Buscar

Prévia do material em texto

Aluno: ERALDO MARQUES MESQUITA
	Matr.: 201909013951
	Disc.: FILOSOFIA DA CIÊNCIA 
	2021.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Podemos dizer que tal filósofo é visto como herdeiro do pensamento crítico da Escola de Frankfurt. É um dos pensadores contemporâneos que, diante da clássica concepção de razão que moldou o pensamento Ocidental e da problemática instaurada pela filosofia moderna, aponta uma nova proposta para o filosofar.
	
	
	
	Habermas
	
	
	Benjamin
	
	
	Adorno
	
	
	Marcuse
	
	
	Horkheimer
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A separação entre o produto do trabalho e o trabalhador, conjuntamente com o estranhamento dentro da atividade produtiva, na medida em que a atividade em si não depende e nem pertence ao trabalhador refere-se a:
	
	
	
	Cooperação do trabalho
	
	
	Exploração do trabalho
	
	
	Determinação do trabalho
	
	
	Corrupção do trabalho
	
	
	Alienação do trabalho
	
Explicação:
Para Marx, na sociedade capitalista, em função da ampla separação das etapas do processo produtivo, os trabalhadores passaram a exercer funções repetitivas e geralmente manuais, o que os levou a um grande distanciamento sobre todas as etapas de organização da produção social. Segundo o autor, no modo de produção capitalista, o tabalho era considerado como algo fora de si pelo proletariado.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A ___________ significa que a exteriorização e a objetivação dos bens sociais que resultaram do processo de trabalho tornam-se autônomos e independentes do homem, apresentando-se como realidades "estranhas" e opostas a ele, como um ser alheio que o domina. Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
	
	
	
	Mais-valia
	
	
	Revolução
	
	
	Posse dos meios de produção
	
	
	Alienação
	
	
	Luta de classes
	
Explicação:
     Segundo Marx, o processo de alienação dos trabalhadores, ou do proletariado, se daria na mesma proporção em que fosse perdido o controle sobre as etapas de organização da produção social. Para o autor, no capitalismo, os trabalhadores ao executarem geralmente funções manuais e repetitivas deixaram de ter controle sobre o que produzuiam, bem como sobre o resultado final da produção. Por esta razão, Marx afirmava que no capitalismo os trabalhadores percebiam o trabalho como algo fora de si.       
	
	
	
	 
		
	
		4.
		(Professor de Filosofia - Governo do Estado de São Paulo - VUNESP - 2009) Adorno pertenceu ao seguinte movimento filosófico:
	
	
	
	empirismo.
	
	
	estruturalismo.
	
	
	existencialismo.
	
	
	teoria crítica.
	
	
	epicurismo.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Um grupo de Filósofo acreditava que, ao extirpar a humanidade da espiritualidade, e ao destruir os bens materiais criados pelo capitalismo que rodeiam os seres humanos, o homem viverá livremente, sem o sentimento de responsabilidade e sem o fardo de sua própria consciência.  Eles prometiam liberdade sem o livre arbítrio; preconizavam a emancipação por meio da assimilação intelectual; e garantiam que seria possível haver igualdade sem justiça. Consistia em um grupo de intelectuais que na primeira metade do século passado produzia um pensamento conhecido como Teoria Crítica. Como esse grupo foi denominado?
	
	
	
	Escola de Frankfurt
	
	
	Escola de Eléia
	
	
	Escola Sofistica
	
	
	Paideia
	
	
	Ágora
	
Explicação:
Escola de Frankfurt. desempenha uma crítica importante no projeto de autonomia da razão. A Escola de Frankfurt é uma escola de teoria social interdisciplinar neo-marxista, particularmente associada com o Instituto para Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt. A escola, inicialmente, consistia de cientistas sociais marxistas dissidentes que acreditavam que alguns dos seguidores de Karl Marx tinham se tornado "papagaios" de uma limitada seleção de ideias de Marx, usualmente em defesa dos ortodoxos partidos comunistas. Entretanto, muitos desses teóricos experimentaram que a tradicional teoria marxista não poderia explicar adequadamente o turbulento e inesperado desenvolvimento de sociedades capitalistas no século XX.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Na sociedade da total administração, segundo a expressão de Horkheimer e Adorno, os conflitos existentes foram dissimulados, não havendo oposição porque o homem perdeu sua dimensão de critica. Daí, poderem dizer que "não queremos assumir a posição ingênua da critica gratuita à técnica, mas é preciso preocupar -se com a absolutização do "espírito da técnica" (a razão instrumental, a que já nos referimos). Onde a técnica se torna o principio motor, o homem se encontra mutilado, porque é reduzido ao anonimato, às funções que desempenha, e nunca é um fim, mas sempre meio para qualquer coisa que se acha fora dele,daí
	
	
	
	introduzirem a noção de essência ou significação como um conceito que permite diferenciar internamente uma realidade de outras, encontrando seu sentido, sua forma, suas propriedades e sua origem.
	
	
	adotarem essa perspectiva e o resultado é a afirmação de um humanismo radical. Esse humanismo afirma a capacidade humana de desenvolver seu altruísmo inato, de viver pacificamente (regulando e resolvendo pacificamente seus conflitos),
	
	
	implementarem as medidas necessárias para o desenvolvimento social mas, ao mesmo tempo, uma sociedade civil forte e ativa, igualmente realizadora e capaz de mobilizar-se e moderar e fiscalizar o Estado.
	
	
	permitirem uma metodologia que chega às leis dos fatos humanos, sem que seja necessário imitar ou copiar os procedimentos das ciências naturais.
	
	
	prevalecerem as funções divididas do homem que pensa e do homem que só executa, será impossível evitar a dominação, pois sempre existirá a ideia de que só alguns sabem e são competentes e portanto decidem; a maioria que nada sabe é incompetente e obedece.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		(Professor de Filosofia - Secretaria de Estado da Educação - SP - Vunesp - 2011) A crítica endereçada pelo filósofo alemão Theodor Adorno à indústria cultural caracterizou-se por
	
	
	
	criticar a transformação dos bens culturais em meios de entretenimento e não de formação.
	
	
	elogiar a instrumentalização do tempo livre.
	
	
	identificar, na possibilidade de massificação da cultura, um dos aspectos mais promissores das democracias ocidentais.
	
	
	enfatizar o caráter positivo da reprodução técnica de bens culturais.
	
	
	exaltar os potenciais emancipadores de novos ritmos musicais como o jazz.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Suponha que a afirmativa abaixo foi dita por Adorno:
"... o trabalhador continuaria a ser envolvido numa mesma teia de relações alienadas que o fariam continuar a portar símbolos, a querer bens materiais que, atrelados aos bens de consumo burgueses, o manteriam numa mesma posição servil".
Nesse contexto, a frase refere-se ao conceito:
	
	
	
	Materialismo Dialético.
	
	
	Materialismo Histórico.
	
	
	Indústria Cultural.
	
	
	Mais-valia.
	
	
	Meios de Comunicação.
	
Explicação:
Os meios de comunicação estão presentes, inclusive em nosso lazer, e acabam por constituir-se como um meio de opressão e controle social. Um dessas problemáticas é a crítica à "indústria cultural", termo cunhado por Adorno que evidencia tanto uma crítica à cultura quanto à sociedade, do mesmo modo como Marx demonstrou a relação entre a produção material e a reprodução espiritual da sociedade.

Mais conteúdos dessa disciplina