Buscar

APOL 1 - Analise de Sistemas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Análise de Sistemas
Questão 1/10
Conforme abordado na Aula 03, a Engenharia de Software se preocupa em sistematizar o desenvolvimento através de modelos, técnicas e ferramentas para o produto e para o processo. Sobre a engenharia de software, analise atentamente as afirmativas abaixo: I. Atualmente todos os problemas na construção de software de alta qualidade no prazo e dentro do orçamento foram solucionados; II. Ao longo dos últimos 50 anos, o software evoluiu de um produto de indústria para um ferramental especializado em solução de problemas e análise de informações específicas; III. Todo projeto de software é iniciado por alguma necessidade do negócio; IV. O intuito da engenharia de software é fornecer uma estrutura para a construção de software com alta qualidade. Com base nas afirmativas acima, assinale a alternativa correta: 
A) Estão corretas somente as afirmativas III e IV;
Questão 2/10 - Análise de Sistemas 
Conforme abordado na Aula 1, a Crise de Software refere-se a um conjunto de problemas encontrados no desenvolvimento de software. De acordo com a definição dada acima, assinale a alternativa correta que apresenta os principais problemas relacionados à Crise do Software:
D) Estimativas de prazo e custo imprecisas, software difícil de manter, insatisfação do cliente com o software, qualidade do software menos que a adequada; Você acertou! Conteúdo apresentado na Rota de Aprendizagem e nos slides 16/56 ao 23/56 da Aula 1.
Questão 3/10 - Análise de Sistemas 
Conforme abordado na Aula 1, no período da década de 1990 surge um novo paradigma de modelagem, como resposta às dificuldades encontradas na aplicação da Análise Estruturada a certos domínios de aplicação. Assinale a alternativa correta que corresponde ao tipo de modelagem que obedece ao conceito apresentado acima:
D) Análise Orientada a Objetos; Você acertou! Conforme apresentado na Rota de Aprendizagem, página 2 e slide 12/56 da Aula 1, surge a análise orientada a objetos no período da década de 1990, como resposta às dificuldades encontradas na aplicação da Análise Estruturada a certos domínios de aplicação.
Questão 4/10 - Análise de Sistemas 
Flávio pretende desenvolver um software seguindo os estágios do modelo em cascata proposto por Sommerville, em razão de ponderações que faz em relação a outros modelos quanto à solução de um problema que se apresenta. Desta forma ele definiu em seu cronograma, na ordem apresentada pelo autor, as seguintes etapas do ciclo de vida de software:
D) Definição de requisitos; Projeto de sistema e software; Implementação e teste de unidade; Integração e teste de sistema; Operação e manutenção Você acertou! Rota de Aprendizagem, Análise de Sistemas, Aula 03, Pag. 3-4.
Questão 5/10 - Análise de Sistemas 
O desenvolvimento de softwares demanda que seus desenvolvedores tenham a possibilidade de estudar esse sistema a partir de várias perspectivas. De acordo com os autores, um sistema pode ser descrito por meio de três visões independentes. Uma delas descreve o sistema do ponto de vista externo como um conjunto de interações entre o próprio sistema e os agentes externos ao sistema. Essa visão é criada inicialmente e direciona o desenvolvimento das demais visões do sistema. Essa abordagem/documento é conhecida(o) como:
C) Caso de Uso Você acertou! Rota de Aprendizagem, Análise de Sistemas, Aula 03, Pag. 5.
Questão 6/10 - Análise de Sistemas S
obre a engenharia de software, considere: I. Atualmente todos os problemas na construção de software de alta qualidade no prazo e dentro do orçamento foram solucionados. II. Ao longo dos últimos 50 anos, o software evoluiu de um produto de indústria para um ferramental especializado em solução de problemas e análise de informações específicas. III. Todo projeto de software é iniciado por alguma necessidade do negócio. IV. O intuito da engenharia de software é fornecer uma estrutura para a construção de software com alta qualidade. 
A) III e IV, somente Você acertou!
Questão 7/10 - Análise de Sistemas 
A Engenharia de Requisitos tem como objetivo criar e manter um documento de requisitos. Ela Possui 4 sub-processos. São eles: 
A) Estudo de viabilidade, elicitação e análise de requisitos, especificação e validação de requisitos Você acertou! Rota de Aprendizagem, Análise de Sistemas, Aula 03, Pag. 4.
Questão 8/10 - Análise de Sistemas 
Com relação ao conteúdo de Engenharia de Software abordado na Aula 03, análise atentamente a situação abaixo: Flávio pretende desenvolver um software seguindo os estágios do modelo em cascata proposto por Sommerville, em razão de ponderações que faz em relação a outros modelos quanto à solução de um problema que se apresenta. Com base na situação apresentada acima, assinale a alternativa correta que corresponde as etapas do ciclo de vida de software que devem ser definidas no cronograma, na ordem apresentada pelo autor: 
B) Definição de requisitos, Projeto de sistema e software, Implementação e teste de unidade, Integração e teste de sistema, Operação e manutenção; Você acertou! Conteúdo abordado na Rota de Aprendizagem, páginas 03 e 04 da Aula 03.
Questão 9/10 - Análise de Sistemas 
O desenvolvimento de softwares demanda que seus desenvolvedores tenham a possibilidade de estudar esse sistema a partir de várias perspectivas. Assim, conforme visto na Aula 03, um sistema pode ser descrito por meio de três visões independentes. Uma delas descreve o sistema do ponto de vista externo como um conjunto de interações entre o próprio sistema e os agentes externos ao sistema. Essa visão é criada inicialmente e direciona o desenvolvimento das demais visões do sistema. Com base nos conceitos apresentados acima, assinale a alternativa correta que corresponde a como é conhecida essa abordagem/documento: 
A) Casos de Uso; Você acertou! Conteúdo abordado na Rota de Aprendizagem, página 05 da Aula 03.
Questão 10/10 - Análise de Sistemas 
Conforme visto na Aula 02 e apresentado por Yourdon, “Um sistema construído usando um método Orientado a Objetos é aquele cujos componentes são partes encapsuladas de dados e funções, que podem herdar atributos e comportamentos de outros componentes da mesma natureza, e cujos componentes comunicam-se entre si por meio de mensagens” e o objetivo é encontrar os objetos, organizá-los, descrever como interage através de mensagens, definir operações de seus comportamentos. Com base na implementação de sistemas orientados a objetos, assinale a alternativa correta que corresponde a como se define a implementação de um sistema orientado a objetos: 
C) Implementa-se um conjunto de classes que define os objetos presentes no sistema; Você acertou! Conteúdo abordado na Rota de Aprendizagem, página 06, e Slides 51/78 ao 65/78 da Aula 02.

Outros materiais