Buscar

VERIFICANDO O APRENDIZADO tema 4 modulo 2

Prévia do material em texto

VERIFICANDO O APRENDIZADO
1. Aprendemos sobre os diferentes tipos de pigmentos exógenos e endógenos que podem ser encontrados no nosso organismo. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
O carbono é o pigmento exógeno mais comum, sendo o principal poluente de áreas urbanas. Quando inalado em pequenas partículas, estas conseguem chegar aos alvéolos pulmonares e são fagocitadas pelos macrófagos alveolares. Esses pigmentos conferem cor negra ao citoplasma dessas células.
A lipofuscina é um pigmento insolúvel originado pela esterificação dos ácidos graxos da alimentação.
Coroide é um tipo de pigmento lipídico comum nos macrófagos após lesão tecidual e hemorragia.
A melanose é a condição em que a melanina, um pigmento endógeno, é produzida e armazenada em locais impróprios do organismo, como a pleura.
Comentário
Parabéns! A alternativa "B" está correta.
A lipofuscina é um pigmento insolúvel formado a partir da peroxidação de lipídios poli-insaturados das membranas plasmáticas, indicando que a célula foi lesada por radicais livres e peroxidação lipídica. Esse pigmento, composto de polímeros de lipídios e fosfolipídios complexados com proteínas, não é nocivo e é um sinal indireto de envelhecimento celular. A lipofuscina é observada em células que sofrem alterações regressivas lentas, na desnutrição grave e no fígado, cérebro e coração de idosos.
2. Analisamos os diferentes pigmentos derivados da hemoglobina, como a hemossiderina, bilirrubina e a hematina. Sobre a formação desses pigmentos endógenos, assinale a alternativa correta.
O ferro proveniente da alimentação e da hemólise é armazenado no organismo na forma de ferritina. Quando o organismo está com baixa concentração de ferro, a ferritina passa a ser chamada de hemossiderina.
A bilirrubina conjugada aumentada acontece nos casos de hemólise pelo aumento da disponibilidade da bilirrubina.
A bilirrubina não conjugada, que confere coloração amarelada, aumenta após lesão hepatocelular.
O pigmento hematina é formado em virtude da destruição da hemoglobina pela ação de um ácido ou uma base forte.
Comentário
Parabéns! A alternativa "D" está correta.
O ferro proveniente da alimentação e da degradação da hemoglobina fica armazenado no organismo em micelas de ferritina. Caso a concentração de ferro disponível aumente, a ferritina se agrega e forma a hemossiderina, um pigmento marrom. A bilirrubina é formada no nosso organismo após a degradação do grupo heme. Nos macrófagos do baço, na medula óssea e no fígado, o grupo heme é quebrado em Fe+², monóxido de carbono e biliverdina. A biliverdina é convertida em bilirrubina não conjugada, que será carreada pela corrente sanguínea, e, no fígado, será convertida em bilirrubina conjugada. A partir do fígado, a bilirrubina conjugada é encaminhada para a vesícula biliar, onde será eliminada via bile, mas também pode ser absorvida pelo intestino delgado e ser convertida em urobilinogênio e eliminada posteriormente nas fezes ou pela urina. Em condições de hemólise, em que há maior degradação da hemoglobina, a bilirrubina não conjugada aumenta, pois há muita produção para pouca metabolização hepática, o que eleva sua concentração plasmática. A bilirrubina conjugada aumenta nos casos de lesão hepatocelular e de colestase, pois essas lesões levam à deficiência em eliminar a bile e, consequentemente, a bilirrubina conjugada.

Continue navegando