Buscar

The Courageous Heart of Irena Sendler resenha

Prévia do material em texto

The Courageous Heart of Irena Sendler. Direção de John Kent Harrison. Eua: Cbs, 2009. Son., color. Legendado. Disponível em: https://fb.watch/6gpBlXhki1/. Acesso em: 21 jun. 2021.
O Coração Corajoso de Irena Sendler é um filme baseado na história real de uma assistente social polonesa que se esforçou durante a segunda guerra mundial para salvar o máximo de crianças judias que conseguisse, junto a outros poloneses.
RESENHA
O filme, Coração Corajoso de Irena Sendler, demonstra o coração gentil de alguns poloneses na segunda guerra mundial, mesmo sendo explorados pelos alemães alguns como Irena demonstraram compaixão ao dividir seus recursos com os judeus e fazendo o máximo que podem para abriga-los fora dos guetos judeus e principalmente proporcionando o melhor que poderiam para as crianças, no início isso já fica claro com a preocupação de Irena com a criança Ana, e sua amiga judia Eva ao trazer o que podia carregar para a família de Eva, a escassez de suprimentos foi demonstradas em cenas da reunião do conselho entre outras, que expunham a falta de empatia dos alemães ao quererem levar esses indivíduos ao extremo da crueldade humana, além disso o desconhecimento dos judeus sobre os campos de concentração no início da guerra faziam com que não encarassem os campos de concentração com a devida revolta que mereciam, porém pessoas que os ajudavam tiveram essa clareza de ligar que os alemães jamais fariam alguma coisa boa para os judeus devido aos seus discursos de ódio.
 A enfermagem representada por mulheres que usavam roupas brancas e uma cruz vermelha demonstraram que essa belíssima e importante profissão não se abateu pelos pensamentos alemães e continuaram ajudando como podiam os judeus, sua preocupação com o Tifo que acometiam os judeus ficou evidente na maior tentativa de distribuição de vacinas, mesmo que isso fosse escasso, pois era esperado apenas que eles morressem, alguns poloneses infelizmente começaram a demonstrar comportamentos semelhantes aos dos alemães, e acharem que eles estavam os protegendo dos judeus, e isso fica claro na conversa da Assistência social nas divisões de recursos, a religião assume também um dos papéis de mecanismo de sobrevivência dos judeus fora dos guetos, por fazer o sinal da cruz judeus se passavam por poloneses e também a assistência da igreja por destruir certidões de óbito e fazer novas certidões de batismo para esconder os judeus, o filme foi expondo com maior clareza que conforme eles sabiam mais sobre os campos de concentração seus medos se concentravam em serem levados, e Irena assume cada vez mais o papel de tentar salvar as crianças de serem destinadas a esses locais. Os judeus sendo separados de sua família, e muitos sem conseguirem ser salvos trouxe a triste realidade de volta aos olhares da crueldade executada pelos alemães, além desse ponto a tortura executada pelos alemães para descobrir informações foi uma das abordagens cruéis além do assassinato dessas pessoas, isso historicamente nunca deverá ser esquecido para que não se repita, os diálogos do filme também demonstraram a necessidade de Irena em mesmo ter passado por situações horríveis achar que tinha feito pouco e a história de Irena ser real mostra esse momento triste que a humanidade passou por disseminação de ódio contra grupos de pessoas, isso jamais deve se repetir, por isso tão importante o combate de discursos de ódio.
Meu destino após assistir o filme apenas consiste em recomendar que outros assistam e que permitam que a história continue a ser passada, pois como já mencionado isso não deve se repetir, e em qualquer situação de ódio nossa compaixão deve ser igual ao de Irena e fazer tudo para que possamos ajudar os outros.

Continue navegando