Buscar

Prévia do material em texto

1 - Há evidências científicas de que várias práticas na assistência à gestação e ao parto são promotoras de melhores resultados obstétricos e são efetivas para a redução de desfechos perinatais negativos. Sobre conceitos e práticas da humanização da assistência ao parto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
As recomendações atuais da OMS e do Ministério da Saúde brasileiro para o manejo do trabalho de parto incluem a oferta de líquidos; o estímulo à adoção de posições verticalizadas e à liberdade de movimentação, buscando aumentar o conforto materno e facilitar a progressão do trabalho de parto; e o uso de métodos não farmacológicos para alívio da dor, tais como banho de aspersão ou imersão em água quente, massagens e outros.
PORQUE
São tecnologias acessíveis, não invasivas e de baixo custo, sendo possíveis de serem ofertadas por todos os serviços de saúde em sua prática além de indicarem benefícios na satisfação materna e na progressão do parto de risco obstétrico habitual.
RESPOSTA: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
2 - São cuidados de Enfermagem imediatos ao RN saudável realizados na sala de parto, exceto:
		RESPOSTA:
	Banho, curativo do coto umbilical com álcool a 70%, pesagem, exame físico, promoção do vínculo e da amamentação e vacinação (BCG e Hepatite B).
3 - O termo humanizar nos remete a uma assistência que valorize a qualidade do cuidado do ponto de vista técnico, associado ao respeito dos direitos do paciente, de sua subjetividade e referências culturais, como também a valorização do profissional e do diálogo entre as equipes.  Sobre conceitos e práticas da humanização da assistência ao parto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 A humanização da assistência ao nascimento requer atitude ética e solidária por parte dos profissionais de saúde, organização da instituição de modo a criar um ambiente acolhedor e a adoção de condutas hospitalares que rompam com o tradicional isolamento imposto à mulher, além de medidas e procedimentos sabidamente benéficos para o acompanhamento do parto e do nascimento, evitando práticas intervencionistas desnecessárias.
PORQUE
É indispensável que ocorram mudanças no modelo biomédico, essencialmente técnico, para um que valorize os aspectos sociais e culturais da gestação e parto para que mulheres/famílias brasileiras tenham a experiência de um parto verdadeiramente humanizado.
 A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
RESPOSTA: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
4 - O parto vaginal é composto por quatro (4) fases clínicas caracterizadas por sinais e sintomas específicos e que são utilizados pela equipe de saúde na identificação dessas fases. Assinale a alternativa abaixo que melhor caracteriza a fase clínica de dilatação.
RESPOSTA: Contrações dolorosas numa frequência de 3 a 4/10min, abertura inicial do colo de 4cm e amniorrexe oportuna.
5 - A realização do pré-natal de qualidade influi de forma patente no resultado perinatal e na redução das taxas de mortalidade materna, isto é, certifica a ocorrência de um parto sem intercorrências, inibindo eventuais prejuízos à saúde da mãe e do recém-nascido. Sobre o Papel do Enfermeiro no Pré-Natal realizado na Atenção Básica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
As atribuições do enfermeiro, no Pré-Natal realizado na Atenção Básica, compreendendo a realização de consulta pré-natal, solicitação de exames de rotina, promoções de ações educativas e encaminhamentos necessários. Tais atividades, embora se reportem a procedimentos aparentemente simplistas, constituem o núcleo das atribuições do enfermeiro na consulta pré-natal realizada no âmbito do AB.
PORQUE
A equipe multidisciplinar que compõe o atendimento prestado no âmbito da AB tem no enfermeiro um dos seus grandes pilares, comprometido com a saúde e qualidade de vida da população (pessoa, família e coletividade). Este profissional, teve sua participação acentuada ao longo dos anos com o Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher (PNAISM), ganhando uma maior autonomia na realização das atividades no pré-natal.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
RESPOSTA: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
6 - Isabel, 18 anos chega à unidade básica de saúde (UBS), para consulta subsequente de pré-natal e refere DUM=22/09/2020. Ansiosa durante a consulta ela deseja confirma sua Idade Gestacional (IG) e data provável do parto (DPP). Sendo assim assinale a alternativa que corresponde respectivamente a IG aproximada e DPP de Isabel (considere a data da consulta como hoje).
RESPOSTA: IG= 37semanas e DPP= 29/06/2021
7 - O índice de Apgar, largamente utilizado para mensurar a vitalidade do recém-nascido, varia de 0 a 10 e avalia cinco sintomas objetivos, são eles:
 RESPOSTA: Frequência cardíaca, respiração, cor, irritabilidade reflexa e tônus muscular.
	8 - O período após o parto é uma fase da vida na qual as mulheres vivenciam intensas mudanças corporais e emocionais. Por sua intensidade de frequência dessas alterações ele é dividido pelo Ministério da Saúde do Brasil (MS, 2001) em imediato, tardio e remoto. Acerca do recorte temporal do puerpério tardio, podemos delimitá-lo em:
	RESPOSTA:
	Início no 11º dia após o parto até por volta do 43º ao 45º dia puerperal.
	
	
9 - O parto vaginal é composto por quatro (4) fases clínicas caracterizadas por sinais e sintomas específicos e que são utilizados pela equipe de saúde na identificação dessas fases. Assinale a alternativa abaixo que melhor caracteriza a fase clínica de expulsão.
RESPOSTA: Metrossístoles duradoras numa frequência de 5 a 6/10min, abertura do colo de 10cm e saída do concepto.
 
10 - Rita, 28 anos chega à unidade básica de saúde (UBS), para consulta subsequente de pré-natal e refere DUM=25/10/2020. Ansiosa durante a consulta ela deseja confirma sua Idade Gestacional (IG) e data provável do parto (DPP). Sendo assim assinale a alternativa que corresponde respectivamente a IG e DPP de Isabel (considere a data da consulta como hoje).
RESPOSTA: IG= 32semanas e DPP= 01/08/2021

Mais conteúdos dessa disciplina