A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
ESTUDO DIRIGIDO - Geometria Analítica

Pré-visualização | Página 1 de 1

ESTUDO DIRIGIDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA E SISTEMAS LINEARES
LICENCIATURA EM FÍSICA
TUTOR: GLEYSSON MORAIS ANDRADE
ALUNO: FELIPE RIBEIRO POLEZ
A IMPORTÂNCIA DOS VETORES: 
UTILIZAÇÕES, APLICAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS NA TEORIA E NA PRÁTICA.
No estudo da Física e da Matemática, os vetores podem ser definidos como sendo um segmento de retas com uma determinada orientação. Assim, eles apresentam uma intensidade, podendo também pode ser chamada de módulo, que é a medida entre os vetores, apresentam uma direção, guiada pela reta, onde para se conhecer essa direção é preciso saber a direção de sua reta suporte, e por fim, mostram o sentido no qual a sua extremidade é apontada. 
Como já citado acima os vetores, são formados a partir de setas e, para representa-los graficamente é preciso saber a sua dimensão, como na figura abaixo:
 
Retirada do Google imagens.
O estudo e a compreensão sobre vetores é de grande importância, pois eles auxiliam na descrição de fenômenos físicos, desde por exemplo a ajudar a entender como funciona um determinado movimento, dentro da cinemática vetorial, indo até as suas aplicações em cálculos de engenharia, estando presentes no nosso cotidiano. Os vetores representam as grandezas, as quais denominamos, grandezas físicas.
Essas grandezas quando aplicadas em fórmulas ou equações, representam um certo valor, sendo isso o necessário para a solução de determinado problema. Porém, em outros casos, outras grandezas precisam de uma direção. Assim, como já dito anteriormente, essas grandezas carregam consigo informações como pra qual lado ela está apontando e se está horizontalmente ou verticalmente. 
As aplicabilidades dos vetores são inúmeras, desde as estudadas na Física, Matemática, indo parar no nosso dia-a-dia, se pararmos e olharmos ao nosso redor poderemos ver os vetores da geometria analítica, presentes na construção civil: pelas pontes, elevadores, vigas, nas treliças metálicas, ou seja, os vetores estão ali, envolvidos nas forças aplicadas. 
Desse modo, a introdução da geometria analítica, representada pelo estudo dos vetores, faz se necessária para a compreensão e o entendimento de muitos fenômenos, teoremas, fórmulas, ou seja, existe um leque de possibilidades a serem estudados com a ajuda dos vetores. Podemos assim, concluir que os vetores são mecanismos, instrumentos da geometria, que são aplicados com o intuito de resolver, e buscar uma determinada solução de problemas e questões da matemática e da física no geral, estando presente no nosso cotidiano.