Buscar

PROVA de TecnoIogia de Informação - UEPG 7º período

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA TIC
1 - Analise o texto a seguir e julgue se a afirmação é verdadeira ou falsa:
A relação entre as tecnologias e a educação, alterou o conceito de aula neste século que, de um espaço e tempo determinados com centralidade no professor, esses devem ser cada mais flexíveis com a participação ativa e protagonismo do aluno também.  Há uma possibilidade cada vez mais acentuada de estarmos todos presentes em muitos tempos e espaços diferentes, quando tanto professores quanto os alunos estão motivados e entendem a aula como pesquisa e intercâmbio, supervisionados, animados, incentivados pelo professor.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
 2 - Na concepção da Unesco, a educação midiática auxilia no desenvolvimento das seguintes áreas: Governança, Educação e grupos marginalizados entre outros porque:
a) Estabelece o controle rigoroso do que deve ser veiculado nas comunicações;
b) Se constitui numa estratégia para a paz;
c) Favorece a motivação;
d) Promove o conhecimento científico de maneira ética.
Após a leitura das afirmações acima, podemos dizer que:
Escolha uma opção:
a. As alternativas b e d estão corretas 
b. As alternativas a e c estão corretas
c. As alternativas a, b, d estão corretas
d. As alternativas a, c, d estão corretas
 3 - Leia as sentenças abaixo e escolha a palavra que mais se enquadrar, de forma a dar o sentido correto à sentença.
A educação com as mídias foi a primeira tendência de estudos a surgir no cenário educacional. A mídia era utilizada como suporte de atividades educativas, ou seja, os aspectos cultural, histórico e social das produções midiáticas não eram considerados como participantes do processo de ensino-aprendizagem.
A educação através das mídias se refere à introdução dos meios informatizados na escola. Podemos citar a informática educativa que trata do uso de computadores e programas como ferramentas educacionais. Aqui, além do conteúdo é necessário aprender a linguagem educacional e saber planejar as aulas com os novos recursos.
A   educação para as mídias tem os meios como objeto de estudos, sua linguagem, sua função social tendo em vista a contribuição desses conhecimentos na formação para a cidadania.
 
4 - Analise o texto a seguir:
Lévy destaca que as tecnologias têm se desenvolvido ao longo da história da humanidade, de modo a substituírem umas as outras e, ao mesmo tempo irem complexificando-se. A título de exemplo, o autor destaca que “a função da palavra viva mudou, uma parte de suas missões nas culturas puramente orais tendo sido preenchida pela escrita: transmissão dos conhecimentos e das narrativas, estabelecimento de contratos, realização dos principais atos rituais ou sociais etc. Novos estilos de conhecimento (o conhecimento "teórico", por exemplo) e novos gêneros (o código de leis, o romance etc.) surgiram. A escrita não fez com que a palavra desaparecesse, ela complexificou e reorganizou o sistema da comunicação e da memória social” (LÉVY, 1999, p. 212).
A expressão acima é:
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
 5 - Leia com atenção a frases abaixo e indique a qual das competências midiáticas abaixo, pertence a situação descrita:
O desenvolvimento dessa competência leva a compreender que “Publicidade, filmes e canais do YouTube podem ser terrenos férteis para a disseminação de estereótipos que causam preconceito e até violência. Quando todos os terroristas nos filmes são árabes, e todos os empregados são negros, estamos repetindo e agravando padrões de exclusão”. (MÍDIAMAKERS PAPER, 2019).
A competência midiática descrita acima é a:
Escolha uma opção:
a. Recepção e Processos de Representação
b. Tecnologia
c. Ideologia e Valores 
d. Linguagem
 6 - No que se refere às tendências de educação e mídias, marque a opção que apresenta uma noção relativa à educação para as mídias:
Escolha uma opção:
a. É uma tendência ligada à teoria tradicional de ensino, em que o professor é o detentor do conhecimento midiático e ao aluno cabe observar e caso seja necessário, repetir. 
b. Teve como fundamento a introdução de meios informatizados na escola enquanto ferramentas educacionais, adaptando o conteúdo à nova linguagem.
c. A mídia é entendida como suporte de atividades educativas, sendo que os aspectos culturais, históricos e sociais são desconsiderados no processo de ensino-aprendizagem.
d. Visa a contribuição desses conhecimentos a formação para a cidadania.
 7 - Analise as duas afirmações a seguir:
I. Paulo Freire destaca que a educação visa a formação e transformação do homem e de seu lugar no mundo.
II. Para Paulo Freire, a educação é comunicação e, esse diálogo deve promover o compartilhamento de saberes e a emancipação desses, na medida em que os significados são articulados à sua vida.
Podemos dizer que: Escolha uma opção:
a. Ambas as afirmações são verdadeiras. 
b. A afirmação I é falsa e a II afirmação é verdadeira.
c. Ambas as afirmações são falsas.
d. A afirmação I é verdadeira e a II afirmação é falsa.
8 - Analise o texto a seguir e marque a opção que melhor completa as lacunas:
É importante que o professor amplie e aprenda a dominar as formas de comunicação interpessoal e __________. Não se trata de dar receitas, porque as situações são muito diversificadas. É importante que cada docente encontre o que lhe ajuda mais a sentir-se bem, a comunicar-se bem, ensinar bem, ajudar os alunos a que aprendam melhor, sempre procurando _______, aproximar e buscar que todos sejam parte do processo e em uma perspectiva de aprendizagem e vivência para as demandas do __________. Com a Internet podemos __________ mais facilmente a forma de ensinar e aprender tanto nos cursos presenciais como nos cursos à distância. São muitos os caminhos, que dependerão da situação concreta em que o professor se encontrar: número de alunos, tecnologias disponíveis, duração das aulas, quantidade total de aulas que o professor dá por semana, apoio institucional.
Escolha uma opção:
a. midiática, incluir, século XXI, modificar 
b. midiática, omitir, século XIX, modificar
c. metodológica, omitir, século XXI, manter
d. metodológica, incluir, século XX, manter
9 - No que se refere às tendências de educação e mídias, marque a opção que apresenta uma noção relativa à educação por meio das mídias:
Escolha uma opção:
a. É uma tendência ligada à teoria tradicional de ensino, em que o professor é o detentor do conhecimento midiático e ao aluno cabe observar e caso seja necessário, repetir.
b. A mídia é entendida como suporte de atividades educativas, sendo que os aspectos culturais, históricos e sociais são desconsiderados no processo de ensino-aprendizagem.
c. Teve como fundamento a introdução de meios informatizados na escola enquanto ferramentas educacionais, adaptando o conteúdo à nova linguagem. 
d. Visa a contribuição desses conhecimentos a formação para a cidadania.
 10 - Observando as frases I, II e III  e relacione com os complementos a seguir, relacionando as colunas com a sua interpretação proposta:
I - A expressão “animal simbólico” indica que nós dispomos de uma faculdade criadora de símbolos, pela qual tudo o que produzimos é simbólico.
II - Para ele a construção de significados necessita de um processo de validação. Essa validação é dada justamente pelas experiências vividas. Para as crianças isso vem, principalmente, das suas experiências vivenciadas com adultos.
	III - A educação, para Paulo Freire, visa à formação do homem que se torna sujeito à medida que compreende seu lugar no mundo, se transforma e transforma o seu modo de ser e de estar no mundo nessa e a partir dessa compreensão.
É necessário ensinar as pessoas a desenvolver competências para avaliar as mensagens midiáticas, pois quando isso não acontece,  acarreta uma interpretação dos conteúdos midiáticos a partir do pensamento mágico, do senso comum, ou de interesses comerciais que visam ao lucro, ou a manutenção de um sistema de exploração baseado nos interesses comerciais dos empresários que sustentam a mídia e nem sempre baseados na solidariedade, na democracia.
	Resposta 1 
	Essa frase nos coloca a necessidadede atualização dos professores já que as crianças já nascem sabendo lidar com as mídias, bem como de utilizarmos a mídia para chamar a atenção dos alunos e não deixar a aula tão repetitiva. Trazer sempre o novo para romper com o tradicionalismo.
	Resposta 2 
	Essa frase se relaciona com a educação midiática a medida que ao estudarmos as mensagens midiáticas temos que ter em mente quais são os significados que estão sendo circulados, e da mesma forma pensamos sobre como estamos estruturando as nossas mensagens, que tipo de ideias estamos reforçando ou que paradigmas estamos rompendo.
	Resposta 3 
Frase III
Frase I
Frase II

Outros materiais