Buscar

Atividade Avaliativa 2 - Sociologia da Educação - ULBRA 2021/01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Avaliativa 2 – Sociologia da Educação – ULBRA 2021/01
 Questão 1
O nível de escolaridade de uma determinada população, para além das transformações potenciais que engrendra no que diz respeito a renda e posição social, incide diretamente sobre os valores dos indivíduos, ou seja, a forma como os indivíduos pensam e orientam suas ações. No Brasil, um país com baixa escolarização e com uma enorme desigualdade social, muito tem-se falado e discutido, sobretudo nos últimos anos, sobre a importância e eficácia ou não das chamadas políticas redistributivas e afirmativas (políticas de cotas sociais e raciais, bolsa-família e etc.).
Um dos principais argumentos contrários a essas políticas versa sobre a questão da meritocracia, ou seja, o argumento é de que essas políticas inibem o esforço individual e o mérito individual que cada um tem ou deveria ter para ascender socialmente, gerando acomodação e sendo uma injustiça, portanto.
 Trata-se de um tema que “esquenta” as discussões nas redes sociais e em outros espaços.
Com base na leitura do capítulo 8 e na apreensão do conceito de Reprodução Social do sociólogo francês Pierre Bourdieu, posicione-se frente a essas polêmicas e contextualize essa discussão.
Assista ao vídeo “O Mito da Meritocracia” (biblioteca virtual) - https://www.youtube.com/watch?v=L177yGji8eM - que lhe ajudará a problematizar essas questões e a reportagem da Revista Veja: https://veja.abril.com.br/revista-veja/cotas-melhor-te-las-2/
Reporte-se ao texto referido (referencial teórico) para embasar a construção de sua resposta e filtrar assim a sua opinião pessoal ok?
 
Sua resposta deverá ser dada em um texto próprio com as explicações pedidas acima.
(Dissertação em no mínimo 10 e no máximo 20 linhas)
 
Reporte-se aos textos disponibilizados pela disciplina (referenciais teóricos) para embasar a construção de sua resposta!!
Boa sorte!!!
Resposta
Meritocracia é nada que mais uma política que privilegia as camadas mais altas e ricas da sociedade. Com um conceito de sistema onde visa recompensar e beneficiar quem se esforça mais para alcançar a sua meta. Adota um discurso que se você não se esforçar você não chegará ao topo. É uma visão preconceituosa a onde segrega a sociedade. Faz com que pensamos que não consegue chegar ao seu objetivo é uma pessoa preguiçosa, que não se esforçou. No entanto, essa ideia de meritocracia já é ultrapassada, pois temos inúmeros exemplos que esta ideia privilegia apenas as pessoas “afortunadas” da sociedade. Fica claro que num pais de terceiro mundo como o Brasil, essa discrepância é ainda mais sentida nas classes mais pobres.  Como podemos explicar, por exemplo, uma pessoa que trabalha por dia 12 horaspor dia no campo, ou numa fábrica ou até mesmo como empregada doméstica pode receber um salário tão baixo? Diferente de um médico, de um advogado ou um juiz que tiveram tudo a seu favor. Desde casa, comida, as melhores escolas, os melhores professores, as faculdades mais caras. Só com este exemplo podemos perceber que a ideia da meritocracia só privilegia os níveis da sociedade mais altos. Fica explicito, que em uma sociedade onde todas as pessoas independentes da sua classe tivessem as mesmas condições sociais, culturais, de acesso a o ensino de qualidade poderiam competir igualmente em qualquer situação.
Feedback
Vinícius!
Sua resposta está parcialmente correta. Faltou reportar-se aos referenciais teóricos disponibilizados na disciplina para embasar a construção de sua resposta. 
Abraço, prof.ª tutora Beatriz

Continue navegando