Buscar

Concepção da Psicomotricidade na Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PEDAGOGIA
PSICOMOTRICIDADE
FERNANDA MARIA AGOSTINHO DE JESUS
LUCINALVA SOUZA
MARIA SANTÍSSIMA PEREIRA DA SILVA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Qual a concepção da psicomotricidade no campo da prática e da investigação científica na atualidade?
A concepção da psicomotricidade no campo da prática e da investigação científica na atualidade está diretamente ligada ao ramo da Educação Infantil, na qual nos traz questionamentos de que, os movimentos corporais de todo ser humano devem ser trabalhados desde os primeiros anos de vida. O principal campo de investigação da psicomotricidade é o movimento do corpo, movimentos esses que devem ser dominados por cada indivíduo, as investigações científicas relacionadas a este tema que estamos abordando, nos proporciona um conhecimento mais abrangente em como iremos aplicar o desenvolvimento psicomotor em uma criança, para então, a partir deste ponto, trabalharmos o desenvolvimento cognitivo, pois antes de ensinarmos uma criança a fazer um rabisco em uma folha de papel, devemos ensiná-la como manejar um lápis.
Os estudos da psicomotricidade, como podemos ver, vem ganhando mais força na área da educação, porque nos traz mais qualidade na forma que os docentes devem introduzir os ensinamentos a seus alunos, graças a esses estudos, podemos levar aos alunos de forma dinâmica, o auto conhecimento do corpo, suas capacidades, suas dificuldades, o que pode e deve ser melhorado, respeitando, claro, suas limitações.
É de extrema importância que para a aplicação, na prática, dos conhecimentos que a psicomotricidade nos traz, respeitarmos as diferenças e limitações que cada indivíduo possui, pois, apesar de haver uma faixa etária para cada fase de desenvolvimento humano, sempre haverá crianças que não acompanha o mesmo ritmo de desenvolvimento das demais, e também tem àquelas que podem se desenvolver mais rápido que as demais. Todos esses fatores dependem muito da realidade de cada um, do meio social que cada indivíduo esteja inserido.
Referência bibliográfica:
CÂMARA, Suzana Aparecida dos Santos. Psicomotricidade e trabalho corporal, São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016.
Parnaíba-PI
19 mar. 2021.

Continue navegando