Buscar

RESPOSTAS PÓS GRADUAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Plantas medicinais: histórico e conceitos
1. É bastante comum que ao se falar de plantas medicinais, alguns conceitos sejam de fato confundidos e, na maioria das vezes, aplicados de forma errônea. Quando falamos em um produto obtido exclusivamente de matéria prima ativa vegetal ompreende a planta medicinal, ou a droga vegetal ou o derivado vegetal), exceto substâncias isoladas, com finalidade profilática, curativa ou paliativa. Podendo ser simples, quando o ativo é proveniente de uma única espécie vegetal medicinal, ou composto, quando o ativo é proveniente de mais de uma espécie vegetal medicinal estamos aplicando o conceito de:
D. Fitoterápico
2. O uso de plantas medicinais sempre foi marcado pelo sobrenatural e espiritual. Muitas culturas associavam a cura promovida pelo uso de ervas a divindades e/ou entidades que operavam por meio das plantas. As bases científicas foram definidas por meio de utilização racional e com descrição mais precisa de condições patológicas por meio da racionalidade.Assinale o responsável pela utilização racional e pela criação da medicina racional-naturalista.
A. Hipócrates
3. Mesmo com o forte avanço nas pesquisas envolvendo o desenvolvimento de drogas sintéticas, a utilização de plantas medicinais ainda é bastante comum. Sobre a utilização de plantas medicinais, avalie as assertivas abaixo e assinale a alternativa que atenda às assertivas:I – O uso de plantas medicinais teve um aumento nas ultimas décadas POISII – por se tratar de um produto natural, não apresenta efeitos colaterais.
B. A assertiva I está correta, e a II incorreta.
4-O uso de plantas medicinais deveser cientificamente embasado pois somente assim, é possível fornecer informações seguras quanto a posologia, forma de utilização e reais atividades terapêuticas. Partindo dos conhecimentos apresentados pelo Formulário nacional de plantas medicinais, associe as colunas de acordo com a indicação farmacológica das plantas medicinais:
B. I B – II A – III C – IV D
5. Um dos fatores que asseguram a comercialização ideal de plantas medicinais, é o laudo de análise de controlede qualidade de drogas vegetais. Assinale abaixo os itens que constem testes de controlede qualidade obrigatorios a uma planta hipotética:
E. Determinação de cinzas totais, determinação de metais pesados e identificação microscópica e macroscópica.
Política nacional de plantas medicinais e fitoterápicos
1. São os objetivos específicos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, exceto
D. Promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas de plantas medicinais e fitoterápicos e o fortalecimento das farmácias de manipulação de produtos naturais.
2. Para a consecução de seus objetivos, a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos tem como diretrizes, é correto afirmar:
A. Regulamentar o cultivo, o manejo sustentável, a produção, a distribuição e o uso de plantas medicinais e fitoterápicos. Estimular a produção de fitoterápicos em escala industrial.
3. Criada em 22 de junho de 2006, a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos estimulou o desenvolvimento de outras políticas públicas, comitês e programas na área de plantas medicinais. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito deste tema.
D. Comitê Internacional de Plantas Medicinais.
4. Quais foram os critérios que impulsionaram a criação da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos?
E. Organizar a exploração compulsória dos recursos naturais.
5. Quais medidas a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos prevê para o desenvolvimento de sua diretriz "Incentivar a formação e capacitação de recursos humanos para o desenvolvimento de pesquisas, tecnologias e inovação em plantas medicinais e fitoterápicos"?
D. Estabelecer mecanismos de incentivo à fixação de pesquisadores em centros de pesquisas nas regiões Sul e Sudeste.
Plantas que agem no sistema nervoso central
1. Os constituintes químicos dessa planta são fitosteróis, heterosídeos cianogênicos, alcaloides indólicos, cumarinas e flavonoides como vitexina e apigenina. Seu uso é contraindicado a pacientes que já usam sedativos do sistema nervoso central. É correto afirmar que essa descrição se refere à seguinte planta medicinal:
B. maracujá (Passiflora incarnata)​​​​​​​.
2. “A Atropa belladonna está presente em diversos medicamentos registrados como fitoterápicos de uso tradicional, dadas sua ação ansiolítica leve e sua propriedade de causar miose.” Sobre essa afirmação, pode-se dizer:​​​​​​​
D. Está errada, porque a Atropa belladonna não é um medicamento fitoterápico de uso tradicional indicado como ansiolítico leve e causador de miose.
3. Ayahuasca é uma palavra de origem indígena (aya = pessoa morta, alma, espírito; waska = corda, cipó ou vinho) que é traduzida do quíchua como cipó dos mortos, corda dos espíritos ou vinho dos mortos. Essa bebida é utilizada por vários grupos indígenas da Amazônia Ocidental com o objetivo de “ser instrumento de reencontro com os antepassados”.  Sobre essa bebida, é correto afirmar:
D. Seus efeitos alucinógenos devem-se à presença de mucilagens de ação central.
4. Extratos de Hypericum perforatum são amplamente usados na terapia antidepressiva. Do ponto de vista fitoquímico, esta é uma das plantas mais investigadas com finalidade medicamentosa. Sobre o hipérico, é correto afirma
E Seus extratos padronizados contêm hiperforina e hipericina
5. O uso desse fitoterápico é desaconselhado a pacientes com agitação, ansiedade, insônia e pressão alta e não deve ser associado a bebidas que contenham metilxantinas, para não potencializar seus efeitos. Sobre essa descrição, assinale a alternativa correta:
E. Trata-se da Paulinia cupana, rica em cafeína.
Atuação do farmacêutico na Farmácia Magistral
1. Uma preparação oficinal:
D. É aquela preparada na farmácia e cuja fórmula está inscrita no Formulário Nacional ou em Formulários Internacionais reconhecidos pela ANVISA.
2. Todos os medicamentos podem ser manipulados em farmácia magistral, exceto:
A. Hemoderivados.
3. É uma atividade do farmacêutico no âmbito magistral, exceto:
E. Coletar sangue.
4. O processo de manipulação magistral é:
A. O conjunto de operações que transformam os insumos farmacêuticos em um medicamento ou em um produto farmacêutico, resultantes de uma prescrição de profissional habilitado ou de solicitação de usuário identificável.
5. Fazem parte do processo de manipulação magistral, exceto:
C. Síntese de fármacos e insumos farmacêuticos.

Continue navegando