Buscar

Psicologia - ISOLAMENTO SOCIAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA SAÚDE MENTAL

Prévia do material em texto

ISOLAMENTO SOCIAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA SAÚDE MENTAL
Conforme dito pela Organização Mundial da Saúde (2020), foi confirmado o estado de pandemia devido ao surto mundial causado pelo Corona vírus, conhecido como COVID-19. Sendo este vírus causador de síndromes respiratórias e responsável por infecções em pacientes de grupos de risco e idosos.
Diante deste cenário de propagação de vírus e situação de pandemia, de acordo com profissionais, a principal medida a ser tomada para evitar a disseminação do vírus é da população se isolar, em quarentena ou isolamento social (SANTOS, 2020). 
Ainda de acordo com Brooks et al (2020), o isolamento social de forma geral tem a finalidade de evitar o contato entre as pessoas, afim de evitar e reduzir a propagação do vírus e contaminação das pessoas.
Segundo Aquino et al (2020), para a pandemia, o isolamento social é a estratégia mais eficaz e benéfica, porém a vivência nesta situação traz danos e consequências para a saúde mental das pessoas. As restrições sociais causam estresses devido: distanciamento de familiares e amigos, incertezas e aumento de atividades de home office. 
Situações de epidemia ou até mesmo pandemia pode ocasionar diversos transtornos psicológicos em pessoas que tendem a apresentar e agravar ou até mesmo em pessoas que não possuíam. Ainda, dentre as diversas patologias causadas pela COVID-19, o cuidado com a saúde mental, torna-se essencial e representa o reflexo dos danos causados pela pandemia (SINGHAL, 2020).
Outra questão que pode ser considerado uma forma de gatilho para as pessoas é a instabilidade e as incertezas do momento (presente e futuro), a perda da liberdade de poder sair quando quiser e consequentemente manifestações ansiosas e depressivas quanto ao isolamento social (RAMIREZ-ORTIZ et al, 2020).
A mídia tem um destaque bastante negativo sobre os indivíduos, a propagação de notícias falsas sobre o Covid-19 gera um alerta de medo da contaminação e da morte, o qual ocasiona transtornos de pânico e crises de ansiedade.

Continue navegando

Outros materiais