Buscar

Questões sobre Direito Internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2
Questões
1. A ONU foi criada no final da Segunda Guerra Mundial, pela Carta de São Francisco, mais precisamente no ano de 1945. A principal motivação para a sua criação foi a necessidade de criação de uma nova Ordem Mundial mais pacífica.
Sobre a ONU, leia os enunciados abaixo e marque a alternativa correta (1,0):
Resposta, E
e) A Corte Internacional de Justiça, a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança são os órgãos mais importantes que a compõem.
 
2. O crescente processo de globalização faz com que cada vez mais as normas internacionais causem impacto nos ordenamentos internos dos países, reforçando assim a importância do Direito Internacional no contexto atual. Sobre normas de Direito Internacional Público, jus cogens, escolha a alternativa correta (1,0):
Resposta E
e) É o conjunto de normas que dado seu caráter imperativo e flexível podem ser alteradas por decisão da Corte Internacional de Justiça.
 
3. Respeito os sujeitos de Direito Internacional, na doutrina tem suscitado debate para determinar quem tem esse caráter. A sociedade internacional tem passado por transformações e há maior desenvolvimento sobre o tema. A partir da doutrina dos sujeitos de Direito Internacional, escolha a alternativa correta (1,0):
Resposta D
d) As Organizações Internacionais governamentais, como sujeito de Direito Internacional, possuem o mesmo caráter de personalidade jurídica internacional que os Estados.
 
4. A forma de incorporação das convenções internacionais no ordenamento jurídico brasileiro é expressamente determinada pela Constituição, entretanto esta é omissa no que se refere ao seu status legal, sendo a sua determinação fruto do desenvolvimento jurisprudencial. Em relação à hierarquia e incorporação das normas internacionais no ordenamento jurídico brasileiro, escolha a alternativa correta (1,0):
Resposta C
c) Os Tratados uma vez recepcionados no ordenamento brasileiro possuem status de norma supraconstitucional. 
5. Sobre as Organizações Internacionais reconhecemos sua presença e atuação na sociedade internacional com determinadas características que as identificam. Entre essas temos: (marque a alternativa correta 1,0 ponto)
Resposta D
d) Promovem através da cooperação a melhoria das condições econômicas, políticas e sociais dos associados.
 
6. Uma das formas do Estado conceder a nacionalidade brasileira é através do processo de naturalização. Como forma derivada existem diversas modalidades. Entre essas se encontra a que pode ser concedida aquele indivíduo que tenha sido empregado em repartição consular do Brasil por um determinado período ininterrupto estabelecido em lei. Qual é esse tipo de naturalização? (marque a alternativa correta,1,0 ponto)
Resposta, E
c) Especial.
 
7. A Corte Internacional de Justiça é o ente jurisdicional de maior importância na sociedade internacional. Entre suas características identificamos: (marque a alternativa correta, 1,0)
Resposta C
c) Sua competência é exclusivamente contenciosa para dirimir as controvérsias entre os estados.
 
8. O direito internacional humanitário estabelece um conjunto de convenções e protocolos para regular a proteção dos direitos vinculados à pessoa humana no contexto de conflitos bélicos e limitar as consequências dos conflitos armados. Entre suas convenções reconhecemos (marque a alternativa correta 1,0 ponto)
Resposta C
c) Regulação do julgamento de crimes de genocídio, crimes de guerra e contra a humanidade.
 
9. O Sistema Internacional de proteção aos direitos humanos, constituído a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, tem produzido no marco das Nações Unidas mais de duzentos acordos adotados em nível universal e regional. Nesse contexto, explique em que aspectos a Conferência de Viena (1993) aponta para a consolidação regulatória dos Direitos Humanos no nível global. (1,0)
Resposta,
Sistema Internacional de proteção aos direitos humanos, constituído a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, sendo assim constitui a partir da Conferencia de Viana em 1993 um marco que se adota pelos Estados de direito em seu sistema regulatório abrangendo acordos importantes para sua população em seus aspectos gerais em resiliência para convivência entre Estados para o direito de seu povo e direito humano em seus quatros aspectos e categorias essências a pessoa humana.
Sendo um regime Democrática, toda pessoa tem direito a independência e sua dignidade respeitada independente de sua raça, cor, convicção sexual, orientação ou credo, direitos a educação, trabalho igualdade sem discriminação por doenças ou deficiências etc....
Sendo o Estado segurador e portador de assegurar esses direitos a sua população, tendo o Brasil composto em nossa Constituição Federal leis humanitárias que abrange os respectivos direitos Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição
Sendo assim os direitos humanos em sua convecção abrangeu uma ampla variedade de direitos humanos, tais como direito à vida, direito à integridade, liberdade de expressão e informação e direitos políticos. ... A Declaração foi também motivo de discussão em função do direito de autodeterminação dos povos, logo da soberania dos países.
 
10. A crise migratória tem impactado o mundo e principalmente o continente europeu. No Brasil, em menor medida também tem se manifestado essa experiência no aumento da presença de migrantes haitianos e recentemente migrantes venezuelanos e do Oriente Médio. Este fenômeno tem levado a discutir as políticas nacionais e internacionais sobre o ingresso e permanência de estrangeiros. Quais são as principais medidas que o Brasil assume de acordo às convenções internacionais e sua legislação perante a solicitação de refúgio?
Resposta,
Nos últimos anos, as pessoas têm fugido em grande número para a Europa. Fogem dos conflitos, terror e perseguição nos seus próprios países. ... Em todos estes países, os civis enfrentam ameaças devido a conflitos armados, violações dos direitos humanos ou perseguição
Os países que mais servem como porta de entrada de refugiados na Europa são Grécia e Itália, ambos recebendo essas pessoas pelo Mar Egeu e Mediterrâneo, respectivamente. Para fazer essa travessia, os refugiados se colocam em alto risco, tamanho o desespero de sair de seus países
O Relatório Anual do Observatório das Migrações Internacionais – OB Migra 2019, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, de 2010 a 2018 foram registrados no Brasil 774,2 mil imigrantes, sendo haitianos, venezuelanos e colombianos as três principais nacionalidades, Um estrangeiro que queira morar no Brasil tem várias maneiras de conseguir um visto permanente, o que o deixa em situação legal no país. Uma é ao se casar ou provar relação estável (morar junto) com um brasileiro ou uma brasileira. ... E quem provar que pretende investir por aqui também ganha seu visto.
A Lei 9.474/97 concede aos refugiados direitos e deveres específicos, diferenciados dos direitos conferidos e exigidos dos estrangeiros e trata da questão da entrada; do pedido de refúgio; das proibições ao rechaço, à deportação e à expulsão e ainda regula a questão da extradição dos refugiados.
Um refugiado tem direito a buscar e receber refúgio em um lugar seguro. Contudo, a proteção internacional abrange mais do que a segurança física. ... Os refugiados também têm responsabilidade e obrigações, entre elas a de respeitar as leis do país que os acolhem, O refúgio é um instituto do Direito Internacional Público que importa na colocação de um estrangeiro em uma situação especial de acolhimento, face a um Estado, em razão da necessidade de proteção por causa de perseguições, de que é vítima em seu próprio país

Outros materiais