Buscar

prova final dissertativa; sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
Sociologia
Serviço Social
1-Entre as mudanças que marcaram o período em que nascera a Sociologia como uma nova ciência do conhecimento está a das mentalidades, sendo que as mentalidades medievais serão gradualmente substituídas pelas mentalidades renascentistas. Este será o momento em que as concepções de homem, natureza, religião, produção e circulação de mercadorias sofrerão abalos profundos no interior de suas origens, finalidades e sentidos junto à sociedade. Diante disto, disserte sobre as principais diferenças entre as duas formas de mentalidades da Época Medieval e Renascentista.
R:
 As concepções das mentalidades medievais e renascentistas são muito diferentes entre si, indicando uma espécie de tese e antítese entre ambas. Pois nas concepções medievais, Deus é o centro de tudo, e nas concepções renascentistas, a verdade deve ser alcançada através da experimentação. 
A arte medieval foi essencialmente religiosa, enquanto a arte renascentista já demostra a introdução de novos temas relacionados com o homem. A mentalidade renascentista defende um conhecimento multifacetado, isto é, o homem do Renascimento devia estudar todas as áreas do saber, devia ser reconhecido socialmente, ter uma boa formação cívica, intelectual e física.
O Renascimento tem como característica o estímulo ao pensamento crítico pautado no pensamento mais associado à racionalidade, negando o domínio intelectual por parte de determinados grupos. Dentro do renascimento tinha a questão do “antropocentrismo”: valorização do homem, como ocorria no período histórico anterior. 
A Cultura Medieval é caracterizada pela influência da Igreja Católica sobre as culturas greco-romanas e germânicas durante a Idade Média. Nesse contexto, entende-se como cultura todas as atividades relacionadas à educação, à ciência, à filosofia, à arquitetura e à música, entre outros elementos. Essa fase da Idade Média também foi marcada pelo surgimento de novas religiões, como o islamismo, através do grande profeta Maomé. Além disso, ocorre também, nesse período, o fortalecimento do catolicismo e a sua expansão por toda a Europa. Dois marcos históricos que estão interligados e detêm grande responsabilidade pelo início do período cronológico e cultural denominado de Idade Média foram: a progressiva queda do império romano do ocidente (27 a.C.-476 d.C.), e a simultânea penetração e implantação dos povos bárbaros nos seus territórios. No período medieval não havia grande desenvolvimento das cidades, não haviam muitas cidades populosas, afinal, o feudalismo e a concentração de terras eram características marcantes nessa época. As principais características da Idade Média são: o feudalismo, as relações de suserania e vassalagem, as Cruzadas, as ordens de cavalaria e a Peste Negra. O feudalismo foi o sistema pelo qual as terras dos reis foram divididas em feudos, nos quais trabalhavam os servos para seus senhores.
2-As discussões em torno do conceito e tema "cultura" e as manifestações/expressões culturais têm sido variadas. Muitas delas englobam aspectos econômicos, políticos, intelectuais e sociais da produção cultural. As discussões quanto ao multiculturalismo, por sua vez ganharam mais força a partir da queda do Muro de Berlim e com o início da globalização. Contudo, as relações e as diferenças culturais entre diferentes grupos e povos têm se evidenciado nitidamente de forma excludente. Diante deste cenário, disserte sobre as contribuições que o multiculturalismo pode fornecer à nossa época.
R:
O movimento multiculturalista se inicia no final do século XIX nos Estados Unidos com a ação principal do movimento negro para combater a discriminação racial no país e lutar pelos seus direitos civis. De acordo com Ana Maria D'Ávila Lopes (2012), a coexistência de formas culturais, ou de grupos caracterizados por culturas diferentes, no seio das sociedades modernas presentes em todas as sociedades denomina-se multiculturalismo.
O multiculturalismo atua no sentindo da convivência e coexistência respeitosa das diferenças que existem entre os indivíduos e os grupos sociais no interior das diferentes sociedades, é a inter-relação de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social que pode ser relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas. A ideia de um grupo multicultural pressupõe que os grupos culturais estariam interligados, em função do contato que as culturas têm entre si. Uma das principais características do multiculturalismo é que tende a combinar elementos de diversas culturas em uma nova e diferente expressão cultural. O multiculturalismo emerge a partir das reivindicações de minorias étnicas que sofrem de opressão histórica em seus territórios, como os negros e as populações indígenas por todo continente americano, incluindo o Brasil.
O Multiculturalismo no Brasil é a mistura de culturas e de etnias que ocorre no território do país. Trata-se da miscigenação de culturas que ocorre no Brasil desde os tempos da colonização portuguesa ao país. Uma das principais características da cultura brasileira é a diversidade cultural. O multiculturalismo tem uma grande importância no processo de formação do espaço Brasileiro, principalmente por carregar elementos de outros continentes, sendo presentes de fato na nossa história, tanto na diversidade étnica como na formação da linguagem, costumes, valores, religião. O Multiculturalismo no Brasil é diretamente associado ao processo migratório desde a chegada dos portugueses em 1500. O Brasil se desenvolveu a partir de uma construção social entre os portugueses (europeus), os indígenas (povos originários) e os negros sequestrados e escravizados (de diversos territórios africanos). O Brasil e considerado um país multicultural porque é formado por vários povos e, consequentemente, por várias culturas diferentes, o que ocorreu ao longo dos séculos, desde o processo da colonização portuguesa. Esse processo de multiculturalismo no país ocorre até os dias atuais. Podemos analisar com clareza o caso do Brasil, onde é possível destacar influências de brancos europeus, indígenas e negros africanos na formação da cultura brasileira.
A escola deveria seguir o papel de intermediador entre as diferentes culturas jovens, permitindo o debate entre elas, valorizando-as nos eventos escolares ou outros meios pedagógicos. Temos que refletir sobre a postura de multiculturalismo, com a convivência pacífica de várias culturas em um mesmo ambiente. Pois o multiculturalismo favorece a mudança nas relações vividas pelos indivíduos, inserindo dentro do contexto as questões como identidade, diferenças de classe, gênero e etnia, entre outros.
Para os dias atuais podemos dizer que, esse multiculturalismo nos dá a capacidade de um respeitar o outro, independentemente de qualquer coisa como: religião, classe social, orientação sexual, status social. Porem que não podemos fechar os olhos para muitas coisas que ainda acontece mundo a fora por intolerância e por falta de respeito a outro ser humano, mesmo sendo, da mesma raça, do mesmo pais e estado, porem por algo diferente entre as partes, na verdade, a sociedade como um todo, ainda não engoliu a multicultura ou multiculturalismo como algo normal.

Outros materiais