Buscar

Exercicio 69

Prévia do material em texto

Aluno: ERALDO MARQUES MESQUITA
	Matr.: 201909013951
	Disc.: FILOSOFIA DA CIÊNCIA 
	2021.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Mounier foi um crítico de uma série de vertentes teóricas. Podemos afirmar que entre as alternativas abaixo há uma das alternativas está equivocada em relação às críticas que Mounier faz ao longo se sua atividade filosófica:
	
	
	
	Crítica ao Totalistarimo
	
	
	Crítica ao Ilumimismo
	
	
	Crítica ao Neotomismo
	
	
	Crítica ao Marxismo
	
	
	Crítica ao Existencialismo
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O Personalismo é uma corrente filosófica que se contrapõe a um princípio básico do capitalismo, que é:
	
	
	
	liberdade
	
	
	Fraternidade
	
	
	unidade
	
	
	individualismo
	
	
	comunhão
	
Explicação:
O individualismo é um sistema de costumes, de sentimentos, de ideias e de instituições que organiza o indivíduo partindo de atitudes de isolamento e de defesa. Essa concepção surge com a ideologia e a estrutura dominante da sociedade burguesa ocidental entre o século XVIII e o século XIX.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Há segundo a crítica de Mounier "um sistema de costumes, de sentimentos, de ideias e de instituições que organiza o indivíduo partindo de atitudes de isolamento e de defesa", ele está mencionando o:
	
	
	
	Individualismo
	
	
	Personalismo
	
	
	Empirismo
	
	
	Tomimso
	
	
	Neotomismo
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Sobre o PERSONALISMO, podemos afirmar:
I - Inspirada na Escola de Frankfourt, que emerge como metodologia dialógica.
II - Que se apropria da visão de pessoa e comunidade de E. Mounier.
III - Que se dirige ao vivido humano, aos sujeitos em suas vivências, colocando para o Serviço Social a tarefa de auxiliar na abertura desse sujeito existente, singular, em relação aos outros, ao mundo de pessoas.
Das afirmativas acima:
 
	
	
	
	Somente I e II são falsas.
	
	
	Somente II e III são falsas.
	
	
	Somente III é falsa.
	
	
	Somente I é falsa.
	
	
	Somente II é falsa.
	
Explicação:
Para compreender as vertentes de análise que emergiram, a partir de Concepções de pessoa, diálogo e transformação social (dos sujeitos) como uma forma de volta ao conservadorismo presente no pensamento inicial da profissão de assistentes sociais, podemos pensar em Mounier para qual "o individualismo é um sistema de costumes, de sentimentos, de ideias e de instituições que organiza o indivíduo partindo de atitudes de isolamento e de defesa. Foi a ideologia e a estrutura dominante da sociedade burguesa ocidental entre o século XVIII e o século XIX. Homem abstrato sem vínculos nem comunidades naturais, deus supremo, no centro de uma liberdade sem direção nem medida, sempre pronto a olhar os outros com desconfiança, cálculo ou reivindicações; instituições reduzidas a assegurar a instalação de todos estes egoísmos, ou seu melhor rendimento pelas associações voltadas para o lucro; eis a forma de civilização que vemos agonizar, sem dúvida uma das mais pobres que a história jamais conheceu. É a própria antítese do personalismo e o seu mais direto adversário.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Se o marxismo respondia à crise com a necessidade de mudar as estruturas capitalistas, com a abolição da propriedade privada e com a instituição do Comunismo  a crise era de raiz econômica, portanto, o espiritualismo respondia à crise com a necessidade de transformar o humano, como forma de transformar a sociedade ¿ a crise era, para os espiritualistas, uma crise de valores.
 Neste contexto, levanta-se a voz de Emmanuel Mounier. Sobre ele é CORRETO AFIRMAR que:
I. Foi filósofo católico do século XX, fundador da revista Esprit, que comungava com a ideia cristã da unidade da humanidade no espaço e no tempo. Acreditava que o gênero humano tem sua história pessoal atrelada a uma história e a destinos coletivos.
II. Tinha como referência o pensamento dos Padres da Igreja, apoiado na Bíblia, segundo o qual não há nem escravo nem senhor, nem cidadão nem bárbaro, nem branco nem índio, pois todos são criados à imagem e semelhança de Deus e todos são chamados à salvação em Jesus Cristo. O maior ato de personalização revela-se na encarnação do Verbo (Logos).
III. Compreendia que...a pessoa é domínio, escolha, formação, conquista de si, doação. É uma unidade dada, não construída, mais vasta, mais interior que as construções que eu tento. Ela é uma presença em mim, permanência aberta.
	
	
	
	Estão corretas somente I e II
	
	
	Estão corretas somente I e III
	
	
	Estão corretas somente II e III
	
	
	Todas estão corretas
	
	
	Está correta somente II
	
Explicação:
Mounier foi um filósofo francês, criador do personalismo cristão, que colocava a pessoa acima de tudo. Sua filosofia escapou das sistematizações justamente porque estava enraizada nas pessoas, para ele, sempre livres e imprevisíveis. Foi uma voz ativa contra o fascismo e o nazismo. Foi crítico também ao capitalismo e ao comunismo sempre baseando as suas críticas na capacidade dos sistemas de gerarem mais liberdade e realização pessoal. Em 1932, fundou a revista Esprit, que se afirmou como um ponto de convergência moral e espiritual.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		"A pessoa é um ser comunitário, a sua realização se dá no ambiente comunitário." Tal sentença é proferida por
	
	
	
	Husserl
	
	
	Althusser
	
	
	Comte
	
	
	Mounier
	
	
	Marx
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Para Mounier, existem algumas atitudes fundamentais que o ser humano deve desenvolver para um maior harmonia entre a comunidade.
Sobre essas atitudes, assinala a opção abaixo QUE NÃO APRESENTA SOMENTE AS IDEIAS DE MOUNIER:
	
	
	
	Despojamento e Fidelidade.
	
	
	Fidelidade e capacidade de tomar sobre si o outro.
	
	
	Disponibilidade e Fidelidade.
	
	
	Despojamento e Disponibilidade.
	
	
	Auteridade e Autoridade.
	
Explicação:
As atitudes que o ser deveria desenvolver são: despojamento, disponibilidade, fidelidade compreensiva, e capacidade de 
tomar sobre si o outro, suas dores, desgostos, alegrias.
 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		"Foi a ideologia e a estrutura dominante da sociedade burguesa ocidental entre o século XVIII e o século XIX. Homem abstrato sem vínculos nem comunidades naturais, deus supremo, no centro de uma liberdade sem direção nem medida, sempre pronto a olhar os outros com desconfiança, cálculo ou reivindicações; instituições reduzidas a assegurar a instalação de todos estes egoísmos,ou seu melhor rendimento pelas associações voltadas para o lucro; eis a forma de civilização que vemos agonizar, sem dúvida uma das mais pobres que a história jamais conheceu. É a própria antítese do personalismo e o seu mais direto adversário." Mounier está criticando qual movimento histórico?
	
	
	
	O Renascimento
	
	
	A Democracia
	
	
	As Encíclicas
	
	
	O Neotomismo
	
	
	O Tomismo

Continue navegando