Buscar

ESTÉTICA EM MEDICINA A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTÉTICA EM MEDICINA E CIRURGIA ATIVIDADE 1
"REGENERAÇÃO (regenerar = re-produzir, ou produzir de novo): compreende o processo onde o tecido lesado é reposto por células da mesma origem daquelas que se perderam. É necessário que se faça aqui a distinção entre a regeneração de tecido previamente lesado e a regeneração dita "fisiológica", que significa a reposição de células tais como as células do sangue e do epitélio, que são destruídas normalmente. Diariamente ocorre a substituição de 2% de células do organismo, isto representa 1014 células e cerca de 1Kg."
"A cicatrização é a substituição do tecido lesado por tecido conjuntivo fibroso. Para que a cicatrização se efetue são necessárias a eliminação do agente agressor, a ativa manutenção do potencial de proliferação das células, complementadas pela irrigação e nutrição suficientes. Como a cicatrização por tecido fibroso é constituída por tecido mais simples e mais primitivo do que os tecidos que ela substitui, essa cicatrização implica na perda permanente da função fisiológica da região comprometida. Dessa maneira, a cicatrização de uma região cardíaca, após um infarto, reduz a função do órgão, sendo a cicatriz uma marca residual permanente e irreversível. As cicatrizes via de regra se hialinizam e perdem a elasticidade devido a pobreza em fibras elásticas."
UNICAMP. Reparação. Patologia Geral - DB-301, Unidade II, p. 29-36, [19-]. Disponível em: https://w2.fop.unicamp.br/ddo/patologia/downl Acesso em: 18 dez. 2019.
De acordo com o material apresentado, disserte sobre a comparação entre o processo de cicatrização e o processo de regeneração tecidual.
TEXTO:
O processo de cicatrização e regeneração tecidual, apesar de terem o objetivo de reparação, ambas tem suas particularidades.
Na cicatrização o tecido que foi lesionado será substituído por um tecido conjuntivo fibroso onde terá o objetivo de recuperar sua integridade anatômica e não sua função. Ela se dá por três principais mecanismos:
Angiogênese - as células endoteliais vão ser estimuladas a formarem novos vasos sanguíneos.
Fibroplasia - a migração e a proliferação de fibroblastos no local da lesão ocorrem devido à ação dos fatores de crescimento múltiplos.
Remodelação - vai ser o processo que organiza a cicatriz devido a grande proliferação celular e à desorganização na produção de matriz extracelular. A substância metaloproteínase será responsável por esse processo e atuará na degradação do colágeno.
Já a regeneração, vai ter o objetivo de recuperar estruturas perdidas a partir da proliferação de células e tecidos novos, ou seja , diferente da cicatrização, na regeneração as células vão ser substituídas por outras idênticas às anteriores. 
Em uma mesma lesão podem apresentar os dois tipos de reparação. Os tecidos podem ser classificados de acordo com a sua capacidade de regeneração, podendo as células serem divididas em células lábeis, células estáveis e células permanentes.

Outros materiais