Buscar

Questionário de Tecnologia de Informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA 
SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – UAB – 2021
POLO: PONTA GROSSA
TUTORA: ROSANA DE FÁTIMA BERTON
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
ALUNA: ALEXSANDRA MICHALISKI SCUDELAREK
ATIVIDADE 2 – QUESTIONÁRIO
1 - Relacione os conceitos apresentados com as descrições propostas a partir da unidade 2 do nosso livro: 
	Esta perspectiva considera que além de aprender sobre as mídias elas devem ter relação com os aspectos contextuais e experienciais do aluno, pois ele é entendido como produtor e comunicador das mídias.
	Resposta 1
	É a mais operacional das tendências, pois visa apenas ao conhecimento do funcionamento das mídias e seguir regras para utilizadas.
	Resposta 2
	Propõe a introdução dos meios informatizados na escola como ferramentas educacionais, adaptando os conteúdos às novas linguagens.
	Resposta 3
	Destaca que educar-se a partir das mídias contribui para a formação cidadã.
	Resposta 4
2 - Indique VERDADEIRO ou FALSO:
	Nossa vida é regida por símbolos, e as mídias são veículos que ajudaram a criar e a circular símbolos. Estes símbolos geram diferentes significados presentes em nossas vidas. Por isso a educação midiática considera os meios como atrativos importantes para chamar a atenção dos alunos nas aulas.
	Resposta 1
	Nunca enxergaremos o que quer que seja que esteja à nossa volta como “ele mesmo”. Nós sempre vemos símbolos. E isso não é uma questão de escolha! Somos naturalmente assim. A nossa relação com tudo à nossa volta, e inclusive com a gente mesmo, é sempre mediada por nossa natureza simbólica. E é por isso que o sentido de tudo em nossa existência, inclusive do propósito de nossas vidas, pode sempre mudar, refazer-se, reconstruir-se.
	Resposta 2
	O contato com a mídia permite também transformações internas com alterações neuronais a cada desafio imposto pelas diferentes configurações que os meios podem assumir bem como de transformações socioemocionais propiciadas pelo contato com os conteúdos midiáticos.
	Resposta 3
	A educação midiática capacita as pessoas em todos os caminhos da vida para buscar, avaliar, usar e criar a informação de forma efetiva para atingir suas metas pessoais, sociais, ocupacionais e educacionais. É um direito humano básico em um mundo digital e promove a inclusão social em todas as nações.
	Resposta 4
	Para além das nossas ações e atitudes cotidianas, nossa natureza simbólica estaria presente também na forma como refletimos sobre a realidade, na construção de nossas ideias e teorias. É porque somos animais simbólicos, porque buscamos sentido em tudo, que não damos conta de viver sem um sentido para a nossa própria vida.
	Resposta 5
	Além de ser um meio através do qual os nossos antepassados puderam exteriorizar suas imagens internas e com isso partilhar suas visões de mundo – visões que tinham a ver com o que viviam naquele momento – além disso, as paredes de pedra proporcionaram um registro a partir do qual outros seres humanos podiam conhecer essas representações e também atribuir-lhes significado.
	Resposta 6
3- Leia atentamente o texto abaixo e marque a alternativa que melhor completa as lacunas: (Valor: 5)
“A ______ midiática e informacional é um direito básico à inclusão e avanço social, para capacitar as pessoas para a partir das mídias e da informação atingir suas metas pessoais, sociais, educacionais, etc. Na relação entre as mídias e a educação existem basicamente dois modelos: estímulo-resposta e ______. Em cada modelo são analisas as três tendências de educação (com, por meio de e para as) e mídias. A concepção estímulo-resposta é a mais tradicional, tecnicista e restrita, visando à ______ daquilo que foi apresentado. Por outro lado, a concepção cultural, é _______ e possui relação com o sujeito que aprende para que a partir das mídias seja emancipado e crítico. Assim, educar-se ______ mídias não é aprender apenas o software x, mas compreender os processos que o englobam e que podem ser adaptados, relacionados ou serem subsídios para sua vida social a partir das TIC”.
Escolha uma opção:
a. educação, cultural, criação, integrada, por meio das
b. educação, social, criação, inclusiva, com as
c. alfabetização, social, reprodução, integrada, por meio das
d. alfabetização, cultural, reprodução, inclusiva, para as
Educação por meio das mídias
Educação para as mídias
Falso
Verdadeiro
Verdadeiro
Verdadeiro
Verdadeiro
Verdadeiro
Educação para as mídias
Educação com mídias

Outros materiais