A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Avaliação Final (REVISÃO DE FÍSICA)

Pré-visualização | Página 1 de 1

Revisão de Física
Aluno (a): Alex Luiz do Nascimento
Data: 22/05/2021
Avaliação Final
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 06 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Avaliação Final (nome do aluno).
· Só será corrigida as questões que apresentarem o desenvolvimento referente aos cálculos.
· Envie o arquivo pelo sistema.
· 
1. A figura abaixo representa um condutor A, eletricamente neutro, ligado à Terra. Aproxima-se de A um corpo B carregado positivamente. 
Pode-se afirmar que:	
a) os elétrons da Terra são atraídos para A.
b) os elétrons de A escoam para a Terra.
c) os prótons de A escoam para a Terra.
d) os prótons da Terra são atraídos para A.
e) há troca de prótons e elétrons entre A e B.
2. (FGV-2005) Com respeito à eletrodinâmica, analise:
I. Tomando-se a mesma carga elétrica, isolada de outra qualquer, entre os módulos do campo elétrico e do potencial elétrico em um mesmo ponto do espaço, o primeiro sofre uma diminuição mais rápida que o segundo, conforme se aumenta a distância até a carga. 
II. Comparativamente, a estrutura matemática do cálculo da força elétrica e da força gravitacional são idênticas. Assim como as cargas elétricas estão para as massas, o campo elétrico está para a aceleração da gravidade. 
III. Uma diferença entre os conceitos de campo elétrico resultante e potencial elétrico resultante é que o primeiro se obtém vetorialmente, enquanto o segundo é obtido por uma soma aritmética de escalares. É correto o contido em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas. 
e) I, II e III
3. (UPE) Considere a Terra como uma esfera condutora, carregada uniformemente, cuja carga total é 6,0 μC, e a distância entre o centro da Terra e um ponto P na superfície da Lua é de aproximadamente 4x108 m. A constante eletrostática no vácuo é de aproximadamente 9x109 Nm²/C². É CORRETO afirmar que a ordem de grandeza do potencial elétrico nesse ponto P, na superfície da Lua vale, em volts:
a) 10-2 
b) 10-4 
c) 10-3 
d) 10-5 
e) 10-12
4. Um resistor de 10 é ligado a uma bateria de 10 V por meio de um fio. Se o raio do fio é de 3 mm, a quantidade de carga elétrica que atravessa uma secção do fio por unidade de tempo e por unidade de área em C/s*cm² é aproximadamente:
a) 35,40
b) 354,00
c) 3,54 
d) 3540,00
e) 0,354
5. (FATEC-SP/2012) Atualmente, a maioria das pessoas tem substituído, em suas residências, lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, visando a uma maior economia. Sabendo-se que a luminosidade da lâmpada fluorescente de 15 W equivale à da lâmpada incandescente de 60 W, o efeito da substituição de uma lâmpada incandescente que funcione em média 6 horas por dia por outra fluorescente será uma economia mensal, em kWh, de:
a) 4,5. 
b) 10,2. 
c) 13,5. 
d) 8,1. 
e) 15,0.
6. (UFOP-MG) O cíclotron é um acelerador em que partículas carregadas executam movimento circular em um plano perpendicular a um campo magnético uniforme de módulo B. Se o campo magnético for o único campo aplicado, a velocidade angular do movimento circular resultante depende somente da razão carga/massa e de B. Em um acelerador típico, o valor de B é de 1 tesla e as partículas percorrem uma trajetória de raio de 50 cm.
Qual a ordem de grandeza da velocidade da partícula (dados: carga igual a 1,6*10-19C e massa igual 1,67*10-27 kg)?
a) 107 m/s
b) 10³ m/s
c) 105 m/s
d) 109 m/s
e) 104 m/s
AVALIAÇÃO FINAL