Buscar

prova biometria

Prévia do material em texto

Prova de Biometria, Medidas e Avaliação em Educação Física e no Esporte 
Questão 1 de 10
O limiar anaeróbico é um importante indicador de realização de esforço físico, e tem sido utilizado no treinamento esportivo como parâmetro para a prescrição. O limiar anaeróbico (Lan) consiste na “intensidade de exercício acima da qual a concentração sanguínea de lactato aumenta de forma progressiva e a ventilação pulmonar se intensifica também de maneira não linear ao oxigênio consumido” (BARROS et al., 2004, p. 31). O limiar anaeróbico (Lan) ocorre quando:
A - Há um desequilíbrio marcante entre o ATP consumido por músculos requeridos e a produção de ATP aerobicamente produzido, o que requer maior mobilização dos ácidos graxos.
B - Há um desequilíbrio marcante entre o ATP consumido por músculos requeridos e a produção de ATP aerobicamente produzido, o que requer maior participação da glicólise anaeróbia.
C - Há um desequilíbrio marcante entre o ATP consumido por músculos requeridos e a produção de ATP aerobicamente produzido, o que requer maior participação de aminoácidos na via anaeróbia.
D - Há um desequilíbrio marcante entre o ATP produzido por músculos requeridos e o consumo de ATP aerobicamente produzido, o que requer maior participação da glicólise anaeróbia.
E - Há um desequilíbrio marcante entre o ATP produzido por músculos requeridos e o consumo de ATP aerobicamente, o que requer maior mobilização dos ácidos graxos.
Questõeslist
Questão 2 de 10
Quando um profissional assume uma posição, uma responsabilidade, como é o caso do professor, pesquisador ou técnico, é fundamental saber o que tem em mãos para trabalhar. Logo de início, a área de atuação do profissional já expõe algumas opções de domínios a serem trabalhados e de objetivos a serem alcançados. Um professor não tem o mesmo objetivo que um técnico, por exemplo. A partir do objetivo é necessário estabelecer qual é o tipo de avaliação que será realizada e qual o domínio que será abordado, só então se identifica às variáveis e os testes ou medidas a serem realizados. Sobre a Avaliação Diagnóstica é correto afirmar:
I. A avaliação diagnóstica muitas vezes ocorre antes dos objetivos da atividade física serem consolidados, pois pode fornecer informações que irão colaborar com o estabelecimento desses objetivos.
II. A avaliação diagnóstica tem o objetivo de identificar o estado inicial de algo, da variável que será manipulada, que sofrerá intervenção; se refere a qualificar uma observação inicial.
III. A avaliação diagnóstica é realizada antes de se começar qualquer trabalho e é constituída a partir do objetivo inicialmente definido para o trabalho.
É correto apenas o que se afirma em:
A - I e III.
B - I, II e III.
C - I.
D - II.
E - III.
VoltarQuestõeslist
Questão 3 de 10
As variáveis são informações coletadas dos sujeitos da amostra, essa informação varia de um sujeito para outro e pode ser numérica ou não. As variáveis podem ser quantitativas ou qualitativas. Sobre os tipos de variáveis, relacione o conceito dos termos.
(1) variáveis quantitativas
(2) variáveis qualitativas
( ) podem ser mensuradas; esses dados podem ser discretos ou contínuos;
( ) contínuas são aquelas que podem assumir qualquer valor em uma escala contínua, em um intervalo
( ) são características que não são numéricas, mas que precisam ser organizados em categorias para passarem por tratamento estatístico
( ) são discretos quando os números que os representam são inteiros, comumente oriundos de contagem, ex: número de filhos.
( ) os dados podem ser classificados quanto a sua mensuração (escala de medida) em nominal, ordinal, intervalar ou razão;
A sequência correta é:
A - 1 – 1 – 2 – 1 – 2.
B - 1 – 1 – 2 – 2 – 2.
C - 2 – 1 – 1 – 1 – 2.
D - 2 – 1 – 2 – 2 – 1.
E - 2 – 2 – 1 – 1 – 2.
VoltarQuestõeslist
Questão 4 de 10
Os testes cardiorrespiratórios nos quais a pessoa avaliada desenvolve esforço físico podem ser de campo ou laboratoriais, em ergômetros. Uma característica de destaque na comparação desses dois tipos de teste é a viabilidade econômica na aplicação do teste. Independente da questão econômica, os testes com ergômetros são os que tem maior aproximação com a medida direta da capacidade cardiorrespiratória. A maior validade e confiabilidade na medida da capacidade cardiorrespiratória é a identificação do consumo máximo de oxigênio, ou o VO2máx – considerado padrão ouro para a validação de testes. Assinale a alternativa que apresente corretamente o equipamento utilizado para detecção do VO2máx em testes laboratoriais.
A - O equipamento para identificar o consumo máximo de oxigênio consiste de uma esteira ergométrica, um protocolo de esforço progressivo e um software com cálculos estatísticos destinados a cada população em específico.
B - O equipamento para identificar o consumo máximo de oxigênio consiste em um analisador de gases (nome comumente utilizado) que atualmente é computadorizado e identifica a composição corporal e o rendimento, fazendo analogia aos dados de VO2máx.
C - O equipamento para identificar o consumo máximo de oxigênio consiste em um analisador de gases (nome comumente utilizado) que atualmente é computadorizado e identifica a frequência cardíaca e a pressão arterial, realizando um cálculo linear entre os dados para detecção do VO2máx.
D - O equipamento para identificar o consumo máximo de oxigênio consiste em um analisador de gases (nome comumente utilizado) que atualmente é computadorizado e identifica a quantidade e composição da troca gasosa que ocorre entre a pessoa avaliada e o equipamento.
E - O equipamento para identificar o consumo máximo de oxigênio consiste em um programa computadorizado que identifica através de cálculos de bases estatísticas a quantidade e composição da troca gasosa que ocorre entre a pessoa avaliada e o equipamento.
VoltarQuestõeslist
Questão 5 de 10
A massa corporal e o IMC (índice de massa corporal) são elementos que podem dificultar a medida da atividade física, além da dificuldade com a utilização de monitores de frequência cardíaca (que tem menor validade para calcular gasto energético em pessoas com baixa aptidão física). As medidas utilizando questionário podem tanto ser sub quanto super estimadas em pessoas obesas comparadas com não obesas. Considerando que pessoas com elevado IMC (índice de massa corporal) tendem a ser menos ativas, os questionários que focarem apenas em atividades de lazer, não considerando atividades comuns do dia a dia, tem mais chance de ter dados mascarados. é realmente um desafio interessante, que essa população que provavelmente se encontra em faixa de risco aumentada é uma das mais difíceis para medir quanto à prática da atividade física (SYLVIA et al, 2014).Para identificar as vantagens e desvantagens de cada método de medida interligue as colunas:
1 – Água Duplamente Marcada;
2 – Calorimetria Indireta;
3 – Monitor Cardíaco;
4 – Sensores de Movimento (pedômetro);
5 – Sensores de Movimento (acelerômetro);
6 – Observação Direta;
7 – Questionários Diários;
( ) dificuldade de aplicação em crianças menores de 10 anos;
( ) não fornecimento de informações sobre frequência, intensidade, duração e tipo de AF;
( ) aparelho incômodo e com tempo de uso limitado;
( ) impossibilidade de captar alguns tipos de AF;
( ) inaplicabilidade em períodos longos e locais extensos;
( ) possibilidade de a frequência cardíaca ser afetada por outros fatores;
( ) falta de padronização no registro e na interpretação dos dados;
A ordem correta é:
A - 1 – 3 – 4 – 2 – 5 – 7 – 6.
B - 2 – 3 – 4 – 7 – 5 – 6 – 1.
C - 3 – 4 – 7 – 2 – 5 – 1 – 6.
D - 6 – 7 – 2 – 4 – 1 – 5 – 3.
E - 7 – 1 – 2 – 4 – 6 – 3 – 5.
A musculatura da região abdominal, especificamente a responsável pela flexão do tronco é geralmente associada à postura corporal; em tese, uma boa aptidão dos músculos abdominais possibilita manter uma boa postura e a menor incidência de lombalgia (ROSA, 2019). Nahas (2013) descreve o Teste Abdominal Adaptado, um dos mais utilizados atualmente em avaliações relacionadas à saúde. Para o teste deve haver:
I. Um colchonete comuma marca transversal com 12cm de largura, essa marca pode ser pintada ou feita de fita crepe (uma ou duas fitas delimitadoras).
II. A pessoa que realiza o teste inicia deitada em decúbito dorsal no colchonete, com os joelhos flexionados em um ângulo aproximado de 120 graus.
III. Os braços da pessoa devem estar estendidos ao lado do corpo, palma das mãos para baixo com a ponta dos dedos encostando no início da fita.
IV. O avaliado deve levantar a cabeça e ombros para que seus braços deslizem até que os dedos passem pela faixa de 12cm no colchonete, quando tocar o final da faixa a pessoa deve deitar novamente, e assim sucessivamente durante um minuto.
V. A cabeça não precisa encostar no chão a cada repetição, mas as mãos devem percorrer a faixa demarcatória, os braços permanecem estendidos o tempo todo, a respiração não deve ser bloqueada, preferencialmente expirar a cada flexão de tronco, os pés podem ser apoiados por pum auxiliar para que a pessoa não escorregue pelo colchonete.
Estão corretas:
A – Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
B – Apenas as alternativas I, II, III e IV estão corretas.
C – Apenas as alternativas II, III e V estão corretas.
D – Apenas as alternativas II, III, IV e V estão corretas.
E – As alternativas I, II, III, IV e V estão corretas.
As pesquisas realizadas sobre atividade física são em grande parte quantitativas, sendo assim, a estatística é fundamental para a compreensão dessas publicações (BARROS e REIS, 2003). Para determinar o peso de um artigo, e até sua credibilidade, é necessário analisar a metodologia; nesta deve estar descrito além do tipo de pesquisa, a análise estatística que foi desenvolvida. Informações com características diferentes devem ser tratadas (estatisticamente) de modo diferente. A quantidade de procedimentos estatísticos disponíveis é realmente grande, mas há alguns mais comumente utilizados nas pesquisas sobre atividade física. Quanto aos testes mais comuns utilizados em estudos sobre atividade física o teste t para uma amostra é utilizado para:
A – É aplicado para identificar se dois grupos independentes são diferentes ou não; o teste leva em consideração a diferença entre as médias das duas amostras, o número de elementos e a variabilidade interna das amostras.
B – É indicado quando a mediana for uma referência mais adequada do que a média (que é necessário para o teste t), geralmente isso ocorre quando a distribuição da amostra não forma uma curva normal de distribuição; esse teste possibilita identificar o número de dados (valores) que são maiores ou menores do que a mediana.
C – É um dos mais utilizados, ele considera que há certa dependência entre os grupos, que tem seus valores médios comparados; na área da saúde este é o teste básico para acompanhamentos de antes e depois. Para usá-lo os dois grupos devem ter o mesmo número de dados (sujeitos) e grupos maiores terão resultados mais consistentes (> 30 sujeitos).
D – É um teste mais robusto porque leva em consideração a posição em que os dados estão além dos valores (ou sinais); este teste é indicado especialmente quando os dados forem ordinais e o objetivo for comparar dois grupos de dados. Auto eficácia relata os dados qualitativos obtidos em observações do profissional de educação física frente as capacidades que uma pessoa apresenta em realizar algo frente a impedimentos.
E – Para estimar a média do processo e para comparar com um valor hipotético ou de uma referência; por exemplo, em uma pesquisa sobre o número de passos por dia, os dados se referem ao número de passos que cada pessoa realizou por dia durante o período da pesquisa; então esta amostra é comparada com o número de passos indicado como referência.
O termo estatística, está etimologicamente relacionado a status, que significa estado; e essa foi uma das primeiras utilizações que promoveu a disseminação da estatística. Antigamente o termo estatística era utilizado “para designar a coleta e a apresentação de dados quantitativos de interesse do Estado”, ou ainda, “originalmente significava uma coleção de informações de interesses do estado sobre população e economia”, era considerada como a ciência dos recenseamentos. Analise as alternativas a seguir, e assinale a que melhor se encaixa no conceito de estatística:
A - é um conjunto de técnicas ou métodos, conhecidos como métodos estatísticos, que pretendem uniformizar a obtenção dos dados, organizá-los, descrever e analisar as informações; através principalmente do tratamento de informações numéricas que podem ser influenciadas por diferentes variáveis; está baseada principalmente no cálculo de probabilidades.
B - esses dados podem ser discretos ou contínuos; são discretos quando os números que os representam são inteiros, comumente oriundos de contagem; as variáveis contínuas são aquelas que podem assumir qualquer valor em uma escala contínua, em um intervalo.
C - estatística é por natureza categórica, não há indicação de ordem, tamanho ou magnitude, caracteriza diferentes elementos; é organizada em categorias. As categorias podem ter nomes variados; quando alguma categoria de uma variável é representada por número, este não tem significado, é apenas um símbolo que designa algo.
D - identifica informações que se apresentam por ordem de qualidade, pela colocação que ocupam no contexto, existe hierarquia entre eles; é visível que existe diferença entre os valores, mas não é possível identificar ou visualizar a magnitude dessa diferença.
E - são características que não são numéricas, mas que precisam ser organizados em categorias para passarem por tratamento estatístico.
VoltarQuestõeslist
Os membros superiores têm uma vasta possibilidade de movimentos. Com a intenção de obter referências para acompanhar a aptidão física de diferentes partes do corpo, o Teste de Flexão de Braços ou Teste de Flexão/Extensão dos Cotovelos pretende identificar:
A – diferentes cargas para uma repetição máxima de exercícios.
B – força dinâmica da parte superior do corpo e a habilidade de estabilizar o tronco.
C – o aumento de força ao movimento do exercício.
D – o desempenho de idosos, em relação ao equilíbrio e agilidade.
E – o movimento com redução da força.
Parte superior do formulário
É comum presenciarmos relatos de pessoas que iniciam e até mesmo incentivam outras pessoas a iniciarem, atividades físicas sem acompanhamento de profissionais especializados. A atividade física auto organizada pode acarretar em problemas relacionados aos erros no volume e intensidade do treinamento, nos princípios do treinamento e sobretudo nas condições iniciais das atividades. Uma ferramenta importante na avaliação física do profissional de educação física é a anamnese, que tem como objetivo:
A - Obter informações e identificar as capacidades cardiovasculares dos indivíduos para prescrição de exercícios aeróbicos.
B - Obter informações e identificar as capacidades da flexibilidade e mobilidade para a prescrição adequada de exercícios que envolvam grandes amplitudes de movimento.
C - Obter informações e identificar as capacidades musculoesqueléticas, sobre tudo força muscular para iniciar a prática de levantamento de peso.
D - Obter informações e identificar as capacidades musculoesqueléticas, sobre tudo velocidade e agilidade para iniciar a prática de esportes.
E - Obter informações e identificar situações que contraindiquem algum estímulo motor ou que precisem ser investigadas clinicamente antes da implementação de testes motores de aptidão física e especialmente antes do programa de exercícios passar para uma etapa com maior requisição física e metabólica.
VoltarQuestõeslist
Finalizar
Parte inferior do formulário

Continue navegando