A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Avaliação comunicação culturas e sociedade

Pré-visualização | Página 1 de 1

1-A Arqueologia é a uma disciplina científica que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais e tem o auxílio de diversas áreas do saber para atingir o seu objetivo. Considerando o exposto, como a arqueologia ajuda a compreender a comunicação feita na pré-história?
A resposta correta é: Os estudos arqueológicos demonstram que a escrita é a principal forma de comunicação desde a origem da humanidade e pesquisadores da arqueologia encontraram diversos documentos escritos em cavernas africanas pré-históricas.
2- Assinale qual opção abaixo melhor indica o processo de comunicação dos povos pré-históricos.
A resposta correta é: No período da pré-história, o processo de comunicação foi produzido por meio de artefatos como pinturas, desenhos e gravuras rupestres, ferramentas, esculturas, armas, entre outros, revelando os modelos e as formas de vida da população existente naquele período.
3-A comunicação por fazer parte da organização cultural de uma sociedade é difícil dizer onde ela começa e onde ela termina, uma das formas de problematizar os efeitos da comunicação sobre as diferentes organizações sociais é iniciar desde dos primórdios da humanidade, sendo assim o que significou a transição da pré-história para a história.
A resposta correta é: Do passar da Pré-História para a História a escrita começou a ganhar status de comunicação, uma vez que os indivíduos, mais organizados socialmente e buscando fixação em espaços específicos, começaram a deixar gravados seus feitos, suas colheitas, seus estoques de alimentos e mesmo suas crenças.
4- Do final do século XIX para o século XX, passamos de uma comunicação mais restrita para uma comunicação mais ampliada, o que levou o nome de comunicação massa. Assinale a opção que se refere a um possível conceito para comunicação de massa:
A resposta correta é: A disseminação de informações que tem a capacidade de chegar a muitos receptores, utilizando um único emissor.
5-A comunicação de massa como um fenômeno social, será alvo da preocupação de inúmeros teóricos no decorrer do século XX, mas, o que é comunicação de massa.
A resposta correta é: A comunicação de massa se trará da disseminação de informações que tem a capacidade de chegar a muitos receptores, utilizando um único emissor como os jornais, a televisão, o cinema, o rádio, Internet,
6-Assinale a alternativas que se refere a um posicionamento do sociólogo John Thompson ao estudar a relação entre cultura, mídia e sociedade:
A resposta correta é: O sociólogo argumenta que o advento da comunicação de massa é um elemento constitutivo fundamental das sociedades modernas.
7-O que a Revolução Industrial representou para o desenvolvimento da comunicação de massa do final do século XIX e início do século XX?
A resposta correta é: É a partir da Revolução Industrial que se tem um avanço significativo que permitiu a invenção do telégrafo, rádio e o cinema que são os principais recursos que colaboram como a ideia de um meio difundido de informação para vários receptores.
8-Assinale a opção que representa o posicionamento dos teóricos da Escola de Frankfurt sobre o que a indústria cultural oferece ao seu consumidor.
A resposta correta é: A indústria cultural promete a diversão, mas o consumidor deve se contentar com a leitura do cardápio, ou seja, as aventuras dos personagens são construídas na maioria para reforçar realidades sociais posta, por mais que para isso utilize o universo da fantasia ou outro meio para o entretenimento do público.
9-O que representa o Youtube ao tratarmos da produção de informação.
A resposta correta é: O Youtube representa um novo processo de sociabilidade permitido pela popularização de meios de comunicação de massa como a internet, pois abre espaço para que o sujeito comum participe da produção e divulgação de informação numa escala agora global por meio da internet.
10-O que o Youtube representa para o sujeito comum, para aqueles que não são donos dos meios de comunicação de massa?
A resposta correta é: O Youtube permite que sujeitos sociais comuns participem da produção do conhecimento, fazendo com que seu ponto de vista seja superior àqueles veiculados às mídias tradicionais.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.