Buscar

TEORIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01. (1.0 ponto) Leia o trecho extraído do parecer da Procuradoria-Geral da República apresentado na ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) nº. 186/DF referente à questão sobre a política pública de cotas raciais pela Universidade de Brasília (UnB) para escolher a alternativa correta abaixo: 
 “(...) a Constituição de 1988 insere-se no modelo de um constitucionalismo, no qual não basta, para a observância da igualdade, que o Estado se abstenha de instituir privilégios ou discriminações arbitrárias. Pelo contrário, parte-se da premissa de que a igualdade é um objetivo a ser perseguido por meio de ações ou políticas públicas, que, portanto, ela demanda iniciativas concretas em proveito dos grupos desfavorecidos.” (fls. 714-715 – adaptada). Acessado em http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=278000. 
 	O conteúdo do trecho acima é compatível com o:
a) 	constitucionalismo contemporâneo. 
b) constitucionalismo liberal. 
c) constitucionalismo burguês. 
d) constitucionalismo da antiguidade. 
02. (1.0 ponto) “O federalismo é um instituto jurídico de origem estadunidense. Com efeito, o conceito de federação nasce com a formação dos Estados Unidos da América, no exato momento em que as treze ex-colônias britânicas abrem mão de sua soberania em prol da formação de um único Estado Federal. 
 No Brasil, a Federação foi admitida como forma de Estado desde a Constituição de 1891. A Constituição brasileira de 1988 introduziu mudanças significativas na Federação brasileira atinentes à descentralização do poder político e financeiro para as esferas subnacionais. 
 Um dos principais objetivos da Assembleia Nacional Constituinte foi reestabelecer o sistema federal pátrio, tentando imprimir-lhe maior descentralização e equilíbrio entre seus componentes e transformando a forma federativa em cláusula pétrea, ou seja, o princípio federativo é indissolúvel e não pode ser retirado do corpo constitucional de 1988 nem mesmo por Emenda. Em outras palavras, isso significa dizer que o Estado brasileiro jamais deixará de ser uma federação, a não ser que surja uma nova Constituição e, portanto, um novo Estado, obra de um novo poder constituinte originário.” GÓES, Guilherme Sandoval e LIMA, Marcelo Machado. Ciência Política. Rio de Janeiro: Editora SESES. 2015, p. 104 e 105. (trecho adaptado). 
 A partir do trecho a obra acima citada, onde trata de uma breve introdução sobre a forma de Estado, Federalismo, sobre este, acerca de suas características, é correto indicar como alternativa correta
a) Nos Estados Federais é característica básica a existência de uma Constituição rígida. 
b) Nos Estados Federais é característica básica a existência de uma Constituição flexível. 
c) Nos Estados Federais é característica básica a existência de direito de secessão entre os entes políticos que compõem a Federação. 
d) Nos Estados Federais é característica básica a inexistência de um sistema constitucional de repartição de competências. 
03. (1.0 ponto) “Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: 
(...) 
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;” 
O trecho do texto constitucional acima transcrito traz o direito de manifestação do pensamento e esta categoria de direitos é entendida como: 
a) direito fundamental de primeira geração. 
b) direito fundamental de segunda geração. 
c) direito fundamental de terceira geração. 
d) direito fundamental de quarta geração. 
04. (1.0 ponto) “Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: 
 	(...) 
 	IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;” 
 O trecho do texto constitucional acima transcrito traz como um dos fundamentos da República conteúdos ideológicos ao valor social do trabalho e a livre iniciativa, a partir desta realidade característica é possível afirmar como classificação da Constituição de 1988: 
a) a partir do critério da ideologia a Constituição de1988 é compromissória. 
b) a partir do critério da ideologia a Constituição de1988 é dirigente. 
c) a partir do critério da ideologia a Constituição de1988 é dirigente e compromissória. 
d) a partir do critério da ideologia a Constituição de1988 é dirigente, compromissória e analítica. 
 
05. (1.0 ponto) “Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e 
serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” 
 Levando em consideração o direito à saúde acima transcrito da Constituição d e1988, sobre a classificação das normas constitucionais é correto afirmar: 
a) esta norma é de eficácia limitada e aplicabilidade mediata. 
b) esta norma é de eficácia plena e aplicabilidade imediata. 
c) esta norma é de eficácia contida e aplicabilidade imediata. 
d) esta norma é de eficácia limitada e aplicabilidade imediata. 
 
06. Questão discursiva. Vale 1.0 (um ponto). 
 A técnica da ponderação é uma ferramenta que auxilia o intérprete a descobrir o significado e as conexões de sentido das normas constitucionais e serve para interpretar os casos difíceis (hard cases). É utilizada quando o formalismo da mera subsunção não é capaz de resolver os conflitos de modo a concretizar o sentido mais profundo da Constituição. Diante disso cite e explique seus subprincípios. 
 
07. Questão discursiva. Vale 1.0 (um ponto). 
 	Leia o dispositivo constitucional abaixo para responder a pergunta lançada ao final desta questão: 
“TÍTULO I Dos Princípios Fundamentais 
Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.” A partir do trecho constitucional acima, bem como acerca da classificação das normas constitucionais, como o referido dispositivo pode ser classificado? Responda justificadamente. 
 
08. Trabalho. Vale 1.5 (um ponto e meio) 
Atividade relacionada à semana 4: (valor: até 1,5 ponto): o estudo de caso desta aula será a atividade acadêmica avaliativa prevista no plano de ensino. O aluno deverá formular a resposta em até 1 página, indicar as referências e deverá postar a atividade no ambiente virtual na data da AV1. 
· Estudo de Caso: José é Procurador do Estado, e recebe a incumbência de emitir um parecer a respeito de determinada norma estadual que visa regulamentar tema previsto na Constituição Federal. O Procurador, em seu parecer opina no sentido de que não há porque o Governador se preocupar com as regras constitucionais pois, é possível a interpretação ampla e extensiva da Constituição. Os assessores do Governador recebem o parecer com ressalva e decidem realizar consulta a um advogado. Considerando a narrativa apresentada, responda: 
· a) Avalie, na condição de advogado procurador pelos assessores do Governador, o parecer proferido pelo Procurador do Estado. Responda com base nos princípios de interpretação constitucional. 
· b) Investigue o alcance e finalidade da expressão técnica da interpretação conforme a Constituição. Responda a partir do entendimento consolidado pelo Supremo Tribunal Federal. 
 
09. Trabalho. Vale 1.5 (um ponto e meio) 
Atividade relacionada à semana 5: (valor: até 1,5 ponto): o estudo de caso desta aula será a atividade acadêmica avaliativa prevista no plano de ensino. O aluno deverá formular a resposta em até 1 página, indicar as referências e deverá postar a 
atividade no ambiente virtual na data da AV1. 
· Estudo de Caso: suponha que Marcos, ex-servidor público municipal, falece, deixando como dependentes habilitáveis à pensão por morte a sua companheira Mônica e 1 filho, Cláudio, de 5 anos de idade. Não obstante a existência de uma escritura pública de união estável firmadapelos conviventes e da certidão de nascimento do filho havido, Mônica tem indeferido seu pedido de concessão de pensão por morte sob o argumento de que o Município ao qual Marcos era ex-servidor público possui Norma Municipal que determina a impossibilidade de estender à companheira pensão por morte, do ex-servidor público. Com base na situação hipotética apresentada, apresente os fundamentos a serem suscitados pelo advogado de Mônica para fins de reconhecimento da inconstitucionalidade da referida Norma Municipal. Responda com base nos princípios constitucionais analisados na presente aula.

Outros materiais