dos seguintes comportamentos expressos pelo indivíduo:
Medo excessivo de ganho de peso, recusar-se a estar dentro do peso corporal considerado saudável para sua idade e altura, dissociação da sua verdadeira imagem (distorção de imagem). Anorexia nervosa se divide em dois tipos importantes:  Restritivo e Compulsão Periódica/ Purgativo. O Restritivo consiste na autopunição, onde o indivíduo pratica o exercício e dietas extremamente restritivas, já a compulsão Periódica/purgativa se assemelha ao restritivo, mas contém o adicional de que o individuo faz o uso de remédios para emagrecimento sem prescrição médica, faz a expulsão dos alimentos de forma induzida. 
Já a bulimia nervosa tem como principais características a compulsão alimentar, onde a pessoa usa de métodos muitas vezes inadequados para a compensação e assim evitar o ganho de peso, usam métodos como laxantes, indução de vômitos. Para ser caracterizado como bulimia nervosa o individuo precisa estar forçando vômitos duas vezes na semana durante três meses. 
Um padrão muito usado também para a identificação dos transtornos alimentares, são os estragos comportamentais, sentimentais. Quando é analisado o perfil psicológico dessas pessoas por meio de testes qualificados, logo se identifica que a capacidade intelectual desses indivíduos não é afetada, porém quando se aborda recursos cognitivo-racionais, percebe-se que não é uma dificuldade em ser desenvolvida. 
O individuo por sua vez acaba desenvolvendo baixa autoestima, comportamento agressivos, dependências emocionais, autoflagelos. Podem desenvolver outras patologias, assim prejudicando de forma mais intensa e generalizada seu estilo de vida, é comum encontrar em pessoas acometidas por transtornos alimentares, dificuldades em estabelecer a resolução de conflitos dentro de relações amorosa, em sua vida acadêmica e profissional. 
” Em estudo que buscou investigar o perfil psicológico de pacientes com AN e BN por meio de instrumentos de avaliação psicológica, Oliveira e Santos (2006) identificaram que a capacidade intelectual desses indivíduos permanece preservada, embora se observe dificuldade de utilização eficiente dos recursos cognitivo-racionais devido à propensão à invasão afetiva.” (Apud Oliveira e Santos, 2006)