Buscar

Simulado de Ciencias Humanas E Sociais No Ensino Fundamental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado de Ciências Humanas E Sociais No Ensino Fundamental
Parte superior do formulário
1ª) Leia o texto: Para Hegel, os homens são determinados pela vontade divina. Para ele, ter consciência é ser livre para escolher e obedecer; o homem controla seus impulsos por ter consciência de que os tem. Segundo Hegel, a razão a qual o homem segue é de natureza divina: é a autoconsciência e a religião que levam o homem à liberdade. Hegel via o Estado como uma unidade cultural, como totalidade de todas as idéias e instituições artísticas, econômicas, políticas e morais do povo. É no ______________ que os homens são efetivamente livres e possuem liberdade, algo que não ocorria no Oriente e nem entre os gregos ou romanos. Qual alternativa preenche a lacuna do texto:
Estado totalitário
Estado absolutista
Estado laico
Estado protestante
2ª) De acordo com Reis (2006): I - A Escola Metódica é uma Escola Positiva; II - Essa escola influenciou muito a forma de se escrever no mundo ocidental; III - A Escola Metódica propõe que se pense a História de forma científica e de forma neutra; IV - A Escola Metódica não projeta uma realidade para o futuro; V - Ranke, que é o principal representante desta escola, defendia o método erudito e dizia que por meio dele era possível fazer uma história objetiva. Assinale a alternativa correta:
Todas as alternativas são corretas
II e III
I e III
I e V
3ª) Os primórdios das alterações mais significativas do Estado-nação remontam ao início da Idade Moderna. Foi nos séculos XV-XVI que a Europa teve, segundo Benedict Anderson (1989), no livro Nação e consciência nacional, um enfraquecimento do latim, a delimitação de territórios geográficos, a queda do poder religioso da Igreja Católica e algumas mudanças econômicas, sociais e políticas que proporcionaram a criação das raízes históricas de vários Estados-nações. Para o autor, é neste período que ocorreu: I - A decadência dos reinos dinásticos. II - A diminuição no uso do latim. III - O enfraquecimento e/ou a saída da comunidade religiosa. IV - A criação de leis norteadas por valores religiosos. V - A formação de novos “modos de apreender o mundo”. Assinale a alternativa correta:
I, II e III
I, II e IV
I, II, III e IV
I, II, III e V
4ª) Segundo Stuart Hall (2001), no século XVIII, o sujeito existente, no Ocidente europeu, era concebido como “um indivíduo totalmente centrado, unificado, dotado das capacidades de razão, de consciência e de ação, cujo “centro” consistia num núcleo interior” que nunca, teoricamente, seria alterado. O autor refere-se a qual sujeito:
Sujeito darwinista
Sujeito marxista
Sujeito medieval
Sujeito iluminista
5ª) O historiador Francisco Falcon afirmou, no texto História e representação, que a representação possui duas vertentes interpretativas, que são: I - Moderna, sendo de base epistemológica. II - Iiluminista, sendo de base marxista. III - Pós-moderno, sendo de base weberiana. IV - Pós-moderna, sendo de base narrativista/hermenêutica. V - Antiga, sendo de base narrativista. Assinale a alternativa correta:
I, II e III
I e IV
II, III e IV
II, III, IV e V
6ª) De acordo do Marilena Chaui (2000), no século XIX, sobretudo a partir de 1830, a palavra Estado-nação passou a significar: I - Que politicamente podiam-se resolver problemas; II - Que os sujeitos tinham se tornado pessoas prontas para defender a soberania do território que habitavam. III - Que o latim era a língua do Estado-nação. IV - Povo, leis, cultura nacional, língua oficial e o próprio sentimento de nacionalismo como características fundamentais do Estado-nação. V - Que o latim não era a língua do Estado-nação. Assinale a alternativa correta:
I, II e III
I, II e IV
I, III e V
Todas são corretas, exceto a III
7ª) A chamada Escola dos Annales é um movimento historiográfico que se constitui em torno do periódico acadêmico francês Annales d'histoire économique et sociale, tendo se destacado por incorporar métodos das Ciências Sociais à História. Essa escola propunha-se a ir além da visão positivista da história como crônica de acontecimentos (histoire événementielle: fato-causa-conseqüência), substituindo o tempo breve da história dos acontecimentos pelos processos de longa duração, com o objetivo de tornar inteligíveis a civilização e as “mentalidades” ou subjetividades das pessoas que não faziam parte dos grupos abastados e das elites nacionais. A Escola des Annales renovou e ampliou o quadro das pesquisas históricas ao abrir o campo da História para o estudo de atividades humanas até então pouco investigadas, rompendo com a compartimentação das Cências Sociais (História, Sociologia, Psicologia, Economia, Geografia humana e assim por diante) e privilegiando os métodos pluridisciplinares. Os seus principais fundadores são:
Lucien Febvre e Fernand Braudel
Lucien Febvre e Marc Bloch
Karl Marx e Max Weber
Hegel e Karl Marx
8ª) Wilhelm Dilthey é o principal representante de uma escola muito influente no pensamento ocidental. A análise diltheyana se dirige à diversidade concreta das individualidades totais. O método para a apreensão dessas individualidades é a “experiência integral”, que começa pela descrição exterior, segue pela busca das articulações internas, pela sua decomposição em partes, e por fim chega à reatualização, à revivência intuitiva, à recriação da vida dessas individualidades. Para Dilthey, é possível, diante do mundo humano, adotar uma atitude de “compreensão pelo interior”, ao passo que, diante do mundo da natureza, essa via de compreensão estaria completamente fechada. Os meios necessários à compreensão do mundo histórico-social podem ser, dessa maneira, tirados da própria experiência psicológica, e a psicologia, deste ponto de vista, é a primeira e mais elementar das ciências do espírito. A experiência imediata e vivida na qualidade de realidade unitária seria o meio a permitir a apreensão da realidade histórica e humana sob suas formas concreta e viva. Dilthey fazia parte da escola:
Escola platônica
Escola francesa
Escola Historicista
Escola Histórica
9ª) Leio o texto: A identidade passou a ser concebida como algo que é construído cotidianamente. Este fato tornou-se possível porque existem outros sujeitos que também constroem diariamente suas identidades, pois possuem a imagem dos outros para que tal prática seja realizada. Para Stuart Hall (2001), o ________________ é, portanto, “fragmentado; composto não de uma única, mas de várias identidades, algumas vezes contraditórias ou não-resolvidas.” A lacuna refere-se a:
Indivíduo moderno
Sujeito moderno
Sujeito pós-moderno
Indivíduo contemporâneo
10ª) Hegel achava que a história já tinha evoluído o suficiente, chegando ao ápice. Ele considerava que uma determinada sociedade já tinha chegado ao seu ápice quando todos os seus integrantes eram conscientes de sua liberdade. Hegel referia-se a qual sociedade:
Sociedade germânica cristã (pós-Reforma Protestante)
Sociedade lusitana
Sociedade romana
Sociedade medieval

Continue navegando