Buscar

Tegumento comum

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tegumento comum
· O tegumento comum é uma túnica que reveste a superfície do corpo. É composto pela pele (e seus anexos) e tela subcutânea.
· Entre suas funções, estão: regulação térmica; proteção contra ganho/perda excessiva de água; proteção contra a entrada de microrganismos; proteção mecânica (atrito); proteção contra raios UV (melanina); recepção de estímulos; síntese de vitamina D3; eliminação de suor/sebo e absorção de substâncias; e reserva de energia (gordura).
· Origem embrionária: a epiderme se origina da ectoderme; a derme, da mesoderme, assim como a tela subcutânea (hipoderme).
· Epiderme
· A epiderme é a camada superficial. É avascular e sem terminações nervosas, sendo nutrida por difusão. É um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado que se renova, em média, a cada 26 dias.
· Existem algumas alterações em que há maior atividade mitótica, como por exemplo na psoríase, em que o indivíduo leva de 6 a 8 dias para descamar. A atividade mitótica também aumenta de noite (atrito com as roupas) e durante o banho.
· A epiderme possui 5 camadas:
· As células da epiderme são: melanócitos (origem na crista neural) que se ramifica a partir da camada basal e produz/distribui a 
melanina por todas as células do epitélio, atuando no extrato basal e espinhoso; e queratinócitos (origem no extrato basal) e migram até o extrato córneo
· Existem dois tipos de queratina: dura (camadas mais compactas, na cutícula e córtex do pelo e nas unhas) e mole (na epiderme e na medula do pelo).
· Na epiderme também há células do sistema imunológico, as células de langerhans, que captam qualquer antígeno que entram na pele. Possuem origem na medula óssea. E Há também células sensoriais, as células de Merkel, que consegue captar deformação da epiderme, ou seja, captam estímulos. Possuem origem na crista neural e ficam no extrato basal.
· A pele pode ser classificada quanto à espessura da epiderme: pele espessa (face palmar dos dedos e da mão; face plantar do dedos e do pé); e pele delgada (restante do corpo):
· A pele possui, em alguns locais no corpo, “desenhos”, pois a sua derme, abaixo da epiderme, apresenta uma série de elevações, as cristas papilares, e depressões, os sulcos interpapilares
· E, nas cristas, existem poros dos ductos de glândulas sudoríferas. Por isso, em qualquer lugar que a pessoa tocar, sua impressão digital ficará, pois há saída de suor. Existem pessoas que nascem sem as cristas papilares, numa doença genética denominada de adermatoglifia, e outras que perdem sua impressão digital devido ao trabalho com produtos químicos.
· Derme
· É um tecido conjuntivo com poucas células, mais fibras. Da força, extensibilidade e elasticidade para a pele.
· Dividido em camada papilar, constituído de tecido conjuntivo frouxo (fibras elásticas e colágenas finas) e possui as papilas dérmicas (alças capilares e terminações nervosas, travadas entre as cristas epidérmicas); e camada reticular, constituído de tecido conjuntivo denso (fibras elásticas e colágenas espessas), possuindo vasos, folículos pilosos, nervos e glândulas sudoríferas e sebáceas.
· As fibras estão em maior quantidade na camada reticular, formando uma rede resistente e flexível. Quando distendidas em demasia, podem romper-se, formando estrias avermelhadas que, caso não haja cuidado, se tornam brancas, como se fossem cicatrizes e não voltam mais ao normal. A estria também pode ser chamada de marca da distensão ou linha albicans
· Existe um mapa denominado de mapa de Langer, representado por linhas de clivagem que refletem a disposição das linhas de colágeno da pele. Sua direção varia nas diferentes áreas do corpo e serve como referência para incisões cirúrgicas, para evitar a formação de grandes cicatrizes.
· Coloração da pele
· A coloração da pele varia de acordo com: espessura da pele (quanto mais fina, mais rosada); vascularização (quanto mais intensa, mais avermelhada); e os pigmentos da pele (quantidade de melanina e caroteno)
· A coloração da pele no diagnóstico: cianose (pele azulada pela deficiência de oxigênio na túnica mucosa, matriz da unha e pele); icterícia (pele amarelada devido ao excesso de bilirrubina na pele e no tecido conjuntivo; eritema (vermelhidão causada pela vasodilatação dérmica por lesão cutânea, inflamação, alergia ou exposição ao calor); palidez ou vilidez da pele (causada por choque ou anemia); vitiligo (ausência de melanócitos em determinados locais da pele); albinismo (ausência da tirosina, que sintetiza melanina).
· Hipoderme ou tela subcutânea
· É um tecido conjuntivo frouxo, em que se encontra gordura, glândulas sudoríferas, vasos sanguíneos e linfáticos, e nervos.
· Une fracamente a derme aos órgãos subjacentes, senso responsável pelo deslizamento da pele sobre os tecidos em que se apoia.
· Possui as funções de: reserva de energia, isolamento térmico e amortecedor mecânico.
· Dividido em: camada lamelar - profunda (lóbulos de gordura achatados, compostos por adipócitos fusiformes e pequenos que se sobrepõem e armazenam o maior volume de gordura, tem maior eixo horizontal); fáscia superficial – média (lâmina de tecido conjuntivo denso); e camada areolar – superficial (células globulares, túrgidas e superpostas; maior eixo perpendicular à superfície da pele).
· Punículo adiposo: acúmulo de gordura subcutânea mais evidente no abdome, nádegas, axilas, coxas e mamas. Na mama há ligamentos cutâneos denominados de ligamentos suspensores ou de Cooper das mamas, que fixa a derma à fáscia peitoral, que permitem que a mama fique na sua posição. 
· A camada subcutânea é o local de aplicação de medicamentos injetáveis.
· Anexos da pele
· Pelos: filamentos queratinizados que se desenvolvem a partir de invaginações da epiderme que fornecem proteção, sensibilidade (tato) e regulação térmica.
· Unhas: placas queratinizadas situadas sobre a face dorsal da falange distal dos dedos que fornece proteção e a ação de coçar.
· Glândulas da pele: sudoríferas (presentes da derme e na tela subcutânea, produtoras de suor. Abrem-se nos folículos pilosos) e sebáceas (presentes na derme, produtoras de sebo. Abrem-se na superfície da pele ou no folículo piloso)
· Vascularização da pele
· Artérias: plexo subpapilar e plexo subdérmico.
· Veias: plexo subpapilar, plexo dérmico médio e plexo subdérmico.
· Envelhecimento
· Queimaduras
· São lesões epiteliais causadas por contato com agentes térmicos, químicos, radioativos ou elétricos. O efeito pode ser local ou sistêmico.
· 1º Grau: atinge somente a epiderme, normalmente queimaduras de sol. Os sintomas são usualmente locais: vermelhidão, dor e edema. Há comprometimento das camadas locais (descamação), cede em poucos dias
· 2º Grau: atinge a epiderme e a derme. Surgem bolhas, sintomas locais, porém leves, e a recuperação geralmente é completa, porém lenta.
· 3º Grau: destroem toda a espessura da pele e usualmente músculos subjacentes. A pele parece revestida de cera ou carbonizada, e não apresenta sensibilidade. Possui efeitos sistêmicos: desidratação, choque, circulação e produção de urina reduzidas e infecções bacterianas.
· Úlceras de pressão ou escaras de decúbito: restrição do fluxo de sangue na derme, nos pontos de pressão por contato. Ocorre morte celular e necrose tecidual.

Continue navegando