Buscar

VERONICA RAUL- BIOGEOGRAFIAA

Prévia do material em texto

Verónica Raúl Sibinde
Resolução dos Exercícios
Biogeografia
Licenciatura em Geografia- 2°Ano /Laboral
Docente:
MSc. Nelson Filipe
Questões para Auto-avaliação da Aprendizagem
1- Explique a importância socioeconómica e cultural da biodiversidade na sua zona de origem.
2- Descreve como se pode realizar estudos biogeográficos a partir dos métodos comparativo geográfico, cartográfico e entrevista.
3- Mencione as acções praticas que devem ser levadas a cabo para por em prática o proteccionismo, preservacionismo e conservacionismo da biodiversidade no nosso país.
Resolução
1- A importância socioeconómica e cultural da biodiversidade na minha zona de origem é:
· Garantem a sobrevivência e conservação do ambiente natural;
· Permitem diversificado da alimentação dos seres vivos;
· São utilizados para ornamentação e construção das casas;
· Servem de atração turística proporcionando o lazer para a população da minha zona, assim como de outras zonas, que consequentemente enriquecem a economia desta zona;
· Servem para estabelecer diferenças culturais entre determinados povos. 
2- Os estudos biogeográficos podem ser realizados utilizando vários métodos, a destacar:
· Método comparativo geográfico
Este método pode auxiliar nos estudos biogeográficos, na medida em que, a distribuição das espécies obedece também, as características geográficas das regiões, isto é, as características climáticas, o solo, relevo, entre outros aspectos relacionados ao habitat das espécies, que podem nos permitir distinguir espécies que possivelmente podem ser encontrados numa determinada região, mesmo sem ter que ir a essas regiões fazer o estudo.
Permite também compreender o tipo de espécies que podem ser desenvolvidos numa dada região, no caso das plantas. 
Método Cartográfico
Este método é aplicado nos estudos da Biogeografia na medida em que, sendo o principal objetivo da biogeografia é explicar os padrões de distribuição de espécie animais e vegetais, no presente e no passado, a biogeografia vai procurar relacionar os pontos de ocorrência de uma determinada espécie às características ambientais e históricas destes pontos e da espécie. Para realizar esses estudos biogeográficos é necessário conhecer os pontos de ocorrência da espécie estudada, e as características climáticas, vegetacionais, hidrológicas, entre outras, destes pontos. A maioria desses estudos, se utilizam mapas para mostrar a distribuição geográfica da espécie estudada, com o limite de distribuição e os pontos de ocorrência. Neste sentido, os conhecimentos cartográficos são fundamentais para que os mapas sejam o mais precisos e confiáveis possível, sem o risco de perda de informação.
Método de Entrevista
Esse método é aplicado nos estudos biogeográficos na medida em que ao estudar as espécies no presente para compreender o passado, a biogeografia vai preocupar-se com aspectos qualitativos para a produção de um conhecimento já conhecido sobre as espécies, sistematizando-o em relação do que já se sabe. Também, a estreita pode ser recorrida para actualizar um conhecimento sobre as espécies que não seja possível evidenciar no passado, visto que a natureza das espécies vai evoluindo ao longo da vida. 
3- As acções práticas que devem ser levadas a cabo para por em prática o protecionismo, preservacionismo e o conservacionismo da biodiversidade no nosso País são:
· Divulgação das Leis relacionadas com a conservação,proteção e preservação da biodiversidade para todas as comunidades do País;
· Dar a conhecer a população, através de palestras e capacitação que revelem cada vez mais o quão a biodiversidade é valiosa para a estabilidade da vida humana, assim como para o bem estar do País;
· Reduzir as causas directas e indirectas da degradação e perda da biodiversidade no País;
· Reduzir os níveis de poluição do meio, que são acções que prejudicam o bem estar das espécies no País. 
2

Continue navegando