A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
AVALIAÇÃO 2º BIMESTRAL LÍNGUA PORTUGUESA - 5º ANO

Pré-visualização | Página 1 de 2

AVALIAÇÃO 2ºBIMESTRE
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
ANO DE ESCOLARIDADE: 5º Ano
NOME DA ESCOLA: 
NOME DO ALUNO(A): _______________________________________
DATA:	/	/2021
PROFESSORA: 
Leia o texto:
Uma égua curiosaUma égua foi resgatada em West Virginia nos Estados Unidos, depois de ficar entalada em uma árvore. Gracie ficou presa ao espiar o interior do tronco, colocando a cabeça dentro de uma fenda. Surpreso, um morador da região passou pelo lugar e viu a égua relinchando, tentando se soltar, sem sucesso. Ele chamou um vizinho que usou uma serra elétrica para libertar o animal. Gracie sofreu ferimentos leves, como pequenos cortes nas orelhas e na cara. Mas que égua curiosa, não?
Disponível em: <http://www.turmadosaber.com.br/jornal/default.asp>. Acesso em: 9 abr. 2012. (P050388BH_SUP)
QUESTÃO 01: Este texto é:
A- ( ) Um anúncio.
B- ( ) Um conto.
C- ( ) Uma notícia.
D- ( ) Uma fábula.
QUESTÃO 02: Observe a imagem.
Esse gênero textual é: 
A- ( ) Um cartum. B - ( ) Uma piada. C- ( ) Um anúncio . D - ( ) Um folheto.
Chegou à festa junina! 
(Fragmentos)
Antes da era cristã, alguns povos antigos - persas, egípcios, celtas, sírios, bascos, sardenhos, bretões e sumérios - faziam rituais para invocar a fertilidade de suas plantações. Eles acendiam fogueiras para espantar os maus espíritos e desejavam obter uma boa safra. Isso acontecia em junho, época em que se inicia o verão no hemisfério norte. Esses festejos se perpetuaram. Mais tarde, passaram a ser seguidos não só pelos camponeses, mas também pelos homens da cidade na Europa. No entanto, os rituais eram considerados pagãos pela Igreja Católica. Como não era possível dar fim a uma tradição tão antiga, a Igreja adaptou essa celebração a seu calendário de festividades no século 4. Estava iniciada a Festa Joanina, que recebeu este nome em homenagem a São João Batista, um dos santos mais importantes celebrados em junho - os outros são Santo Antônio (no dia 13) e São Pedro (no dia 29).
 (http://www.cienciahoje.uol.com.br) 
QUESTÃO 03: A igreja adaptou os rituais a seu calendário de festividades porque:
A- ( ) deveria espantar os bons espíritos. 
B- ( ) queria perpetuar os festejos na Europa. 
C- ( ) desejava manter os rituais no hemisfério norte. 
D- ( ) seria muito difícil romper com as antigas tradições. 
Leia o texto.
 Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saía, e quando saiu era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu sonho e falou: 
 — ACORDA, VAMOS BRINCAR! 
QUESTÃO 04: A frase — ACORDA, VAMOS BRINCAR! , escrita em letras maiúsculas e o ponto de exclamação (!) mostram que a pessoa estava?
A- ( ) Assustada.
B- ( ) Nervosa.
C- ( ) Triste.
D- ( ) Animada. 
Leia o texto.
O ratinho, o gato e o galo
Certa manhã um ratinho saiu do buraco pela primeira vez. Queria conhecer o mundo e travar relações com tanta coisa bonita de que falavam seus amigos.
Admirou a luz do sol, o verdor das árvores, a correnteza dos ribeirões , a habitação dos homens. E acabou penetrando no quintal de uma casa da roça.
- Sim senhor! É interessante isto!
Examinou minuciosamente, farejou a tulha de milho e a estrebaria. Em seguida notou no terreiro um certo animal de belo pelo que dormia sossegado ao sol. Aproximou-se dele e farejou-o sem receio nenhum.
Nisso apareceu um galo, que bateu as asas e cantou.
O ratinho por um triz que não morreu de susto. Arrepiou-se todo e disparou com um raio para a toca. Lá contou à mamãe as aventuras do passeio.
- Observei muita coisa interessante- disse ele-, mas nada me impressionou tanto como dois animais que vi no terreiro. Um, de pelo macio e bondoso, seduziu-me logo. Devia ser um desses bons amigos da nossa gente, e lamentei que estivesse a dormir, impedindo-me assim de cumprimentá-lo. O outro... Ai, que ainda me bate o coração! O outro era um bicho feroz, de penas amarelas, bico pontudo, crista vermelha e aspecto ameaçador. Bateu as asas barulhentamente, abriu o bico e soltou um có-ri-có-có tamanho que quase caí de costas. Fugi. Fugi com quantas pernas tinha, percebendo que devia ser famoso gato que tamanha destruição faz no nosso povo.
A mamãe – rata assustou-se e disse:
- Como te enganas, meu filho! O bicho de pelo macio e ar bondoso é que é o terrível gato. O outro, barulhento e espaventado, de olhar feroz e crista rubra, o outro, filhinho, é o galo, uma ave que nunca nos fez mal nenhum. As aparências enganam. Aproveita, pois, a lição e fica sabendo que: Quem vê cara não vê coração.
QUESTÃO 05: Este gênero textual é classificado como:
A- (    ) poético       B- (    ) fábula           C- (     ) informativo D- ( ) Conto
QUESTÃO 06: Quando o rato saiu pela primeira vez e para onde ele foi?
A- (    ) De manhã e foi para o jardim.
B- (    ) De manhã e foi para quintal de uma casa da roça.
C- (    ) De manhã e foi para túnel.
D- ( ) De manhã e foi para o jardim e para o túnel.
QUESTÃO 07: Circule os verbos das frases abaixo.
A –Os meninos brincavam com a bola.
B –Papai me chamou para passear no parque.
C – Entrei, falei com o diretor.
D –Ao sentir a patadas, o lobo correu.
A- ( ) Brincavam – chamou – passear – entrei – falei – sentir – correu.
B- ( ) Brincavam – chamou – passear – entrei – falei – lobo – correu.
C- ( ) Brincavam – me – passear – entrei – falei – sentir – correu.
D- ( ) Brincavam – chamou – para – entrei – falei – sentir – correu.
QUESTÃO 08: Numere as frases de acordo com o tempo do verbo:
1 – Presente.                 2 – Passado.                 3 – Futuro.
A- ( ) Ontem, a professora leu uma história.
B- ( ) Sairei mais cedo amanhã.
C- ( ) Vocês copiaram o texto?
D- ( ) Luciana recita uma poesia.
E- ( ) Nós já terminamos o trabalho.
F- ( ) Os alunos brincarão no pátio.
G- ( ) O gatinho bebe leite.
H- ( ) Dançarei a noite toda.
A- ( ) 1 – 3 – 2 – 1 – 2 – 3 – 1 – 2 
B- ( ) 2 – 3 – 2 – 1 – 2 – 3 – 1 – 3
C- ( ) 2 – 2 – 2 – 1 – 2 – 3 – 1 – 3
D- ( ) 3 – 3 – 2 – 1 – 2 – 3 – 1 – 1
Leia o texto para responder às questões:
A ROTINA DIGITAL
     É impossível fugir de um mundo tão conectado neste século. Com frequência, dividimos nossa atenção entre o celular, a televisão e o computador. Interagimos através de chamada vídeo com quem está a dezenas de quilômetros de distância, fugimos das filas do supermercado, das lotéricas, ao fazermos compras no conforto da nossa casa. E boa parte dessas ações são feitas diante de um simples dispositivo telefônico. 
     Ao viver nesse mundo interligado, seja em computadores, seja em celulares ou outros dispositivos digitais, esquecemos que nem todos possuem a mesma oportunidade para acessar os meios tecnológicos. Hoje, cerca de 70,5 milhões de brasileiros não possuem acesso à internet. Esse dado, coloca o Brasil na décima posição entre os países com mais pessoas sem conexão com o mundo digital. 
     A Internet é uma mídia aberta e descentralizada que permite oferecer oportunidades a pessoas desenvolverem as mais múltiplas habilidades para progressão do conhecimento. O incentivo a políticas públicas que visem ampliar o acesso deve ser prioridade dos governantes. Esse incentivo pode partir das escolas, com a ampliação das mídias tecnológicas nos espaços educativos.
     Portanto, é fundamental introduzir crianças e jovens no mundo digital, tanto em relação à internet quanto a programas que incentivem o estudo. Com esses conhecimentos, os estudantes desenvolverão