Buscar

Aula 1

Prévia do material em texto

Aula 1 – Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
1) Considerando a discussão sobre Alteridade e etnocentrismo na Antropologia, é incorreto dizer:
O etnocentrismo corresponde à avaliação culturalmente centrada que cada grupo faz do outro. Contudo, o etnocentrismo se restringe às civilizações europeias.
2) O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa tendência se denomina:
Etnocentrismo
3) O positivismo foi uma diretriz filosófica criada por Augusto Comte na segunda metade do século XIX. O tema central de sua obra é a Lei dos Três Estados, em que ele divide a evolução histórica e cultural da humanidade em três fases, de acordo com seu desenvolvimento; a classificação e a hierarquização das ciências, da mais simples à mais complexa, já que para ele a ordem é necessária ao progresso; e a reforma da sociedade, com mudanças intelectuais, morais e políticas destinadas principalmente a restabelecer a ordem na sociedade capitalista industrial. Com base no texto e nas discussões em sala de aula, marque a alternativa que demonstra quais são os Três Estados:
Teológico, Metafísico e Positivo
4) Todo sistema cultural tem sua própria lógica e não passa de um ato primário de etnocentrismo tentar transferir a lógica de um sistema para outro¿. (LARAIA, Roque. Cultura: Um conceito antropológico. 8 ed., Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 1993). Considerando o texto acima, marque a alternativa correta acerca das afirmações a seguir:
As sociedades tribais são tão eficientes para produzir cultura quanto qualquer outra, mesmo quando não possuem certos recursos culturais presentes em outras culturas.
Explicação: Segundo o professor Roque Laraia as chamadas sociedades primitivas ou tribais não são inferiores e não devem ser tratadas como piores ou melhores que a nossa sociedade, dita moderna. Toda cultura tem sua lógica própria. O erro comum, que chamamos de etnocentrismo, consiste em tentar transferir a lógica da nossa cultura sobre a do outro. As sociedades ditas primitivas, não são inferiores, são diferentes e são tão eficientes quanto qualquer outra. O que existe, de fato, são diferenças de tecnologia, educação, socialização entre outras.
5) As teorias funcionalistas alcançaram seu apogeu na Sociologia e na Antropologia em meados do século XX. Entre as principais abordagens teóricas do funcionalismo NÃO se encontra a noção de que:
A função do cientista social é saber como funciona a sociedade, quais as suas leis de funcionamento. Explicação: Esse profissional tem a complicada missão de estudar o homem em sociedade, desde sua origem até os dias atuais e pensando sempre um pouco à frente ou melhor dizendo, estudos, pois o homem é muito complexo têm como base o homem e suas características culturais, políticas, religiosas, etc.Além disso, esse profissional trabalha com pesquisas relacionadas a migrações, conflitos civis, militares, políticos e movimentos sociais. Então, a que não se encontra e a função do cientista social que  é saber como funciona a sociedade, quais as suas leis de funcionamento.
6) Um professor de Antropologia, interessado em promover algumas reflexões sobre o conceito de cultura, organizou um debate no qual ficaram registradas algumas definições sobre o tema. Assinale aquela opção em que a cultura é CORRETAMENTE definida, segundo os princípios antropológicos.
A cultura compreende a tudo que fazemos e sabemos, ou seja, ao nosso modo de vida, logo todas as pessoas têm cultura.
7) A afirmativa "O homem é um animal portador da cultura" significa:
O ser humano apropria-se socialmente da cultura, portanto, além de se constituir como um ser biológico é, também, um sujeito histórico. Explicação: Só o homem é portador de cultura; por isso, só ele a cria, a possui e a transmite. É um complexo, porque forma um conjunto de elementos, inter-relacionados e interdependentes, que funcionam em harmonia na sociedade. Os hábitos, idéias, técnicas, compõem um conjunto, dentro do qual os diferentes membros de uma sociedade convivem e se relacionam. A organização da sociedade, como um elemento desse complexo, está relacionada com a organização econômica; os dois entre si relacionam-se igualmente com as idéias religiosas. O conjunto dessa inter-relação faz com que os membros de uma sociedade atuem em perfeita harmonia. A cultura é uma herança que o homem recebe ao nascer.
8) A primeira definição de cultura que foi formulada do ponto de vista antropológico pertence a:
Edward B. Tylor. Explicações: O primeiro conceito etnográfico de cultura surgiu com Tylor, que a entendia como. um todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.

Continue navegando