Buscar

A violência no contexto escolar tem sido tema de muitos estudos nos últimos anos e suscitado a atenção não só de cientistas sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A violência no contexto escolar tem sido tema de muitos estudos nos últimos anos e suscitado a atenção não só de cientistas sociais, mas também das famílias e de todos que fazem parte deste contexto. As agressões cada vez mais aprimoradas e constantes têm atingido muitas crianças e adolescentes.
Para ilustrar esta situação vou apresentar para vocês um caso de um aluno de uma escola do interior do país. Um menino de 11 anos de idade que na saída da escola foi surpreendido e agredido brutalmente por um grupo de meninos maiores, sendo que o motivo de tal violência foi o fato de estar acima do peso. As imagens do ato de violência foram registradas por outros alunos e divulgadas nas redes sociais. A família registrou boletim de ocorrência.
O menino necessitou de atendimento médico, ficando internado por quatro dias. Seu quadro clínico exigiu cuidados especiais pois além dos ferimentos ele começou a apresentar convulsões e desmaios, que podem ser decorrentes dos traumas na cabeça. Após a alta do hospital o menino apresenta marcas físicas e psicológicas da agressão.
Segundo o relato da mãe, o menino é bastante tímido, tem poucos amigos e toma medicação para alergia, o que justifica o sobrepeso, mesmo cuidando da alimentação. O menino relatou que vem sofrendo ameaças a muito tempo. As agressões vão de apelidos pejorativos, humilhações públicas, ofensas, discriminações até furto de material escolar. Um dos ataques acontecidos fora do ambiente escolar foi quando o filmaram no banheiro da escola e o vídeo viralizou nos grupos de WhatsApp.
Já algum tempo o menino tem resistido em ir à escola, muitas vezes apresentando alguns sintomas como vômito e dor abdominal. Sempre foi muito dedicado aos estudos, mas no momento recusa-se a voltar ao ambiente escolar.
A direção da escola entrou em contato com as famílias dos alunos envolvidos na agressão, convocando para uma reunião, mas apenas a mãe de um deles compareceu e relatou que não sabe mais o que fazer porque o filho está muito diferente em casa, não segue as normas da casa, briga constantemente com o irmão e desafia o tempo todo. A direção comprometeu-se, juntamente com a mãe buscar a rede de apoio para ajudar nesta situação. Aqueles alunos cujos responsáveis não compareceram a diretora encaminhou para o Conselho Tutelar.
Elaborado pela professora, 2021.
A partir do estudo de caso apresentado elabore um texto (20 a 30 linhas) considerando as questões a seguir:
1. Analisando o relato, podemos pressupor que as agressões recebidas por este menino se caracterizam como Bullying? Por quê?
2. Identifique no texto quais os tipos de ataque a vítima recebeu e apresente 1 (um) exemplo.
3. Quais as características apresentadas no texto que configura os agressores (bullies), tanto no ambiente escolar quanto doméstico?
4. Podemos identificar espectadores ou testemunhas neste caso? Justifique.
5. Apresente uma medida de intervenção que a escola pode realizar para evitar situações graves como esta.

Continue navegando