Buscar

Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Ivete Selzlein (2744175)
	
	Disciplina:
	Diversidade de Criptógamos (BID26)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:670414) ( peso.:4,00)
	Prova:
	34037207
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	As plantas são seres vivos capazes de sintetizar substâncias orgânicas para a produção do seu próprio alimento através da fotossíntese. Nesse processo, ocorre a produção de glicose e a liberação de oxigênio, que são utilizados não só pelas plantas, mas por outros seres vivos. Sendo assim, disserte sobre o processo da fotossíntese como uma das fontes de energia da natureza, não só para os vegetais, mas para vários outros seres. vivos.
	Resposta Esperada:
*As plantas são classificadas como seres autótrofos, por serem capazes de produzir o seu próprio alimento através da fotossíntese. Para que ela ocorra, é necessária a presença de diversas substâncias, tais como: sais minerais, água, clorofila, luz e gás carbônico. A raiz da planta obtém os minerais e a água no solo, os quais são transportados pelo xilema até a folha, onde ocorrerá a fotossíntese. Na folha ocorre uma reação química na presença da clorofila e da luz, que culmina na produção de um monossacarídeo, conhecido como glicose, a qual é transportada pelo floema para toda a planta. *Além disso, a planta também produz oxigênio. Este oxigênio será utilizado na respiração de todos os seres vivos, incluindo as plantas. Além das plantas, alguns microrganismos têm a capacidade de realizar a fotossíntese, fato que contribui para a purificação do ar, uma vez que utilizam o gás carbônico atmosférico para este processo. *A glicose produzida na fotossíntese é armazenada na forma de amido, um polissacarídeo encontrado nos vegetais. Este material de reserva serve como fonte de energia para os seres vivos que se alimentarão das plantas. Dessa forma, dizemos que elas são a base das cadeias alimentares. Toda cadeia alimentar inicia nas plantas, que são chamadas de produtores, logo em seguida temos os consumidores, que são classificados em primários, secundários, terciários e quaternários. À medida que a cadeia alimentar aumenta, a energia do produtor é passada para os consumidores e ela vai diminuindo ao longo da cadeia. Ao final do processo, os decompositores se beneficiam dos resíduos e reincorporam os nutrientes no solo, que favorecerão o crescimento das plantas, reiniciando o ciclo.
	2.
	Briófitas são plantas avasculares comuns em ambientes úmidos e, assim como as demais plantas terrestres, apresentam alternância entre duas gerações de organismos multicelulares: gametófitos e esporófitos. Conforme observado na figura, que mostra de modo esquemático um típico musgo, disserte sobre o conceito de alternância de gerações nas briófitas, citando as características genéticas do gametófito e do esporófito.
FONTE DA IMAGEM: https://realizeeducacao.com.br/wiki/briofitas-e-pteridofitas/. Acesso em: 27 nov. 2020.
	
	Resposta Esperada:
*A alternância de gerações nas briófitas ocorre entre duas gerações multicelulares do ciclo de vida dessas plantas. A fase gametofítica, ou seja, o gametófito, é assim denominado por ser a estrutura que produz gametas, interessante destacar que o gametófito é haploide e se divide mitoticamente para gerar os gametas feminino (oosfera) e masculino (núcleos espermáticos). *Estes gametas se unem num processo de fecundação, dando origem ao zigoto diploide. *O zigoto formado irá originar o esporófito a partir de divisões mitóticas, portanto, é diploide. A meiose ocorre no esporângio, que fica no interior da capsula, originando esporos haploides que irão dar continuidade ao ciclo.
Parte inferior do formulário

Continue navegando