Buscar

Questões de Mecanismo de Agressão e Defesa _ sistema Imune_Inata e Adaptaitva

Prévia do material em texto

· 
	O sistema complemento é composto por diversas proteínas plasmáticas e é um importante mecanismo de defesa da imunidade inata e adquirida, que exerce funções homeostáticas e fisiológicas, como a remoção de células apoptóticas e complexos imunes. A deficiência neste mecanismo pode ser hereditária ou adquirida, e leva ao aumento da susceptibilidade a doenças infecciosas e não infecciosas, raras e fatais. Disponível em http://www.cienciasdasaude.famerp.br/index.php/racs/article/view/1397. Acesso em 08 de dezembro de 2020.
As proteínas do sistema complemento, quando ativadas, clivam uma ou mais outras. A intenção é induzir uma série apropriada de respostas inflamatórias que auxiliam no combate à infecção.  Existem inúmeras etapas importantes nesse processo e uma delas, a clivagem, é responsável pela “quebra” de algumas dessas proteínas do complemento.
De acordo com o enunciado e seus conhecimentos em relação às funções das proteínas do sistema complemento, considere as afirmativas a seguir e marque a opção correta:
		Respostas:
	Promovem a quimiotaxia
	
	Opsonizam patógenos
	
	Facilitam a fagocitose
	
	 
Todas estão corretas
	
	Aumentam a permeabilidade vascular
· Pergunta 2
0,9 em 0,9 pontos
	
	
	
	O sistema complemento é um conjunto de mais de 30 proteínas do plasma e da membrana celular que faz parte do sistema imune inato e também está na base do mecanismo efetor principal da imunidade mediada por anticorpo. Essas proteínas interagem com outras moléculas do sistema imune e entre si de forma altamente regulada.
Com relação ao sistema complemento, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Respostas:
	Uma das propriedades do sistema complemento é a opsonização, que está presente em todas as vias e é promovida pela proteína C5b.
	
	 
A Via Clássica é ativada por anticorpos que se ligam na superfície do patógeno, iniciando o processo de clivagem de proteínas do tipo C.
	
	A Via Lectina é ativada diretamente pelo patógeno ou indiretamente por anticorpos que se ligam na superfície do patógeno.
	
	A via Alternativa inicia-se com complexo antígeno anticorpo e termina com o complexo de ataque a membrana, que proteínas nomeadas com a letra C.
	
	Algumas células do sistema complemento ligam-se a imunoglobulinas ou a componentes de membrana das células.
	
	
	
· Pergunta 3
0,9 em 0,9 pontos
	
	
	
	As imunoglobulinas são as principais moléculas efetoras da imunidade humoral. De acordo com a OMS, quando livres no plasma, denominam-se imunoglobulinas e, quando ligadas ao antígeno, são chamadas de anticorpo. A resposta Imune estimulada pela exposição a agentes infecciosos é denominada imunidade adaptativa, podendo ser classificada em dois tipos: Imunidade humoral e Imunidade celular.
Quanto a esses tipos, analise as afirmativas abaixo:
 I. Os linfócitos B são mediadores da resposta imune humoral, pois reconhecem e respondem a diferentes antígenos.
 II. Os linfócitos T reconhecem antígenos extracelulares e se diferenciam em plasmócitos secretores de anticorpos.
 III. Os linfócitos T auxiliares secretam linfocinas, que estimulam a proliferação e diferenciação dos próprios linfócitos T e ativam outras células, incluindo linfócitos B.
 IV. Linfócitos TCD8 (citotóxicos) realizam ataque direto capaz de matar os patógenos.
 V. Os linfócitos B são as células capazes de se diferenciarem e de produzir anticorpos.
Estão CORRETAS:
	
	
	
	
		Respostas:
	II, III, IV e V
	
	I, III e V
	
	I, II, III e V
	
	 
I, III, IV e V
	
	Todas as sentenças estão corretas
	
	
	
· Pergunta 4
0,9 em 0,9 pontos
	
	
	
	Os anticorpos são produzidos de forma específica contra o antígeno que estimulou a sua produção. Há regiões na molécula que são extremamente variáveis (regiões variáveis) e dá a ela uma característica específica contra o antígeno. Por exemplo, um antígeno X entra no organismo e é apresentado ao sistema imune, se desenvolvendo uma resposta imune humoral as IgM’s produzidas contra o antígeno X terão a região variável da molécula específica para o X e irão combatê-lo. Se no organismo penetrar um antígeno Y, as IgM’s com região variável X não irão atacar o antígeno Y e sim haverá a produção de IgM’s com região variável Y. Disponível em
http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/lMzKLAEr9hxwSYU_2013-6-21-12-15-44.pdf. Acesso em 07 de dezembro de 2020.
 Com base no seu conhecimento sobre as regiões de um anticorpo, qual parte do anticorpo pode se ligar a uma célula, um macrófago, por exemplo?
	
	
	
	
		Respostas:
	Pontes dissulfeto
	
	 
Região constante
	
	Região celular
	
	Cadeia leve
	
	Região variável
	
	
	
· Pergunta 5
0,9 em 0,9 pontos
	
	
	
	Até meados dos anos 80, poucas citocinas produzidas na resposta imune específica ou adaptativa eram conhecidas: IL-2, o fator B que viria a ser caracterizado com IL-4 e interferon gama (chamado também de interferon imune ou tipo II).  Entre 1985 e 1987 foram sucessivamente caracterizadas as citocinas IL-4, IL-3 e IL-5.  Em 1986, Robert Coffman e Tim Mosmann propuseram a existência de duas populações de linfócitos T auxiliares funcionalmente distintas devido às citocinas produzidas: linfócitos Th1 (produtores de IFNγ e IL-2) e linfócitos Th2 (produtores de IL-4, IL-5). Disponível em http://chagas.fiocruz.br/resposta-imune. Acesso em 07/12/2020
Além das informações mencionadas acima, outra função do linfócito TCD4 do tipo Th2 é estimular a diferenciação de linfócitos B em plasmocito e estes, responsáveis pela produção de anticorpos. Sabemos também que este anticorpo tem inúmeras funções no nosso corpo.
Com base no seu conhecimento sobre anticorpos, além da neutralização, precipitação e aglutinação, qual das afirmações abaixo corresponde a mais uma função dos anticorpos?
	
	
	
	
		Respostas:
	 
Ativação do sistema completo através da via clássica
	
	Ativação do complemento através da via alternativa
	
	Indução de fagocitose
	
	Citotoxicidade
	
	Ativação do sistema completo por todas as vias
	
	
	
· Pergunta 6
0,9 em 0,9 pontos
	
	
	
	Sobre o MHC - complexo principal de histocompatibilidade - I e II responda V para verdadeiro e F para Falso:
( ) O MHC I está presente em todas as células com núcleo.
( ) O MHC II está presente em células apresentadoras de antígenos.
( ) Linfócitos TCD4 (auxiliares) não precisam das células apresentadoras de antígenos para serem ativados, ou seja, não precisam de MHC II.
( ) MHC I é igual em todos os indivíduos
( ) Antígenos de MHC são os principais contribuintes na rejeição de órgão transplantados.
	
	
	
	
		Respostas:
	 
V-V-F-F-V
	
	F-V-F-F-V
	
	V-V-V-F-F
	
	V-F-F-V-V
	
	V-V-F-F-F
	
	
	
· Pergunta 7
0,9 em 0,9 pontos
	
	
	
	O vírus, que é um parasita intracelular obrigatório de RNA ou DNA, possui um capsídeo, não tem núcleo, citoplasma, mitocôndrias ou ribossomos e a agressão dele é causado pelo mecanismo de replicação viral. Para combatê-los produzimos interferon, principalmente os tipos Alfa que são produzidos pelos leucócitos e o Beta que são produzidos pelos fibroblastos. Lembre-se, não estamos falando de células, pois interferon, assim como as interleucinas e anticorpos, não são células.
Sobre os interferons: Como eles agem na célula infectada por vírus?
	
	
	
	
		Respostas:
	 
Marcam RNA ou DNA viral para degradação e inibem o fator de iniciação da síntese proteica, ou seja, vai parar essa síntese do material genético do vírus.
	
	Marcam a membrana viral para degradação e inibem o fator de iniciação da síntese proteica, ou seja, ele vai parar essa síntese do material genético do vírus.
	
	Marcam a membrana viral para degradação promovendo a aglutinação dos vírus.
	
	Marcam a membrana viral para degradação promovendo o início do sistema complemento
	
	Marcam apenas vírus de DNA para degradação e inibem o fator de iniciação da síntese proteica
	
	
	
· Pergunta 8
0,9 em 0,9 pontos
	
	
	
	A COVID-19 é uma doença respiratória causada pelo vírus SARS-COV-2. O período de incubação varia de 2 a 14 dias, sendo de 5 dias em média. Os sintomassurgem após esse período e geralmente persistem por 5 a 7 dias. Após sete dias, começa o período de maior transmissibilidade, isto é, quando as pessoas podem passar o vírus a outras pessoas. Tendo em vista que o organismo demanda um tempo para a produção de anticorpos (janela imunológica) a partir do contágio, pessoas com sintomas suspeitos de Covid-19, com início há pelo menos 8 dias, são indicadas para exames.
Disponível em: https://pfarma.com.br/coronavirus/5439-origem-covid19.html. Acesso em 07 de dezembro de 2020 (adaptado).
Considerando seu conhecimento a respeito dos anticorpos e que testes rápidos que detectam a presença do mesmo, quais são os primeiros anticorpos a aparecerem e consequentemente detectados nesse teste?
	
	
	
	
		Respostas:
	 
IgG e IgM
	
	IgA e IgM
	
	IgG e IgE
	
	IgM e IgA
	
	IgM e IgD
	
	
	
· Pergunta 9
0,9 em 0,9 pontos
	
	
	
	O processo que consiste em fixar opsoninas, provenientes do sistema complemento em epítopos do antígeno permitindo a fagocitose, é respectivamente:
	
	
	
	
		Respostas:
	 
Opsonização
	
	Fragmentação
	
	Inflamação
	
	Citólise
	
	Neutralização
	
	
	
· Pergunta 10
0,9 em 0,9 pontos
	
	
	
	Os neutrófilos são os leucócitos mais abundantes no sangue periférico, com importante papel nas fases precoces das reações inflamatórias e sensíveis a agentes quimiotáxicos como produtos de clivagem de proteínas do complemento e substâncias liberadas por mastócitos e basófilos. A capacidade fagocitária dos neutrófilos é estimulada pela ligação de seus receptores para opsoninas. Muitos fragmentos de proteínas do complemento funcionam como opsoninas, intensificando o processo de fagocitose pela interação com o receptor, presente na superfície dos fagócitos. Disponível em:
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-0042010000400008.
Acesso em 08 de dezembro de 2020 (adaptado).
Sendo assim e conforme seus conhecimentos a respeito do sistema complemento, qual componente do sistema complemento que pode promover a opsonização?
	
	
	
	
		Respostas:
	 
C3b
	
	C2b
	
	C3c
	
	C3a
	
	C4b

Continue navegando